Como você se planeja financeiramente?

Compartilhe aqui com outros membros uma dica que você aplica na sua vida para ajudar no seu planejamento financeiro.

Conta pra gente!

33 curtidas

Uso o site MinhasEconomias para registrar todas minhas transações e tenho uma planilha de orçamento onde sei o que vou gastar no mês.

9 curtidas

Eu utilizo o app guia bolso, acho que é o melhor para gerencia suas finanças, pois ele importa seu extrato e deixa tudo muito pratico e rapido para gerencia, só que temos que centralizar os gasto utilizando os cartões de credito e debito do nosso banco e utilizar pouco o dinheiro vivo, para funcionar.

9 curtidas

Acho excelente o aplicativo Minhas Finanças para Android, porque já pega automaticamente a notificação de vários cartões e contas, e adiciona na lista de despesas/receitas.

Dessa forma fica bem mais fácil de ver quanto já foi gasto no mês, e o que ainda tem para se gastar é possível de adicionar manualmente.

1 curtida

Criei uma planilha onde consigo cadastrar minhas receitas e despesas tudo em categorias, e ainda consigo monitorar, elas diariamente, mensalmente e anualmente.

E ainda criei nela uma possibilidade de criar um sonho onde coloca um objetivo e ele me lembra desse objetivo até o mesmo ser alcançado.

E tem a aba “puxão de orelha:sweat_smile: nela é onde se algum gasto é ultrapassado, eu fico em vermelho e ele me dá uma possível solução para o próximo mês, seja ela fazendo uma correção no orçamento.

13 curtidas

Olá!
Realmente, Guia Bolso é muito bacana para ter uma visão bem bacana da vida financeira. E não digo apenas investimentos, até pq para isto ele não é útil. Mas sim de controle de despesas, receitas. Recomendo mesmo!
Imagina O NU oferecendo algo semelhante no APP? :slight_smile:

1 curtida

Socorro, que maravilhoso! Divide isso com a gente! :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Eu faço contabilidade, então fiz uma pasta de trabalho com várias planilhas.

A primeira, Diário, onde são registrados os débitos e créditos nas contas que eu utilizo.

A segunda, Balanço/DRE, que puxa as informações automaticamente da primeira planilha, mas diferente de um balanço comum, que é estático, esse é por data, então cada movimento no diário altera a respectiva data no Balanço/DRE, e isso forma a Curva de Dados, evolução da conta.

Terceira, planilha Gráficos e tabelas ela pega os dados da planilha Balanço/DRE e desenha a Curva, com isso eu consigo enxergar a evolução de determinada conta (acumulado pelo tempo), e também a variação do dia (positiva ou negativa).

O mecanismo que me impede de gastar o meu dinheiro, e que me permite atingir meus objetivos é fazer esse “exercício mental” de preencher todos os dias a planilha. Chega a ser bobo, mas só de olhar que cada dia que passa meu patrimônio tá aumentando, da uma sensação de tipo “isso tá funcionando, vou manter desse jeito até que encontre opção melhor”.

Tópicos/Respostas que já criei/dei (Parte 1):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #40 por Lucas_Santos

Respostas que já criei/dei (Parte 2):

O que você sugeriria para o Nubank criar ou melhorar? - #46 por Lucas_Santos

7 curtidas

Pode deixar @Eduardo_Carone_Perai, vou só migra-la para o spreadsheets e a disponibilizo aqui.

5 curtidas

Tento sempre pagar as dívidas que estão prestes a vencer primeiro e gasto 10% do que ganho.

Eu acompanho meus gastos através de uma planilha no google drive, pq assim posso compartilhar em tempo real com meu marido. Concentro todos meus gastos no cartão de crédito e tenho um limite teto para gastos separados por tipo: básico, estudo e extras. Faço meus investimentos logo no começo de cada mês, então esse valor também já é definido anteriormente e cumpro esse “pagamento” como se fosse uma conta fixa mesmo, sem falhar.
Tenho também uma planilha de metas, separadas por prazo, e nela coloco todos meus objetivos financeiros, para estimar e programar meus investimentos de acordo com cada necessidade.

4 curtidas

@DrikaAnschau queria aprender a fazer isso.

Usar apps para controle de faz ideal, porém pra mim e minha esposa o que ajuda é Programação das receitas e pagamentos. E a solução foi trabalhar com as receitas do mês anterior. As receitas do mês vigentes são depositadas na nuconta e consumimos com as receitas acumuladas do mês anterior.
Resultados? Fatura Nubank paga em dia ou antecipada , demais débitos sanados dentro do mês e sem preocupações.

Eu controlo via planilha de Excel onde coloco manualmente todas as minhas despesas e receitas. Também tenho uma aba de gastos com cartão de crédito que também alimento manualmente e me ajuda a não extrapolar a meta de gastos no cartão. Tenho uma guia que também me mostra os gastos mensais, então quando o meu salário já cai, separo o valor que sobra direto pra poupança/investimentos.

1 curtida

Essa idéia de “puxão de orelha” é excelente :thinking:
Vou adaptar a minha :smile:

Confesso que minha organização começou recentemente, tem uns 6 meses, mas é ótimo ver que está dando certo. Além de ter um aplicativo que me ajuda tenho pensado um pouco mais antes de gastar.

1 curtida

Sugestão de como planejar-se financeiramente. Faça disso um hábito e isso vai demorar em torno de 1 a 2 meses. Utilize camadas, ou seja, faça anotações nos rascunhos whatsapp/telegram, basta criar um grupo e excluir todo mundo; depois ative as notificações de cartões e afins; peguem notas fiscais quando sempre que possível, e; por último, e não menos, importante use um local ou mais para armazenar pode ser o googlekeep, excel, evernote ou similar. Já faço isso há 6 anos e há dois sei exatamente tudo o que gasto todos meses. Autoconhecimento financeiro é essencial, mas todos tem seu tempo, vão com calma, com certeza conseguirão em breve.

3 curtidas

Planilha própria! Sempre atualizo, e gosto de ver toda semana quais são meus gastos pra não sair do controle ou me animar demais achando que tenho grana.
Já tentei usar apps, mas é tão chato ter que ficar lembrando de entrar lá, e como vivo usando Excel pra coisas de estudo, acabo sempre vendo o arquivo em “recentes” e indo checar a situ.

Mas enfim, o legal mesmo é separar o dinheiro a ser gasto por semana e ir moldando conforme tem uma emergência ou outra.
Faço isso com supermercado, acredita? Como uma boa e bela universitária, preciso ter noção do que comprar sem gastar muito a mais, e isso me força a perceber o quanto como na semana, o que precisa, o que devo ter extra pra caso aconteça algo hahaha

6 curtidas

GuiaBolso e planilha do Excel. GuiaBolso me ajuda com a categorização dos gastos, mas a planilha me força a ter a disciplina de monitorar meu controle de gastos. Hoje vivo com 80/20. Gasto 20% do que eu ganho e guardo 80.

4 curtidas

Não uso nada. Sei de minhas obrigações fixas mensais tais como energia, água, gás, comida, escola, etc. As outras coisas tais como roupas, calçados, jantar fora ou “aquela tele entrega”, ponho um limite semanal ou mensal (de acordo com o item) que se folgado, posso compensar na próxima parcialmente. Procuro sempre pagar no cartão e assim ficar de olho on line nas compras, sempre respeitando o limite de 85% dos meus ganhos - já descontadas as despesas fixas mensais citadas no início, e a sobra - que não é muito por causa dos três pimpolhos e dois K9, vai para investimento.

2 curtidas