Como ser financeiramente inteligente em minha opinião

Educação financeira é sabermos administrarmos de forma inteligente nosso dinheiro. Se você sempre se esforça para gastar menos do que ganha, poupa e investi uma parte de sua renda, você já está sendo financeiramente inteligente. Uma pessoa financeiramente inteligente busca sempre ganhar juros sobre aplicações financeiras ao invés de pagar juros exorbitantes através de empréstimos. Quem tem educação financeira também sabe ter controle total sobre os seus gastos, e sempre buscará se esforçar para ter no mínimo uma reserva de emergência que equivale de 6 a 12 meses de sua própria renda mensal.

4 curtidas

Muito bem colocado @tiago_santossa prevenção seria uma boa contribuição para este tópico, o que acha?

Digamos que uma pessoa que trabalhe e ganha o equivalente para manter seus gastos mensais tais como Aluguel, Mercado, Saúde, Moradia, Família e não sobra para investir.

Como começar a se tornar uma pessoa financeiramente inteligente ?

Vejo em meu cotidiano pessoas usando o Cartão de Crédito como Reserva de Emergência dizendo assim: a hora que apertar eu uso o cartão, para mim isso seria um erro, nada inteligente.

Construir uma Reserva de Emergência seria então algo inteligente, para não ter que usar o cartão, a reserva de emergência é usada quando vc perde o emprego por exemplo, e vc usa para não ter que se dispor de patrimônio, vender moto, instrumentos musicais ou até outros investimentos.

Como construir uma Reserva de Emergência se não me sobra? Podemos então pensar em algo que faça sobrar, digamos que não tem como baixar os custos mensais ou seja, não tem como economizar além do que é gasto, podemos usar uma estratégia que vai ajudar e muito, Renda Extra, tudo que entrar de forma passiva vai para Reserva de Emergência, (fazer e vender Coxinha, Sorvete, dar Aulas Extras) quando essa reserva chegar o equivalente a 6 a 12 meses dos gastos mensais teremos uma reserva digna de se chamar de emergência, ok.

Que tal a partir de agora começar a pensar em investir, o que acha?

Ps. Para mim, um perfil inteligência otimiza o tempo, ganhar a mesma coisa em um tempo relativamente menor, ou ganhar mais usando o mesmo tempo disponível.

8 curtidas

@FernandoMV se o dinheiro de uma fonte de renda não dá para pagar nossas contas e ainda sobrar para investirmos, o ideal seríamos nos esforçar para ter múltiplas fontes de renda ou mais de uma fonte de renda.

1 curtida

@FernandoMV muitas pessoas tem dinheiro para bebidas alcoólicas, cigarros e baladas, mas não tem para investir. O certo seria trocarmos hábitos ruins que não serve para nada, para bons hábitos que nos agrega valor.

1 curtida

Isso exatamente, Renda Extra

Sim, Virtudes! :heart_decoration:

Acredito que o Perfil vai de cada um, em tudo, principalmente nos Investimentos.

4 curtidas

@FernandoMV entendo.

2 curtidas