Olá Comunidade,
Dando continuidade ao tópico “Como se proteger de roubos no Android” vou comentar aqui sobre opções que uso para proteger ainda mais meu celular. Essas configurações vão ajudar a dificultar a vida do bandido após ele ter conseguido subtrair o aparelho de você, estando ele bloqueado no momento ou não.
- Proteção de Dispositivo Roubado para iPhone: A Proteção de Dispositivo Roubado adiciona uma camada de segurança quando o iPhone está longe de locais conhecidos, como casa ou trabalho, e ajuda a proteger suas contas e informações pessoais em caso de roubo. Essa opção ligada vai impedir que alguém que roubou seu dispositivo e sabe o código de acesso faça alterações críticas em sua conta ou dispositivo. Para ativar essa opção vá em Ajustes > Face ID e Código > Proteção de Dispositivo Roubado.
- Revise as permissões do que pode fazer com o celular bloqueado: Em Ajustes > Face ID e Código existe uma área para configurar o que você quer permitir que continue liberado mesmo quando o aparelho estiver bloqueado.
O ponto de atenção aqui é o item “Acessórios”, essa opção ligada pode permitir que o iPhone seja acessado via cabo por terceiros de forma indesejada.
- Bloqueie ou oculte um app (IOS 18):
Adicione outra camada de privacidade. Mantenha o ícone de um app pressionado e toque em Exigir Face ID. Você pode até optar por ocultar apps de terceiros.
- Spark mail: O Spark é um app de email que eu gosto muito de usar, não só pela usabilidade em agrupar várias contas e interface bonita mas, pelas opções de segurança. Com ele consigo adicionar uma senha extra só para abrir o email e ainda tem opção para personalizar o que mostrar na notificação. No meu caso eu coloco para que mostre apenas o nome do remetente. Assim, se o bandido estiver com meu celular desbloqueado ele não vai ter acesso a códigos de recuperação de senha para algum outro app.
-
PIN do chip (PIN do SIM): Se você ainda não usa eSim (já vai pensando em mudar na próxima troca de celular) é extremamente importante ativar o PIN do chip. O PIN é uma senha numérica para proteção do chip, toda vez que o celular for ligado esse PIN será solicitado para o chip funcionar. Assim, se o seu aparelho for roubado, o bandido não vai conseguir usar seu chip em outro aparelho pois vai pedir o PIN. Essa opção pode ser encontrada no IOS em Ajustes > Celular.
-
Ocultar notificação da tela de bloqueio: Quando pedimos recuperação de senha ou até mesmo proteção de 2 etapas, um código é enviado por SMS ou email. Se a notificação ficar disponível esse código ficará de livre acesso para quem estiver com seu aparelho.
Agora que já compartilhamos várias dicas valiosas, é hora de colocar em prática essas medidas e aumentar a segurança do seu celular. Lembre-se, quanto mais preparado você estiver, mais difícil será para qualquer criminoso ter sucesso. E você, tem alguma outra dica que usa no seu dia a dia? Compartilhe aqui nos comentários e vamos nos proteger juntos!