Como usar com sabedoria o nosso cartão de crédito

Devemos usar nosso cartão de crédito com sabedoria para que não venhamos a atrasar a fatura e consequentemente pagarmos Juros sobre Juros por isso. Primeiramente devemos usar o nosso limite só com gastos que realmente precisamos. Ter uma reserva de emergência só para pagarmos o valor total da fatura do cartão de crédito, também é algo essencial para não corrermos o risco de atrasarmos o pagamento da fatura, pois não devemos contar apenas com a nossa renda. Buscarmos pagar a fatura sempre antes do vencimento é a melhor forma para não pagarmos juros sobre a fatura atrasada. Se usamos o limite disponível do cartão de crédito nossa obrigação é nos esforçarmos para pagá-lo.

6 curtidas

Sempre que necessário devemos ressaltar a importância da educação financeira para os novos membros da comunidade. :white_check_mark:

9 curtidas

@MarcosAntonio01 obrigado por essa informação. Que Deus ti abençoe.

5 curtidas

A Educação Financeira mencionado pelo nosso membro @MarcosAntonio01, digo de uma maneira básica e muito importante neste post, podemos indicar que o fundamento principal é não gastar mais do que ganha, isso vale para todos, Michael Jackson ganhava 20mi por ano mas gastava 40mi.

O que fazer se ganho um salário mínimo e não me sobra?
Na minha opinião, investir em educação é um ponto chave, adquirir conhecimento será sempre o melhor a se fazer, primeiro motivo é que isso ninguém tira de você. Não sei controlar meus gastos, então invista nisto e vai descobrir como fazer sobrar no fim do mês.

Mas sobra dinheiro para investir em educação? Errrraaaadooo!!! Quando você perceber que seu Tempo é o bem mais precioso, você vai desinstalar joginhos do celular, vai começar a consumir conteúdo de qualidade e deixar cada vez mais de lado o TikTok e outras distrações, então DECIDA!!! o tempo que é gasto em dopamina no tiktok e jogos de celular não tem retorno algum, passe mais tempo estudando conteúdos grátis na internet e desenvolva mais o seu lóbulo frontal.

Ps. Só o fato da pessoa participar da @NuCommunity ja é um avanço, muitos aqui vão orientar e ajudar, e talvez até absorva o conhecimento por osmose :laughing:

13 curtidas

@FernandoMV isso memo.

4 curtidas

São sugestões válidas que, que como ressaltou o @MarcosAntonio01, remontam ao conceito de Educação Financeira.

Faço uma ressalva quanto ao adiantar o pagamento da fatura; que em algumas entidades financeiras, o débito automático (no vencimento) garante benefícios adicionais.

Quanto ao uso de uma Reserva de Emergência específica para pagamento do cartão, pode ser substituído pelo Limite Garantido, recurso já bastante comum na maioria das entidades financeiras, vez que a reserva, se presta a outra finalidade.

Na maioria dos países, o uso do cartão de crédito visa concentrar e facilitar o pagamento de produtos ou serviços; parcelamentos são raríssimos, diferente do que ocorre no Brasil, onde cartão de crédito é sinônimo de parcelamento.

10 curtidas

@LuizGSF concordo. mais importante do que termos limite alto é termos a capacidade de pagarmos a fatura antes do vencimento sempre.

5 curtidas

O Limite Garantido, não é exclusividade do NU não tem como objetivo primário aumentar o limite.

De fato, pode complementar um limite pré-existente, porém o mote é construir um limite de crédito, quando esse for inexistente.

No NU há duas formas de fazer isso; Limite Garantido e Construir Limite, para entender a diferença entre eles, acesse o Blog do NU.

5 curtidas

Exatamente pessoal,

Minha visão é que deve-se primeiro ter o dinheiro em saldo. Como assim? Você deve ter um dinheiro no saldo da conta, e em vez de pagar no débito vc coloca no crédito e cria uma caixinha, e quando vc gastar no crédito, joga o dinheiro que vc gastou lá na caixinha pra no fechamento da fatura vc tira o dinheiro da caixinha e paga.

Devemos usar o cartão de crédito já tendo o dinheiro, senão isso vira como um emprestimo, e compromete o teu dinheiro, te dá ansiedade e desanimo, mas abra essa chave do conhecimento e busque parar de gastar com besteira.

4 curtidas

@Jonathan_Lopes eu também já faço isso. Eu deixo o dinheiro que é para pagar a fatura do cartão de crédito na caixinha de reserva de emergência até chegar o dia para eu fazer o pagamento da fatura.

4 curtidas

Boaa!

2 curtidas

@Jonathan_Lopes valeu.

1 curtida

Eu só tenho duas regras para uso do cartão de crédito:

  1. Pagar integralmente a fatura.
  2. Jamais descumprir a regra #1. Sem exceções.

Abraços.

5 curtidas

@Rotta concordo.