Como você planeja a sua viagem?

E aí, NuCommunity? :wave:t5:

Viajar é sempre uma experiência incrível, vocês sabem. Mas e o planejamento, hein? :eyes: Vocês curtem essa parte da viagem?

Como vocês costumam se organizar? São do time que planeja cada detalhe com antecedência ou preferem decidir tudo pelo caminho?

E quando o assunto é ferramentas, qual é a favorita de vocês? Aqui vale tudo: planilhas, apps, IA para montar roteiros personalizados ou até contratar alguém para cuidar disso :sweat_smile:

Queremos saber: quais são os métodos que vocês usam? Compartilhem seus segredos e itinerários para inspirar outros membros por aqui :airplane:

30 curtidas

Quando o assunto é planejamento de viagem, a única coisa que realmente planejo são os custos. :money_mouth_face: Gosto de separar um budget por dia e tento ficar dentro dele – se em um dia eu passar do limite, compenso tirando do dia seguinte. Esse é o meu jeito de manter tudo equilibrado.

Agora, no resto da viagem, prefiro deixar fluir. Não tenho aquele desespero de fazer tudo ou seguir um roteiro super rígido, sabe? Gosto de ir aproveitando o momento e descobrindo as coisas no meu ritmo. :heart_eyes:

Mas, claro, dou uma ajudinha para a espontaneidade: antes de viajar, guardo numa listinha no Google Maps alguns lugares legais para comer e, principalmente, umas cafeterias interessantes que encontro nas pesquisas. Porque um bom café sempre melhora qualquer dia!

24 curtidas

Oh se planejo, com certeza. A pessoa que planeja com antecedência tem clara vantagem sobre a pessoa que passa a fazer precipitadamente coisas sem planejar. A técnica não-planejada do “faça o que lhe der na cabeça” pode sair caro.

Gosto de planejar tudo com antecedência.

A primeira coisa que faço é reservar uma parte do dinheiro todo mês, ja tenho uma Caixinha no Nubank escrito (viagem). Costumo usar Apps para fazer fazer simulação de preços (ate Nuviagens uso), costumo pesquisar bastante antes de decidir qual lugar ir, pousada. Uso bastante o Google Maps para traçar o trajeto, ver distância, Pedágio, etc. Outra coisa que procuro fazer tambem é olhar o clima na época como vai está, para não ter uma viagem desagradável kkkk.

Agora em março vamos viajar para aqui na Bahia mesmo (Arraial D’ajuda). Sempre gostamos de viajar em grupo, vamos em 3 carros num total de 15 pessoas. E desde ano passado que venho pesquisando kkkkk.

19 curtidas

Eu sou team planejamento, começo a organizar assim que compro as passagens (mais ou menos 10 meses antes) e faço check list pra tudo e uso 3 apps diferentes.

O Lembretes (nativo do celular) uso para criar os checklist para documentos, roupas, algum outro adicional.

E uso também apps de gerenciamento de viagens, infelizmente ambos são pagos (fica a dica pro time UV estudar incluir a assinatura de um deles no uv ou algo do tipo :sweat_smile:)

O Tripsy você gerencia tudo da viagem desde de voo e hospedagem até o os locais que você quer visitar o que ajuda muito para criar itinerário de viagem. Também é possível guardar documentos em PDF e tudo é sincronizado ao e-mail e calendário.

O segundo app que uso é o Flighty e ele é específico para gerenciar os voos, fiquei sabendo por ele que meu voo de ida sofreu alteração no app da latam apareceu quase 2 dias depois :confused:

Já no financeiro uso a cartão de crédito e vou juntando um dinheiro pra levar (guardo nas caixinhas), quando viajo já está tudo devidamente pago e o dinheiro que juntei gasto na viagem sem peso na consciência.

19 curtidas

Já faz um bom tempo que não planejo viagem mais uma hora da certo

15 curtidas

Planejamento Raiz
Após escolhermos o local e a data, faço uma pesquisa em hotéis, restaurantes, entretenimentos disponíveis e meios de locomoção (terra, mar ou ar), calculo as despesas envolvidas e faço as reservas com bastante antecedência, que via de regra, garante um custo bastante reduzido se comparado a viagens de última hora.

Em geral, quando a viagem é para algum local já visitado, opto por utilizar as mesmas empresas e serviços, se a experiência foi boa, naturalmente.

Quando o local é novo, consulto amigos que já visitaram e pesquiso várias fontes de avaliação disponíveis na Internet.

Não utilizo nenhuma travel planner, crio uma planilha no Excel e adiciono os dados necessários.

Quanto a preparação para a viagem, monto um checklist (utilizando o Excel) bem detalhado para os itens necessários, bem como um kit básico de primeiros socorros e outro de alimentação → Certa vez, na volta de uma viagem de carro para o Litoral Norte de São Paulo com estimativa de 3h30min, levou 8h30min em razão de desmoronamento e consequente desvio de rota.

