Como se proteger de roubos no IOS?

Olá Comunidade,

Dando continuidade ao tópico “Como se proteger de roubos no Android” vou comentar aqui sobre opções que uso para proteger ainda mais meu celular. Essas configurações vão ajudar a dificultar a vida do bandido após ele ter conseguido subtrair o aparelho de você, estando ele bloqueado no momento ou não.

• Proteção de Dispositivo Roubado para iPhone: A Proteção de Dispositivo Roubado adiciona uma camada de segurança quando o iPhone está longe de locais conhecidos, como casa ou trabalho, e ajuda a proteger suas contas e informações pessoais em caso de roubo. Essa opção ligada vai impedir que alguém que roubou seu dispositivo e sabe o código de acesso faça alterações críticas em sua conta ou dispositivo. Para ativar essa opção vá em Ajustes > Face ID e Código > Proteção de Dispositivo Roubado.
  • Revise as permissões do que pode fazer com o celular bloqueado: Em Ajustes > Face ID e Código existe uma área para configurar o que você quer permitir que continue liberado mesmo quando o aparelho estiver bloqueado.
    O ponto de atenção aqui é o item “Acessórios”, essa opção ligada pode permitir que o iPhone seja acessado via cabo por terceiros de forma indesejada.
  • Bloqueie ou oculte um app (IOS 18):

Adicione outra camada de privacidade. Mantenha o ícone de um app pressionado e toque em Exigir Face ID. Você pode até optar por ocultar apps de terceiros.

• Spark mail: O Spark é um app de email que eu gosto muito de usar, não só pela usabilidade em agrupar várias contas e interface bonita mas, pelas opções de segurança. Com ele consigo adicionar uma senha extra só para abrir o email e ainda tem opção para personalizar o que mostrar na notificação. No meu caso eu coloco para que mostre apenas o nome do remetente. Assim, se o bandido estiver com meu celular desbloqueado ele não vai ter acesso a códigos de recuperação de senha para algum outro app.

Vale reforçar:

• PIN do chip (PIN do SIM): Se você ainda não usa eSim (já vai pensando em mudar na próxima troca de celular) é extremamente importante ativar o PIN do chip. O PIN é uma senha numérica para proteção do chip, toda vez que o celular for ligado esse PIN será solicitado para o chip funcionar. Assim, se o seu aparelho for roubado, o bandido não vai conseguir usar seu chip em outro aparelho pois vai pedir o PIN. Essa opção pode ser encontrada no IOS em Ajustes > Celular.

• Ocultar notificação da tela de bloqueio: Quando pedimos recuperação de senha ou até mesmo proteção de 2 etapas, um código é enviado por SMS ou email. Se a notificação ficar disponível esse código ficará de livre acesso para quem estiver com seu aparelho.

Conhece alguma dica pra compartilhar?

Agora que já compartilhamos várias dicas valiosas, é hora de colocar em prática essas medidas e aumentar a segurança do seu celular. Lembre-se, quanto mais preparado você estiver, mais difícil será para qualquer criminoso ter sucesso. E você, tem alguma outra dica que usa no seu dia a dia? Compartilhe aqui nos comentários e vamos nos proteger juntos!

23 curtidas

Ótimo e importantíssimo conteúdo! A segurança nunca é demais, é melhor estarmos prevenidos de qualquer situação. :handshake:

15 curtidas

Ótimo tópico @Mauricio_Martiniano

16 curtidas

Excelentes recomendações.

17 curtidas

Excelente tópico, @Mauricio_Martiniano!

16 curtidas

Boaa @Mauricio_Martiniano faço tudo isso!

Aqui como adicional da para desabilitar o acesso a centro de controle na tela bloqueada e assim evita de em caso de roupa que os dados móveis sejam desligados.

E gosto de deixar o “find my” ativo para que mesmo desligado o iPhone possa ser rastreado.

16 curtidas

Inclusive, tava pensando aqui e pro App do Nubank é uma boa ideia habilitar Modo Rua só por precaução (para ambos sistemas), tendo uma camada bônus além do próprio sistema. :clap:

13 curtidas

Adorei muito as dicas, @Mauricio_Martiniano! :clap:t2: :clap:t2:

Gosto muito da ideia de usar eSIM! Acho que dificulta ainda mais a vida dos bandidos, pois não terão acesso ao seu número sem acesso ao iPhone! É mais segurança! :lock:

Sim, sim. Muito bem lembrado! Aqui também configurei dessa forma, assim ninguém consegue colocar meu dispositivo em Modo Avião sem que o mesmo esteja desbloqueado.

