Há alguns dias, estou tentando entender como é feito o cálculo do rendimento diário de 200% do CDI sobre o cashback UV. Queria saber como é feito o cálculo, e se este rendimento diário é sobre o total do cashback (acumulado), ou se é calculado em partes considerando o que entra de cashback de casa vez.
Percebi que, todos os dias úteis, tenho rendimento de cerca de R$ 0,05.
Basicamente vc pega a taxa CDI, q hj está 10,40% a.a. Multiplica por 2, depois vc divide pelo número de dias úteis no ano aprox 253, o resultado vc multiplica por todo seu cashback.
Obs esse não é o cálculo real, mas o resultado fica bem próximo.
Aplique o resultado anterior sobre o cashback acumulado até o dia útil anterior (ou seja, cashback acumulado no sábado e no domingo só vai aparecer no crescimento da terça-feira)
Como explicado no post que eu referenciei anteriormente, isto a meu ver é um erro de cálculo do Nubank, que acaba entregando mais crescimento de cashback do que o prometido.
O certo seria dobrar o CDI anual antes de converter para a base diária. Mas deixa assim que é melhor pra nós
Eu comecei no UV no dia 28 de fevereiro, já tinha pontos REWARDS que foram convertidos em cashback, então o rendimento do dia 29/02/2024 foi de 0,66.
e o rendimento hoje, pouco mais de três meses foi de R$ 0,92.
Estou ansioso para chegar a R$ 1,00 por dia.
Teve ação promocional pra quem mandar a cópia do IRPF, mas limitado a 90 dias e 10 mil. Eu aderi, já está rendendo, mas se fosse pra trocar o rendimento do UV teria que ser melhor.
Pra trocar o bônus do UV teria que ser sem limitação de tempo e com limite máximo de aplicação de 150 mil, pelo menos, para valer a pena, na minha opinião.
Em algum lugar do site do bacen tem também, mas precisa de muita paciência pra encontrar.
Com esses números em mãos, para cada dia,
você multiplica por 2 para obter 200%
então soma 1 para ter o fator.
Cada um desses números você multiplica pelo valor do cashback a partir do dia que recebeu ele.
O valor final é o montante atualizado.
Para ter somente o rendimento, você subtrai o cashback original.
Provavelmente será necessária uma planilha porque é conta até não acabar mais.
Para múltiplos cashbacks há dois caminhos.
O primeiro é fazer a conta para cada cashback e depois somar tudo.
O segundo é somar o novo cashback ao valor acumulado dos cashbacks antigos e então seguir com a multiplicação.
Os dois caminhos levam ao mesmo resultado. O primeiro é mais trabalhoso, porém o segundo é mais difícil entender.
Para valores pequenos e prazos curtos, a aproximação proposta pelo @Everton-jack é muito boa e infinitamente mais fácil de calcular
É muito simples.
Vc pega a taxa diária do CDI e calcula sobre o saldo do dia anterior.
Ex. Se vc tinha em 13/06/2024 um valor de R$ 1.000,00.
Então vc pega a taxa do dia 14/06/24 e calcula o valor do rendimento. Como é 200% vc multiplica o resultado por 2.
Uma observação importante:
Todos os dias úteis o NUBANK acrescenta ao seu saldo o valor do rendimento, é só olhar o extrato do cashback que consta o valor diário.