Bastidores da NuCommunity - como ser Tornar NuMentor e NuLeader
Fala pessoal, beleza?
Estão afim de conhecer um pouco da história por trás desta comunidade?
Todos nós conhecemos a revolução que o roxinho causou ao quebrar a burocracia para aquisição de cartão de crédito e bater de frente com o engessado sistema bancário, certo? Destacando o premiado atendimento, uma legião de fãs se formou e os próprios entusiastas da marca começaram a criar grupos no Facebook para trocarem dicas e se ajudarem no esclarecimento de dúvidas. Um destes grupos é a ‘Família Nubank’ com 160 mil membros, em que eu sou um administrador voluntário.
O Nubank percebeu o carinho destes grupos e contratou uma pessoa para fazer a ponte entre os fãs e a empresa, mesmo sem ter qualquer controle na administração deles. Estou falando de uma pessoa que vocês certamente já viram por aqui. Conseguiram pensar em alguém? É claro que estou da community manager do Nubank @EquipeNuCommu! Haha.
Há quase 1 ano ela entrou em contato para gente conversar sobre como o roxinho poderia se aproximar ainda mais dos milhões de clientes. Contamos as principais dúvidas e dificuldades levantadas por eles em nosso grupo, colaboramos com envios de dados sobre o engajamento e fomos convidados a dar sugestões antes dos lançamentos do novo design do cartão e desta comunidade. Repararam que demorou quase 1 ano desde a primeira conversa até a NuCommunity ir ao ar? Tenho orgulho de fazer parte do embrião que levou ao lançamento deste canal oficial, afinal não há dúvida que os resultados dos grupos feitos pelos fãs foram os responsáveis por isso.
Agora que vocês já sabem um pouco da história, vou contar alguns outros detalhes que descobri. O que estarei falando não é nenhum segredo, tanto é que bastou uma simples pesquisa para descobrir as informações relatadas abaixo.
O Nubank utiliza a plataforma Discourse, que é responsável por mais de 1.500 fóruns como este pelo mundo, como por exemplo da Udacity (de cursos online), da banda Link Park, dos desenvolvedores do Twitter e até mesmo de um banco da Nova Zelândia.
Os membros mais engajados, ou seja, os que se dedicam a esclarecer dúvidas e denunciar membros/postagens fora das regras, recebem acesso a ferramentas para manter o bom funcionamento do fórum.
Por padrão do Discourse (não sei se o Nubank alterou algum código), as ferramentas são disponibilizadas da seguinte maneira:
NuTalker
Bom, para ativar esta conquista, basta seguir as dicas deste link:
Quais ferramentas são liberadas após a ativação?
Usuários deste nível podem…
- Usar todas as funções básicas da comunidade; todas as novas restrições de usuários são removidas
- Enviar mensagens inbox
- Carregar imagens e anexos
- Editar postagens da wiki
- Silenciar outros usuários
NuLover
Para atingir esta marca, basta…
- Visitar a NuCommunity pelo menos 15 dias não sequenciais
- Dar pelo menos 1 like
- Receber 1 like
- Responder três tópicos diferentes
- Ler pelo menos 100 posts
- Gastar um total de 60 minutos lendo posts
NuLovers podem…
- Usar o botão “Convidar outras pessoas para este tópico” para que novos usuários participem dos tópicos
- Convidar usuários externos
- Limite de likes diários aumentados em 1.5 ×
- Ignorar outros usuários
NuMentor
Para alcançar este nível, nos últimos 100 dias…
- Deve ter visitado o grupo pelo menos 50% dos dias
- Deve ter respondido pelo menos 10 tópicos diferentes
- Dos tópicos criados nos últimos 100 dias, deve ter visto 25% (limitado a 500)
- Das postagens criadas nos últimos 100 dias, deve ter lido 25% (limitado a 20k)
- Deve ter recebido 20 curtidas e dado 30 curtidas.
- Não deve ter recebido mais de 5 spam ou bandeiras ofensivas (com postagens exclusivas e usuários únicos para cada um, confirmado por um moderador)
- Não deve ter sido suspenso ou silenciado
Todos os critérios acima devem ser preenchidos para atingir o nível de NuMentor. Além disso, ao contrário de outros níveis de confiança, você pode perder o status. Se você não manter estes requisitos nos últimos 100 dias, você voltará a ser NuLover. No entanto, para evitar situações constantes de promoção / rebaixamento, há um período de carência de duas semanas imediatamente após ganhar o NuMentor durante o qual você não será rebaixado.
ATENÇÃO! Não sei se a NuCommunity manteve estes padrões dos níveis, mas este é o padrão da plataforma Discourse
Fonte: Understanding Discourse Trust Levels
Abraços!