Como o reconhecimento facial do Nu funciona?

Oioi gente, bom dia para todos(as).

Hoje eu ativei o Modo Rua do Nubank e fiz pela primeira vez o reconhecimento facial usando meu óculos de grau. Incrivelmente meu rosto passou na verificação.

Fiquei um pouco receoso então pedi pra minha mãe e meu irmão fazerem a verificação com minha conta (ambos são parecidos comigo), e o aplicativo não permitiu a transação para ambos.

Sei que nessa comunidade existem vários gurus da tecnologia, então queria saber se vocês poderiam me explicar como funciona a verificação de rosto do Nu e o que ele avalia no rosto do usuário.

Um ótimo domingo :blush:.

7 curtidas

Bom domingo, Lucas. :wink:

Lendo o seu relato, me motivou a também dar uma entendida melhor sobre o sistema e acabei achando um artigo no Blog do Nubank que explica com um pouco mais de detalhe como é feito o Reconhecimento Facial do Nubank e cita também a respeito do Modo Rua (e entre outras funções).

14 curtidas

Dei uma lida no artigo, Raniel. Achei que foi um pouco superficial, será que existe alguma resenha um pouco mais específica? Detalhando sobre os processos, a análise de dados, as correspondências e afins.

Talvez esse seja um possível tema para minha conclusão de curso na minha graduação rsrs.

3 curtidas

Vou seguir pesquisando e se achar retorno, mas deixo o espaço aberto para meus colegas que quiserem contribuir e souberem como funciona em detalhe. No entanto, acredito que existem certas informações sobre o processo que não são reveladas por questão de segurança. Por isso, é possível que alguns detalhes não sejam conhecidos. Sua dúvida me despertou interesse e achei bacana você ter trazido esse ponto.

9 curtidas

Hahahaha, fico feliz com isso, que bacana.

Complementando minha primeira resposta: Se você possui cadastro em outra instituição financeira que usa reconhecimento facial, incrivelmente é o mesmo layout em todos. Suponho que o Nu “”“terceirize”“” toda a API e sistema. Talvez eu tenha que procurar informações dessa empresa para conseguir outras respostas.

4 curtidas

Me recordo que aparece uma logo quando passamos pelo sistema de reconhecimento facial. Fiz alguns testes desativando e ativando o Modo Rua, e o nome da empresa é FaceTec, olhei no Google e é uma empresa de identificação facial. Por isso que o layout pode ser semelhante com o de outras empresas.

19 curtidas

@luwucaz , eu também gostaria de fazer esse mesmo teste que vc fez, mas fico com medo do sistema do nubank bloquear a minha conta por entender que seja outra pessoa querendo fazer procedimentos ilícitos. Mas foi bom vc postar aqui na comunidade a sua existência com reconhecimento facial, isso só mostra que é um sistema seguro.

4 curtidas

Simmm! Esse assunto me despertou uma curiosidade e realmente achei bem seguro, tentei fazer a verificação com óculos escuro e o sistema emitiu “Retire seus óculos escuro”. Dando uma pesquisa no histórico da FaceTec, tem uma ótima reputação e também nunca tive dor de cabeça com o sistema. Gostei do tópico!

9 curtidas