Como não tomar golpes

O Google dá uma ajuda nesse caso, é possível formatar o celular a distância através do “Encontre meu dispositivo”, mas a grande limitação é que é necessário o celular estar conectado à internet (Wi-Fi & Dados móveis) para funcionar.

Mas vale muito a pena seguir as dicas que o senhor deu, colocar uma senha bem forte de desbloqueio do celular (com letras, número e caracteres especiais - asteriscos, símbolos e etc). Geralmente as pessoas usam senhas fáceis de desbloqueio. Em vez de colocar senhas fortes e focar em usar a biometria.

7 Likes

A minha irmã todinha :joy::joy::joy:

E olha que o smartphone dela tem sensor de impressão digital e mesmo assim ela usa aquele bloqueio de ligar os pontinhos, “É mais prático”. diz ela…
:man_facepalming:t4:

Eu tive que entrar no celular dela e das outras irmãs e ativar a verificação de duas etapas nos emails pois não estava ativado. Aproveitei e ativei a proteção no app dela do Nubank também…

Sou meio que compulsivo por segurança. Tenho verificação de duas etapas ativas, Authenticator e recentemente adquiri o 1Password (indicado pelo nosso Leader @endydealmeida PS: Gratidão!) para salvar minhas senhas com segurança padrão NASA,pois não confio no Smart Lock do Google, porque já tive senha vazada por lá.

Falar de segurança no meio de uma pandemia na era do digital com golpes sendo aplicados diariamente é primordial!

8 Likes

A mais ou menos 1 semana recebi msg do App dizendo que eu tinha feito uma compra de 15 reais em um app da Apple apaguei meu cartão virtual e bloqueei o cartão físico, a nubank me mandou imail dizendo que vai devolver o dinheiro e está me mandando outro cartão, hj recebi msg que tentaram fazer uma compra agora no cartão físico mais que foi negado por que está bloqueado, já aconteceu com alguém? O que eu faço? Estou com medo depois que receber o novo cartão.

1 Like

Como você vai receber uma nova numeração, com novo código de segurança, isso deve solucionar o problema. Já aconteceu comigo antes, você já fez tudo que havia para der feito.

14 Likes

:crossed_fingers::crossed_fingers::crossed_fingers::crossed_fingers:

6 Likes

Quando isso entrar em vigor será ótimo, já passou da hora de isso acontecer.

Estar com o celular ligado e conectado à internet para funcionar esse recurso, chega a ser ingenuidade. Geralmente, quando um bandido rouba seu dispositivo, a primeira coisa que ele faz é desligar o sistema e a internet.

Quando você perde o dispositivo em algum lugar da casa, o recurso que faz ele tocar (mesmo no silencioso) é muito útil, já usei várias vezes.

2 Likes

Isso é verdade!!

3 Likes

Muito bom o tópico

5 Likes

Achei esse topico do @OttoS e resolvi postar aqui para servir de alerta. Um golpista fez isso com uma cliente minha esta semana.

Ja ouviram falar do Golpe do Novo Numero? Fiquem espertos para nao cairem!

10 Likes

Nossa, que artigo interessante @Kleber_Vieira1! :clap:t2: Eu já vi esse tipo de golpe acontecer aqui em minha cidade!

6 Likes

Estou recebendo essas mensagens
image

5 Likes

Bom dia @celsoandrade, tambem recebi! Estamos aguardando para ver se é verdade. Mas creio que seja veridico, voltaremos aqui para te dar uma resposta mais concreta.

5 Likes

@celsoandrade @Kleber_Vieira1 Já nos foi confirmado que é verídico sim! Se tiverem interesse, podem mandar bala :fist_right:t2::fist_left:t2:

10 Likes

Mas pedem para fazer video e enviar dados exatamente o que o nubank pede pra não fazer.

1 Like

Eles não nos pedem dado algum, apenas vídeos com relatos pessoais nossos sobre o Nubank. Eu também recebi a proposta e já enviei aqui. Os próprios funcionários do Nubank nos asseguraram que é verdadeiro, mas caso não se sinta confortável em participar e compartilhar esses relatos, é só informar que não tem interesse.

12 Likes

Pra mim pediram dados como nome, idade, onde mora etc… penso que para um contato oficial deveria ser algo diferente de um número desconhecido no whatsapp…

2 Likes

Bom creio que esses detalhes que eles pedem, é que caso feito analise de seu video e seja aprovado, ja tem esses dados para entrar em contato com voce. E provavelmente vao na sua casa fazer a filmagem.

Obs: Assim como @Vittoria_Cunha , eu ja enviei o meu tambem.

9 Likes

Bom recentemente fui lesado por um site intitulado fuoshop. Registrei reclamações em sites e redes sociais que encontrei deles, porém eles são da China, tenho pouca esperança de receber o produto ou dinheiro de volta, mas fiquei pensando. Será que seria possível as instituições, principalmente de cartões disponibilizar uma lista de site suspeitos onde ao fazer uma compra o sistema antes de confirmar a compra avisaria o comprado que o site que está tentando comprar está na lista de atitudes suspeitas???
Ou até mesmo o contrário um cadastro de empresa boas em que daríamos preferencia à eles.

2 Likes

Olá @Douglas_Resende, bem vindo de volta aí após 2 anos né?

Uma coisa que ajuda bastante, antes de efetuar a compra, é fazer uma busca sobre a reputação do site no Google e no Reclame Aqui, etc…

9 Likes

Solicite chargeback via app do Nubank. Contestações funcionam super bem, certamente você receberá de volta se pagou por cartão de crédito.

Insista na contestação mesmo se o Nubank orientar a não fazer. Na minha experiência, o Nubank não lida tão bem com contestações.

Isso não é possível.

4 Likes