Como o Nubank consegue oferecer um RDB de liquidez diária?

Como o Nubank consegue oferecer um RDB de liquidez diária?

Normalmente, os RDBs garantem liquidez somente no vencimento do título - mas, no Nubank, ele tem liquidez diária. Veja como.

Aqui no Nubank lançamos nossos produtos sempre pensando no que é melhor para os clientes.

Com o RDB, opção de aplicação financeira da NuConta, não foi diferente: ele oferece um rendimento de 100% do CDI, proteção do FGC(Fundo Garantidor de Créditos) de até R$ 250 mil por CPF e, diferentemente dos demais RDBs disponíveis no mercado, liquidez diária .

Ou seja: com o RDB da NuConta, o cliente consegue sacar o dinheiro quando quiser, sem perder os seus rendimentos.

Mas, calma: o que é um RDB?

O RDB é um título de renda fixa que funciona de maneira semelhante aos CDBs: você empresta seu dinheiro para a instituição financeira que emite o título – no caso, o Nubank – e o recebe de volta com juros, que, no caso, são os rendimentos do RDB.

Ele também é um investimento seguro, que conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas que tradicionalmente não oferece boa liquidez. Diferente dos CDB, o valor investido costuma ser resgatado no vencimento do RDB.

Isso significa que não é possível usar o dinheiro investido até o momento de vencimento. Apesar de ser uma prática comum do mercado, não é necessariamente uma regra: o emissor do RDB pode oferecer liquidez e resgate antes do vencimento.

Como o Nubank consegue oferecer um RDB de liquidez diária?

Sabemos que acesso fácil ao dinheiro depositado na NuConta é uma característica importante para nossos clientes. Por isso, na hora de lançar o nosso RDB, garantimos um modelo de caixa que permita essa vantagem aos nossos clientes.

Em outras palavras, mesmo essa não sendo a prática do mercado, o Nubank consegue garantir a liquidez diária do RDB.

Como funciona o RDB do Nubank?

Na NuConta, os clientes podem escolher entre depositar direto na NuConta e receber, automaticamente, o mesmo rendimento de Títulos Públicos ou em RDB. No app Nubank, você pode optar por aplicar seus futuros depósitos na NuConta em RDB. Basta, no nosso aplicativo, acessar a opção “Configurar NuConta” e depois “Opções de depósito”.

Na prática, pouca coisa muda. mas nós sabemos que, para muitos clientes, a proteção do FGC é um reforço de que seu dinheiro está seguro com a gente. Para eles, passar a oferecer proteção do FGC é uma vantagem.

Mas vale reforçar que manter o dinheiro direto na NuConta também é considerada uma opção muito segura, dado que o dinheiro é aplicado em títulos públicos em nome do cliente, separados do patrimônio do Nubank, ou seja, não podemos movimentá-los.

Na prática, portanto, depositar o dinheiro em RDB continua garantindo as principais vantagens de sempre da NuConta:

Fonte: Blog: Fala Nubank!

6 curtidas

Parabéns pela postagem

Excelente explicação, @Luiz_S. Muito obrigado. :grin::purple_heart:

Obrigado pelo esclarecimento! :purple_heart: :metal:

Boa Noite @Luiz_S!

Eu sou nova na Nubank. Gostaria de tirar a seguinte dúvida:

*O dinheiro que coloco em RDB fica disponível para eu usar em uma compra do débito automático?

Obrigada :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Oi, @Bruna_Favari, Sim o dinheiro fica disponível em sua conta para usar como quiser, desde que esse dinheiro não esteja na função guarda dinheiro, segue um tópico lá no blog do Nu para vc entender mais sobre RDB:

1 curtida

Muito obrigada @Luiz_S irei ver sim! :slight_smile: