Olá pessoal, sou entuasiasta da segurança da informação e gostaria de saber de vocês como vocês cuidam da segurança do Roxinho, listei alguns tópicos para vocês considerarem, e se anda meio desavisado(a) acho interessante levar em consideração esses tópicos. Lembrando que isso vale para a vida digital toda não só para o Roxinho.
Com qual frequência trocam de senha?
Seria interessante trocar de senhas pelo menos uma vez a cada 3 meses.
Usam senhas fortes e diferentes?
Por favor, não me inventa de usar a mesma senha do Insta para sua conta Nubank. É fundamental usar uma senha diferente para cada serviço. Para isso existem os gerenciadores de senha que podem te ajudar com essa tarefa.
Sabem o que é um Ataque Phishing?
Geralmente os criminosos enviam email falsos ou fazem ligações falsas para roubar seus dados. Fiquem atentos ao endereço de email e a URL dos sites.
Sabem por onde anda seu e-mail?
Seu e-mail pode está envolvido em algum vazamento de dado e você nem sabe.
Acesse o Firefox Monitor da Mozilla e saiba se seu e-mail foi vazado: https://monitor.firefox.com/
Acesse também o site da Serasa, lá eles mostram se seu email foi vazado na Dark Web: https://www.serasaconsumidor.com.br/antifraude/darkweb/
Saiba que se você estiver metido em algum vazamento de dados suas chances de sofrer um ataque Phishing aumentam.
Eu poderia falar por horas sobre o assunto, mas para não me delongar, por hoje é isso, se vocês gostarem do tema, posso escrever mais e ajudar mais pessoas e se você tem algo a acrescentar pode comentar!
Deixem o limite baixo e aumentem conforme a necessidade. Dessa forma, se alguém xeretar sua senha e roubar seu cartão, não vão conseguir fazer tanto estrago.
Deixe sempre o limite baixo. Já clonaram o meu roxinho 2x e na primeira vez levei um belo susto. Na segunda vez, como o limite estava bem baixo, as compras foram negadas e não tive grandes problemas. Em ambos os casos foi necessário trocar o cartão e o atendimento foi excelente.
Essa opção também não é viável pra quem tem serviços de cobrança mensal no cartão, como Netflix, Office, Spotify, etc… Complicado lembrar de desbloquear no dia da cobrança!
A um tempo atrás clonaram meu cartão virtual, levei um belo susto, pois tomo todos os cuidados necessários e até então jamais havia acontecido comigo, fiquei alguns dias resolvendo, o atendimento foi fantástico, foram contestadas todas as compras, todas feitas em euro… hoje minha dica é deixar o cartão bloqueado! O problema é que sempre esqueço de liberar para a Netflix hahahaha mais é isso ai! Todo cuidado é pouco! Boas dicas!