Como se preparar para uma corrida?

Olá, NuCommunity! Se você está se preparando para participar de uma corrida de rua, sabe que a organização é essencial para garantir uma experiência incrível. Hoje, vou compartilhar algumas dicas importantes para te ajudar a prever os principais gastos e cuidar de cada detalhe, desde a inscrição até a linha de chegada. Afinal, correr bem vai além do treinamento – envolve também planejamento e atenção aos cuidados essenciais. Vamos nessa?

Em quatro passos vou te ajudar a se organizar para uma corrida!

1º passo: escolher a corrida que deseja participar! Vivemos uma ascensão desse esporte maravilhoso e em quase todos os lugares tem uma corridinha rolando em algum domingão. Por isso, escolher qual deseja participar é essencial. Depois disso, escolher a quilometragem: as corridas de rua costumam ter as seguintes opções: 3km, 5km, 10km e 15km. Vale dizer também que cada tipo de corrida costuma ter um valor de inscrição diferente, que podem começar com R$59,90 no lote promocional, por exemplo. E aí, em qual categoria você se arriscaria?

  • 3 km
  • 5 km
  • 10 km
  • 15 km
0 votante

Este site aqui lista as principais corridas que estão acontecendo pelo Brasil. Que tal dá uma olhadinha se vai acontecer alguma próximo a você?

2º passo: criar uma rotina de treinos! Depois de se inscrever na corrida e escolher a categoria em que vai competir, é importante criar uma rotina de treino que faça sentido para você. É essencial que você tenha um plano de treinamento estruturado, incluindo corridas regulares, fortalecimento muscular e, eventualmente, treinos específicos para simular as condições da corrida (como correr em horários ou terrenos similares a competição). Particularmente, gosto dos planos de treino do app da Adidas Running! Lá você encontra treinos prontos e gratuitos como:

• Da caminhada à corrida;
• Meus primeiros 3 km;
• Meus primeiros 6 km;
• 10 km nível avançado.

Já participei de um treino com eles e foi incrível, recomendo!

3º passo: retirar o kit da corrida! Uma vez inscrito e treinado, é hora de retirar o kit de sua corrida. É um momento recheado de entusiasmo, ansiedade e energia boa. Geralmente no kit vem camiseta e número de peito e a depender do valor pago, pode vim uma garrafinha, carb gel, isotônico ou algum brinde (sempre relacionado com a temática da corrida). Os organizadores dos eventos costumam disponibilizar a retirada do kit entre 2 e 3 dias antes da corrida. Ah, vale lembrar: normalmente não se entrega kit no dia do evento, então, nada pra última hora.

4º passo: preocupar-se com o pré-prova! É essencial se preparar bem para o dia da competição! Então, segue abaixo o que fazer e o que não fazer!

  • O que fazer? Nos dias que antecedem a corrida, priorize o descanso. Dormir bem na noite anterior é crucial para garantir energia e foco no dia da prova. Evite atividades extenuantes e mantenha a mente tranquila. Busque ingerir muito líquido e uma alimentação saudável. :white_check_mark:

  • O que não fazer? Evitar alimentos muito gordurosos. Evite a ingestão de bebida alcoólica. Não coma alimentos crus ou alimentos laxativos um dia antes da competição. :negative_squared_cross_mark:

Por fim e não menos importante, algumas recomendações importantíssimas:

1. Hidratação Constante: Durante a corrida, é importante manter-se hidratado. Muitos eventos têm postos de hidratação ao longo do percurso, mas é bom estar preparado com uma garrafinha de água ou isotônico, caso necessário.

2. Escute seu Corpo: Conheça seus limites e respeite-os. Se sentir desconforto ou dores durante a corrida, diminua o ritmo ou até mesmo pare, se necessário. O importante é chegar ao fim da prova saudável.

3. Aproveite a Experiência: Lembre-se de aproveitar o momento. Participar de uma corrida de rua é mais do que cruzar a linha de chegada; é sobre a jornada, o ambiente, e a sensação de superação. Curta cada quilômetro!

4. Organize o bolso: A corrida é um esporte bem democrático e de baixo custo. Mas se você planeja se inscrever em alguma maratona, ou se está pensando em investir em acessórios para melhorar sua performance, é importante se preparar com antecedência para não atropelar o bolso. Que tal criar uma Caixinha da Corrida para reservar esse investimento?

Quando o assunto é corrida, abrir a carteira ou economizar? Qual dica você tem pra compartilhar com a gente?

No mais, na noite anterior da corrida, é só deixar tudo que será utilizado na corrida separado e descansar (ou tentar)! Confesso que sempre fico um pouco ansioso antes da competição, mas é isso que nos move: esse friozinho na barriga! Hehe

Tópico em colaboração com @ranielreis.

28 curtidas

Acredito que planejamento é a palavra essencial! Acho interessante criar uma caixinha separado como: “Caixinha da Corrida” e destinar uma parte dos seus ganhos pra isso, assim aproveita o rendimento que já é alguma coisa e tem o certo todo mês como teto de gastos para inscrições, sem perder o controle das finanças.

