Como não tomar golpes

Fala, mestres da segurança e praticidade!

Hoje vim trazer uma pauta importante para todos nós: segurança!

Quem lembra que nem duas décadas atrás a gente colocava umas coisas chamadas cédulas dentro da carteira e saia andando por aí? Daí era um dia de azar e adeus dinheiro, algum mal amado tomou de ti.

Com o advento da internet as coisas mudaram para melhor e, acreditem, estamos muito mais seguros hoje. Mas sempre dá pra melhorar.

Pensando nisso vim trazer dicas pra te dizer que você não precisa viver em estado de pânico (tá tudo bem, juro, respira), mas precisamos sempre ter cuidado!

Os filmes e as obras lúdicas em geral criaram essa imagem de um hacker que entra na conta bancária ou nas instituições do Governo e consegue, só com um computador e um conhecimento de tecnologia absoluto, sacar milhões direto pra conta dele e ainda sai sem deixar pistas de nada.

Eis o segredo: os filmes são de mentira!

hackerman

A gente consegue fazer uma analogia da sua conta do Nubank com a sua carteira física, ou seja, o dinheiro é seu e está totalmente no seu controle… os golpistas sabem disso. Então em vez de atacar as instituições eles atacam o ser humano. Isso é chamado de engenharia social.

Algumas das tentativas que podem ocorrer:

  1. Temos essa visão de “WhatsApp clonado”, mas o que geralmente é feito é bem básico, apenas trocar a foto de perfil e o nome. Daí, entram em contato com uma pessoa de sua confiança que já conheçam, como família e amigos próximos, e pedem uma transferência bancária. Daí tem todo o truque da lábia, né?

Falam que estão sem celular no momento e o número é novo, que já vão devolver, enfim! Tem sempre um caráter de urgência, uma emergência… Daí a vítima vai e confia porque já confiava na pessoa.

Recomendo avisar seus parentes e amigos mais próximos a nunca transferir um valor apenas porque recebeu uma mensagem pedindo.

  1. Galerinha, vamos lembrar que o cartão é seu e só seu. Nada de emprestar cartão pra amigo, que já ele devolve, porque no fim das contas é o seu CPF no jogo, né? É difícil saber o que vai acontecer com a gente, imagina com os demais?

Então, por exemplo, se vai fazer uma compra de um jogo pro seu querido filhote que tirou 10 em Filosofia, prefira ir lá você mesmo e cadastrar o cartão, comprar e descadastrar do site/app. Não vai nessa de confiar que vão saber administrar seu R$, ok?

  1. Tu já pensou que seu celular tem uma vida inteira? Todos os seus contatos, suas contas bancárias, suas redes sociais então, per favore, bora colocar senha para bloqueio! Quanto mais difícil melhor, especialmente as biométricas para só você desbloquear.

Não é à toa que fazemos até reconhecimento facial no Nubank, só uma das várias camadas de segurança que projetamos e atualizamos constantemente, mas contamos com vocês também.

Caramba, vi uma promoção aqui num site que a TV de R$ 3.700 está saindo por R$ 900.00, eu só preciso dar R$ 450.00 de entrada!

Algo te soa estranho? Pois deveria. Lembra que lojas não fazem milagres, tem impostos, funcionários, o custo do produto e uma margem de lucro que raríssimas vezes é alta então sai dessa que é cilada! É uma entrada pra nunca mais.

Se a oferta é boa acessa o site oficial da loja, vê nas redes sociais, pra dar aquela conferida. Se recebeu por e-mail o cuidado tem que ser reforçado. Você optou por receber e-mails? O endereço do remetente está certo?

  1. Existe um motivo pelo qual existem senhas, biometrias, códigos de confirmação por SMS, etc, e esse é: eles são a chave da sua casa! Você daria a chave de casa só porque alguém te pediu?

Então em circunstância alguma passe quaisquer códigos de confirmação para alguém que te pediu. Não existe central de atendimento no mundo que vai te pedir elas.

  1. Nenhum empréstimo legal vai te pedir depósito de entrada. Ponto.

  2. Saia do automático! Lembre, você está lidando com dinheiro então nada de dar próximo, próximo e confirmar com senha. Leia, preste atenção no que está digitando, para quem está enviando. Se estiver na dúvida, ligue pra pessoa, fale pessoalmente, e só então confirme.

Gostaram? A linguagem aqui é meio crua mesmo porque a gente é gente da gente. Hahaha

Para mais dicas dá uma conferida no nosso blog: Segurança Digital - Fala, Nubank

112 curtidas

@OttoS

Chega em ótima hora esse tópico. :fist_right::fist_left:

Quanto mais diretas, claras e cruas forem passadas essas informações, melhor serão entendidas!

:metal::metal::metal::metal:

33 curtidas

Nesse item aqui, tentaram me dar um golpe esses dias fingindo ser um amigo meu (Clonou o zap dele por um vacilo dele), me enviou uma msg me pedindo para fazer um pix de 900,00. Como eu ja tinha lido para tomar todas essas precauções que voce ja citou ai @OttoS, so faço transferencia ou quando me envia um audio ou quando me liga. Pedir para esse amigo me ligar, adivinha, o golpista me ligou e fingiu que o sinal tava ruim e desligou, mas por ai ja percebi que nao era a voz de meu amigo. Pedi ele para me enviar um audio entao, ele me enviou e a voz nao tinha nada a ver. Foi ai que falei para ele tomar vergonha e deixar de aplicar golpes nos outros. o pestiado ainda me xingou todinho. kkkkkkkk.

Fica a dica, caem quem quer. :hugs: :hugs: :hugs: :hugs: :hugs:

31 curtidas

Tópico importantíssimo @OttoS :v:

É sempre importante ressaltar à atenção que devemos ter na hora de gerenciar nosso dinheiro em qualquer transação, seja online ou presencialmente! Mas especialmente transações online;

Um ponto que acaba levando muitas pessoas ao erro; é a questão do imediatismo, querer tudo pra ontem; sem ter o devido foco no que se está fazendo naquele momento. Isso acaba nos induzindo a erros e consequentemente podemos acabar caindo em golpes

Por exemplo: recebi mais de três SMS’s na semanda passada, todos eles eram golpes pedindo que eu fizesse atualização cadastral de determinadas instituições financeiras, na mensagem havia links para que eu clicasse, atento na maioria dos golpes que ocorrem, já sabia que nenhuma instituição financeira faz atualização cadastral através de mensagem.

Ter total atenção e foco no que estamos fazendo, faz com que a gente evite esse tipo de dor de cabeça. Até porque, as distrações com o celular em mãos, são inúmeras!

O lema deve ser: Nunca passe informações bancárias através de meios que não sejam os oficiais da instituição ao qual você têm um serviço contratado

Desconfie de ligações que pedem seus dados e jamais passe NENHUMA informação, caso alguém ligue dizendo ser da instituição financeira; desligue o telefone e procure os contatos oficiais, para que você mesmo fale com a determinada instituição

Preste bastante atenção ao efetuar uma transação de pagamento/boleto

Leia sempre o serviço que está contratando/comprando/pagando

Não clique em links enviados através de e-mail, SMS, ou WhatsApp

Com a devida atenção, podemos evitar certos problemas. :wink:

32 curtidas

26 curtidas

Muito bom guerreiro , ótimo tópico

22 curtidas

Belo tópico @OttoS! :clap:

Realmente o ser humano sempre será o elo mais fraco na segurança de nossas informações.

Logo, cabe a nós estarmos sempre atentos, atualizados e com todas as medidas de segurança ativadas direitinho! :wink:

29 curtidas

Que tópico preciso @OttoS, dicas valiosas e que devemos levar ao pé da letra para garantirmos que não cairemos em um golpe, pois também depende de nós, termos essas preocupações e nos policiar para não cair em uma cilada.

Isso aconteceu com uma colega minha, ela viu um anúncio de uma loja nova e ficou impressionada pelo valor da tv, me falou pra eu dar uma olhada no site e de fato estava com um preço muito abaixo de mercado, achei muito estranho e fui pesquisar sobre a loja, e descobri que eles já haviam lesados várias pessoas. Sempre tenho esse cuidado ao comprar em sites que não conheço.

Outro fator muito importante é que tem muitos golpistas que conseguem reproduzir o site muito semelhante ao da loja verdadeira e colocam anúncio como patrocinado nas redes sociais, então nós devemos ter cuidado com isso também.

31 curtidas

Te contar que me chamaram se passando pelo meu cabeleireiro pedindo 900 reais emprestado, mas que já ia devolver?

E nunca é pra conta da pessoa, né. É emprestado pra conta de quem tu nunca viu na vida.

Avisei meu cabeleireiro e pro azar do golpista ele não sabia com quem estava falando. :joy:

27 curtidas

Ai moiou. :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

11 curtidas

Ótimo conteúdo @OttoS, já até encaminhei aos meus tiozão do WhatsApp para ficarem sempre em alerta, toda segurança começa por nós mesmos e você ressaltou os justos pontos falhos de muita gente que acaba caindo em fraudes.

Nota mil pra você :fist_right:t2::fist_left:t3::clap:t2:

21 curtidas

Tópico de vital importância nos tempos atuais. Ótimas dicas. :+1:

21 curtidas

Ótimo conteúdo @OttoS e bastante instrutivo!
Simplesmente Shofiball !
:sunglasses::+1:

21 curtidas

Quando li o título do tópico pensei que seria algo como o Mestre Miyagi ensinando uns golpes legais pra autodefesa, mas as dicas do mestre @OttoS são tão boas e importantes quanto.

UnhappyRewardingAnt-size_restricted

24 curtidas

Um tempo atrás até fiz um tópico sobre isso recebi um email se passando pelo nubank, mas as diferenças eram gritantes q mostrava logo q era golpe…
Sempre bom ter atenção triplicada em fazer qualquer coisa q envolva nosso suado dinheirinho :moneybag::moneybag:

Tentativa de phishing

24 curtidas

Eu recebi mês passado uma mensagem do açougue em que eu costumo comprar me pedindo dinheiro emprestado! :sweat_smile:

Mas como eu já estava esperto eu nem respondi e avisei para o dono do açougue por outro número. O coitado teve um trabalhão para avisar todos os clientes!

Aí quando voltei lá de novo dei a dica de habilitar a autenticação de duas etapas do WhatsApp. Assim eles não correm mais esse risco. :wink:

21 curtidas

Pior que se o açougue cobrasse R$ 900.00 eu ia achar que é o preço normal da peça. :disappointed_relieved:

19 curtidas

Não é muito difícil mesmo a conta chegar nesse valor! :money_with_wings:

15 curtidas

Excelentes dicas @OttoS que essa informação seja propagada por onde seja possível, dicas diretas, simples que podem salvar varias pessoas de terem dor de cabeça com seu patrimônio.

18 curtidas

Dicas muito preciosas @OttoS, todo cuidado é pouco. Por aqui aparecerem muitos relatos, então esse tipo de informação e conteúdo, nunca é demais! :handshake:

21 curtidas