Como lidar com os gastos financeiros

Olá, NuCommunity! :wave:
Vamos falar sobre gastos?


Assim como você, eu também sou apaixonado por séries e se tem uma forma divertida de se falar sobre educação financeira é com conteúdos que fazem parte do nosso cotidiano, e nada melhor que a tenebrosa Wandinha possa ajudar! Segura a mãozinha que vamos embarcar no conhecimento.

Quem nunca fez aquela comprinha que no fundo não precisava, pois é – é uma autocrítica :smiling_face_with_tear:. Ainda mais no final do ano que tem o Natal e a virada do ano, o nosso cartão parece que cria vida própria do tanto de gasto que temos e nem percebemos, só quando vem a notificação: Sua fatura está fechada!

Por isso a Wandinha veio dar uma mãozinha com algumas dicas:


Você realmente conhece os monstros que te cercam?

Descontrole. Impulsividade. Exagero.
Classificar seus gastos e determinar teto para cada categoria vai ajudar a combater estes monstros.

O que você vai usar na sua batalha?

Organizar pra projetar o orçamento. Atenção para anotar os gastos. Foco para estabelecer metas. Inteligência para usar as funções no app que vão te ajudar!

Conte com uma “mãozinha!”

Trocar experiência sobre dinheiro com amigos e usar o Assistente de Pagamento para organizar suas finanças são ótimas formas de começar.

Qual é o seu super poder?

Talvez seja controlar gastos desnecessários ou criar uma reserva de emergência. As caixinhas estão ai pra isso!


Ter organização é tudo!

Achei importante trazer pra comunidade o conteúdo que o Nubank publicou no Instagram, assim ajuda a alcançar mais pessoas que podem ter assistido a série, é sempre bom juntar o entretenimento e conhecimento, assim sempre remetemos a lembrança ao conteúdo que tiver consumido.

Espero que vocês tenham um ótimo ano novo e mesmo que alguns possam ter extrapolado na fatura esse mês (relaxe, não julgo). Ainda tem tempo de correr atrás e ter uma boa educação financeira, não é um conteúdo cansativo se você usar coisas do seu cotidiano, como o Nubank faz.

Boas festas e feliz 2023! :beers:


Este material foi uma adaptação de uma publicação do Nubank.

36 curtidas

Excelente conteúdo, meu caro @ranielreis! :purple_heart:

Obrigado por compartilhar conosco. :hugs:

Desde já, te desejo também um Feliz 2023, repleto de muitas alegrias, realizações e sucesso em sua vida. :pray:t3::tada::four_leaf_clover::facepunch:t3:

15 curtidas

Obrigado meu amigo, que venha muito aprendizado e saúde :smiling_face:

11 curtidas

Cheguei hj e estou procurando participar positivamente aqui na comunidade, talvez algum personagem corra de mim :stuck_out_tongue_winking_eye:, mas serei um guardião incansável, contem comigo Jedis!

A propósito @ranielreis, ótimo tópico. Amo um conteúdo estruturado, de fácil e gostosa leitura, parabéns Jedi.

Estou ansioso para um encontro aqui, me chamo José Aparício, li todas as regras, não sobrará penas!!!

5 curtidas

Seja bem vindo @ZecaUrubu fiquei curioso do motivo do nome rs

e @ranielreis otimo post, obrigado por adaptar e trazer esse conteudo pra ca

9 curtidas

Era meu apelido na escola, daí eu ficava bravo, o resto vc já sabe. Grudou e não sai mais. Mas se quiser me chamar de José ok tb rsrs

7 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: Apelido quando pega ja era. Mas devia ter feito teu cadastro com teu nome verdadeiro, é esquisito a gente ficar chamando as pessoas de @ZecaUrubu, @Pica-Pau :rofl::rofl::rofl:.

7 curtidas

Valeu @ranielreis, gostei da ideia do tópico.

7 curtidas

Até pensei mesmo, mas numa comunidade é mais fácil de ser lembrado. Imagine quantos Josés tem aqui. Num brinca que tem @Pica-Pau aqui, rsrsrsrs Povo não é criativo

6 curtidas

@Kleber_Vieira1 , acho isso um pouco de preconceito da sua parte só porque o meu nome é @Pica-Pau , mas eu não ligo pra isso.

1 curtida

Acho maravilhoso quando já essa junção de aprendizado com conteúdo de entretenimento @ranielreis isso faz com o assunto muitas vezes massante se torne mais leve. :white_heart:

17 curtidas

Nossa eu fico me controlando, educação financeira é algo que poderíamos ter desde os inícios nas Escolas. É sempre o jogo da emoção contra a razão, quanto mais eu me exercito em ser disciplinado menos os “monstros” vencem.

Virar a chavinha é sempre difícil, mas não impossível!

13 curtidas

Bora comecar 2023 com dinheiro no bolso, só ficar de olho nesses monstros que @ranielreis citou.

15 curtidas

Isso aí, disciplina e atenção ao momento presente!

10 curtidas

Ótimo tópico @ranielreis, realmente lidar com esses monstros não é nada fácil, mas com foco e força de conta conseguimos vencê-los. Concordo extremamente com o @ClaudioSilvaDigital, a educação financeira deveria ser ensinada nas escolas

16 curtidas

Eu não ligo pra preconceito @ZecaUrubu , até deixei claro no meu comentário anterior. Mas que houve um certo preconceito houve. Tenho esse nome porque a minha mãe era muito fã do @Pica-Pau , então quando eu nasci ela me deu esse nome de @Pica-Pau , e hoje eu tenho muito orgulho de ser chamado de @Pica-Pau .

3 curtidas

É incrivelmente negligenciado e com certeza tudo é feito de forma proposital.

Mas existe inúmeras instituições que disponibilizam cursos ou temas sobre organizar as finanças.

Eu gosto muito do Blog NuEnsina, fazer um Raio X da vida financeira já é um bom começo.

12 curtidas

Belo tópico @ranielreis,

E a série é maravilhosa! Grande ideia do Nu fazer uma publicação de ensino com um pouco de diversão.

12 curtidas

Sério, Gui!? Eu só ouvi falar… mas ainda não assisti. :slightly_smiling_face:

9 curtidas

Bem pontuado, @ClaudioSilvaDigital! Não só poderia, como deveria ser ensinado nas escolas.

Para você ter uma noção… até meados de 2017, eu não conhecia nada sobre investimentos e achava que a única forma de guardar o dinheiro para render, era na “Poupança:tired_face:

Mas ainda bem que hoje em dia essa realidade está mudando. Temos muito mais acesso à informação e muito conteúdo bom que encontramos de forma gratuita.

O NuEnsina é um ótimo exemplo para quem está começando a se aventurar por esse universo e vale a pena conferir! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::hugs::purple_heart::moneybag:

11 curtidas