Além do que pontuou perfeitamente no tópico, diria para sempre ir no médico para fazer exames regulares e ver como está a saúde, é um exercício que exige muito e, conhecer o seu próprio é mais que necessário. Digo por experiência própria que comecei esse ano e é algo que planejo o quanto antes em colocar em dia. Parabéns pelo tópico! É um tema que sempre é bom de trocar dicas. :clap:

17 curtidas

Eu adorei saber que existem planos gratuitos para começar a treinar. Até me animei! Confesso que ainda não tenho fôlego para correr mais do que cinco minutos, mas todo mundo precisa começar de algum lugar, não é mesmo? Com essas dicas, vai ser mais fácil :clap: :purple_heart:

21 curtidas

Adorei o post @Elves parabens.
bora incentivar mais gente a começar nessa atividade.

Se você for de SP conheço varios grupos pra te indicar,
tem o proprio da Adidas e em muitos treinos eles tem o “corre e anda” aonde normalmente é corre 3 minutos em um ritimo não tão forte, depois anda 2 minuto.

o importante é começar :slight_smile:

15 curtidas

Cuidar da saúde é muito importante e essencial, primeiramente a saúde física seguida da saúde espiritual e por fim da saúde financeira. Minha saúde física eu cuido por fazer caminhadas e pedaladas, a bicicleta é meu único meio de transporte, minha saúde espiritual eu cuido com muito carinho buscando e aplicando os conselhos e experiências biblicas, saúde espiritual anda junto com a saúde física, a saúde financeira eu cuido no Nubank que me auxilia com um bom suporte me orientando a ter a melhor decisão em onde investir meus trocados.

14 curtidas

Tamo junto também! Gosto de intercalar na caminhada entre correr e andar, ainda não tenho o fôlego para correr direto sem pausas, no máximo uns 5/6 minutos. Depois do check-up completo no médico, vou tentar melhorar respeitando o limite :clap:

15 curtidas

Eu entrei numa ressaca de corrida kkkkkkk
mas prometo voltar logo mais. Pior que quando volta tem q ir aos pouquinhos para ir se recuperando.

15 curtidas

Olha que bacana, nós temos um grupo da comunidade aonde salva as caminhadas no Strava e aí trocamos dicas na NuCommunity. Se quiser, depois baixa aí na Playstore ou a AppStore do celular e vem caminhar com a gente virtualmente.

@Elves e @gpaulinno são os mais engajados da sala, o chamo de pulmão de aço, um dia consigo chegar lá!! Depois caso queira criar uma conta passa pra adicionarmos. :tada:

12 curtidas

Adorei!:clap::clap:
Vontade de encaixar a corrida na rotina e até participar de maratonas! Mas o condicionamento físico não está preparado para competições. Preciso treinar muito!
Por enquanto, musculação e dança!:muscle::pray:

12 curtidas

E chega mesmo, já está no caminho certo, agora é só manter a constância e o principal que é a disciplina. Simbora meu brother, saúde em dia é tudo :clap: :clap:

10 curtidas

Ótimo, @Elves. Um post mais que necessário, incentivador a saúde. Tomara que tome um alcance grande e influencie muitos aqui na comunidade. Gosto demais do esporte, é o que me mantém firme e forte na minha jornada diária às vezes um tanto quanto conturbada mas sempre encaixando um treino aqui e outro alí. Gosto dessa coisa de incentivar pessoas a praticarem uma atividade física, saírem um pouco da zona de conforto.

10 curtidas

Ótimas dicas @Elves , muito bom mesmo.

8 curtidas

Olá temos ciclistas também, e tem grupo no Strava (abaixo) bora ativar aí galera. Só temos a ganhar.
image

10 curtidas

Tem o de Corrida também no Strava só que é do México.

image

8 curtidas

Coloca 21k e 42k que eu voto :relieved: kkk
Quanto maior o desafio a concorrência diminui :sunglasses:

Já fiz 2x 21k e tenho vontade de chegar no 42k, mas meu foco é bike(mtb/speed), só corro 5k no cross training.

9 curtidas

Tenho vontade de um dia praticar ciclismo também! Uma pena que as bicicletas apropriadas ultimamente tão bem caras. Mas, um dia compro, deve ser uma experiência incrível pedalar junto a natureza mundo a fora. :mountain_biking_man::purple_heart:

12 curtidas

@ranielreis .
Não tenho ideia de como funciona, mas achei interessante. Tenho uma meta de 8km em 45minutos por dia, fora as pedaladas.

9 curtidas

Parabéns pelo Tópico meu caro @Elves!
Exercícios Físicos são importantíssimos para uma boa saúde e a consequente melhora na qualidade de vida.

Se me permite, vou acrescentar, que antes de iniciar quaisquer programas de exercícios físicos, consulte um médico para não correr riscos evitáveis.

12 curtidas

Uma excelente rotina, viu! Gosto de fazer até 1 hora por dia quando não tô inspirado que ai vai até 1 hora e meia, amo sentir a natureza em volta, principalmente em chuva. :clap:

Concordo com gênero, número e grau! Um benefício que observei e logo de cara, as dores nas costas sumiram e, a resistência em ficar longos períodos em pé, antes dos exercícios era até 20 minutos no máximo e já começava a doer, hoje nem sinto.

11 curtidas