18 curtidas

Vou pegar férias em março, e vai ser minha primeira viagem pra fora que quero fazer, estou planejando ir para o Beto Carrero.

Estou planejando ir com minha tia, meu primo e prima, por mim pode ser o famoso “bate volta”, ir de madrugada e voltar de noite, porém dependendo do preço do hotel, e o pacote.

Podemos ficar mais tempo.

10 curtidas

Tudo funciona melhor com planejamento; mas em se tratando de viagens, na minha concepção, 30 dias de antecedência já são mais que suficientes. Há pessoas que compram passagens e outros artefatos com um ano de antecedência, penso que seja um exagero, o futuro a Deus pertence.

Ferramentas online como o Google Maps e Google Earth são uma mão na roda, embora alguns acreditem que funcionem como um tipo de spoiler. Para falar a verdade, nenhum spoiler tira a emoção de sentir as emoções na pele ao vivo e isso vale para filmes, séries e viagens.

5 curtidas

@erika.p Eu gosto de me planejar bastante nas viagens porque não gosto de correr o risco de alguma coisa sair errado. E pra isso, eu desenvolvi e utilizo uma planilha de controle bem simples que levo pra onde eu vou. Quem quiser baixar, clica aqui. Não precisa preencher formulário e muito menos pagar alguma coisa. É totalmente “de grátis”.

Com ela é possível controlar os gastos, roteiro de viagem, trajetos e algumas coisas que a gente não pode esquecer em hipótese alguma (checklist).

Boa viagem a todos! :slight_smile:

9 curtidas

Muito legal essas dicas, pessoal :clap:t5: Vocês são fera na organização!

Percebi que quase todo mundo aqui usa a internet ou algum app para se organizar… Mas e IA? Já usaram alguma IA na etapa de pesquisa ou planejamento? Ou algum app que tenha IA (tipo o app do Nu :face_with_hand_over_mouth:)

11 curtidas

Opa, anotado aqui @Rafael_Ricardo :eyes:

No geral, você achou que vale a assinatura? Eu não conhecia esses apps, parecem ser bem úteis mesmo. E você costuma assinar de forma recorrente, ou só paga no período em que a viagem vai acontecer?

12 curtidas

@LuizGSF e @daniel.b, mestres da planilha! Adorei saber que vocês usam essa ferramenta e já baixei a do Daniel para testar no meu planejamento :wink:

Eu geralmente uso planilhas para estimar gastos, mas quando estou pesquisando sobre os destinos gosto de jogar tudo num documento de word mesmo ou num bloco de notas, e depois vou lapidando para organizar os passeios de cada dia. Não tenho muito método, na verdade. :see_no_evil:

E outra coisa que gosto MUITO de fazer é ver vídeos no Youtube de outras pessoas que já visitaram o lugar que desejo ir.

11 curtidas

Ainda não usei.

10 curtidas

Vale sim!! o uso é bem simples e direto sem falar que funciona como um centralizador de tudo relacionado a viagem e nem sempre estamos com um computador a nossa disposição esses apps acabam ajudando muito com isso.

Eu pago o período da viagem o que sai em torno de R$20 para cada app (Flighy e o Tripsy).

8 curtidas

Ja tentou utilizar o Notion pra isso, acho que super da certo hein.
tem uns templates prontos gratis, e outros pagos ( mas pelo menos só pagaria uma vez ) e consegue acessar tanto do celular como do PC.

Sou do time que se organiza todo e planeja tudo, atualmente não tenho nenhuma viagem em mente, mas quando fui para o Canada, cheguei la ja sabendo qual onibus e metro eu tinha que pegar pra chegar na casa que eu ia ficar

Uso muito o Google Maps , inclusive da pra salvar maps offline e consultar mesmo sem internet.
Outra ferramenta que eu usei bastante foi o Notion,

O Google maps usei bastante pra marcar a casa que eu estava, locais que eu queria visitar, e entradas da linha amarela

9 curtidas

Gente,

Mudando e não mudando de assunto, mas, quando o Everton disse google maps, na hora me veio a minha experiência “culinária” que tive ontem com Ifood

Simplesmente inexistente, pois, não acha mais boas lojas no app e que por curiosidade eu uso o Google maps igual como se fosse o ifood no começo. Tipo, procuro as lojas do assunto desejado, e entro em contato via ZAP, e pá, sai mais rápido e mais barato… :heart_eyes::yum:

Aí eu te pergunto, o que isso tem a ver com destino? Simplesmente nada, mas, na fome, lembrei dos perrengues que é para achar sanduba raiz via ifood nessa my city…

4 curtidas

Por aqui o planejamento é na planilha com todos os detalhes de tudo.

IA é bom pra ajudar com alguma dica que você possa ter deixado pra trás.

Como é bom viajar! :purple_heart:

6 curtidas