13 curtidas

Gostei muito dessa dica! não conhecia esse app e já vou explorar, valeu por compartilhar :clap:

15 curtidas

Boa! Tá desligado por aqui.

Esse não pode faltar, seja android ou IOS

Sim, ajuda muito nesse ponto. O meu já é :smiling_face:

Já peguei ele para ser o meu cliente de email principal… já uso no celular e no pc.

Depois conta se gostou

14 curtidas

Gostei demais do tópico @Mauricio_Martiniano :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: só me falta o iPHone :rofl: :joy: :rofl: :joy:

13 curtidas

Nada que um parceladinho em 60x (sem juros) com consórcio não solucione (e por surral que pareça descobri recentemente que tem de verdade consórcio de celular) :sweat_smile:

11 curtidas

Da para alugar também o que já é tendencia em outros produtos/ serviços rs. E é algo que particularmente acredito que vai ficar mais comum alugar ao invés de comprar

11 curtidas

Ta para vir o novo SE ai… que promete ser “mais baratinho”

Se é um bom negocio ai já não sei.

8 curtidas

No máximo seria bom 1 mês pra teste para alguém que quer entrar no universo do iOS, mas não sabe se vai acostumar. Porém, estava vendo que não compensa alugar no curto prazo, o preço é salgado, essas empresas aparentam focar no longo prazo com contrato de 12 meses por exemplo.

Confesso que não alugaria porque no final esse celular não é meu, se der um problema como ser roubado vi que a maioria tem algum seguro embutido contra danos e roubo. Tem os pros e contras, pra mim tem mais contra, principalmente quando o contrato encerra e preciso devolver, então tenho que renovar ou já fazer o upgrade ao modelo recente, pode ser bom pra quem troca de celular todo ano, mas realmente tenho visto que tá virando cada vez mais tendência como @Rafael_Ricardo disse.

O que me assusta o que é baratinho pra Apple Brasil, tô curioso pra ver o valor que vão colocar. :joy:

8 curtidas

O meu celular eu compro via leasing não pago o valor total do aparelho e troco a cada X período de tempo é quase como um alugel haha na ponta do lápis o aparelho só é meu se eu optar ficar com ele no término do leasing.

9 curtidas

Que isso, não faço estas loucuras :joy: :rofl: :joy: :rofl:

9 curtidas

Vi um agora do banco laranja chamado “iPhone pra Sempre” que ao assinar paga em 21x sem juros e no fim decide se paga 30% pra ter o iPhone ou se troca pelo modelo recente não paga esses 30% que seria se quiser ficar e junto com o celular vem o serviço AppleCare, tem um sistema semelhante pelo o iPlace também.

Entretanto o celular passa por uma análise e se tiver alguma avaria negam a devolução e mandam de volta, mas precisa pagar os 30% restantes de vez, precisa tomar muito cuidado para manter intacto por ±2 anos, não tinha lido tão a fundo como agora. :hushed:

8 curtidas

O próprio! Outros bancos tem parceria direta com a iplace mas não deixa de ser um leasing.

Eu não tive problemas, mas confesso que fico apreensivo nessa parte hahahahaha e eles demoram para fazer essa análise mas o crédito veio na fatura

[edit] Quando eu usava a iplace, na devolução do aparelho se tivesse alguma avaria eles descontavam do valor final

9 curtidas

Meu caro @ranielreis,
Essa modalidade de compra já existe há algum tempo e começou, salvo engano, como Itaú.

É a pior forma de aquisição/locação existente, pois condiciona a devolução do aparelho a um estado que foge do controle do usuário, vez que acidentes acontecem.

É muito mais interessante aguardar as promoções internas nos Market Place seja do NU, Inter, Carrefour, entre outros que vale muito mais a pena.

Como exemplo, cito o Carrefour, que costuma possibilitar a compra sem juros em até 20x no cartão deles.

Já o NU, apesar de limitar, em geral a 10x sem juros e demorar para pagar o cashback, vez ou outra, lança uma promoção com preço muito abaixo do Mercado.

Pouco antes do lançamento do Apple Watch 9, comprei o 8 no NU por R$2.226,92 (já com os descontos do cashback e do UV), sendo que nem hoje é possível comprar nesse preço.

Detalhe: achei a oferta por acaso ao pesquisar no NU Shopping, não havia nenhum destaque.

10 curtidas