Como vocês organizam sua vida financeira?

Sou universitária e estou começando agora a entender melhor sobre investimentos e me dedicando a me organizar financeiramente. Quais são as dicas maiores dicas para quem está começando?

3 curtidas

Olá, @ThaisCarolina eu mantenho uma planilha de entradas e gastos no Excel. Além disso instalei o app Guia Bolso no celular. Nesse app é possível fazer o link com todas as minhas contas de banco e cartões de crédito, incluindo o Nubank e a Nuconta. Assim ele vê todos os meus gastos e separa por categoria. Nele também é possível fazer um planejamento mensal de quanto quero gastar em cada categoria, estipular uma meta de economia para um prazo determinado, verificar através de gráficos onde posso economizar. Semanalmente ele também te dá um feedback dos seus gastos e dicas para conseguir poupar mais. É bem legal. Quando vc vê os gráficos se sente meio que na obrigação de abaixar os custos kkkkkkk e quando fecha o mês e ele te diz que vc conseguiu ficar dentro da média de economia necessária para atingir a sua meta é muito gratificante.

3 curtidas

Olha, a dica é não gastar mais do que ganha. rs

Brincadeiras a parte, eu divido meu salário em 3 partes (não necessitariamente iguais):

  • Pagamento de contas e gastos no mês;

  • Reserva de Emergência (NuConta);

  • Investimentos (Tesouro Direto, LCI, LCA, e afins).

Eu recomendo que analise sua situação financeira, muita gente fala de investir 30% do salário, mas se não te sobra 30% dele é bem difícil fazer isso.

4 curtidas

Verdade. Eu acho importante tratar o valor a ser investido ou poupado como um boleto, uma conta fixa. Assim, ao receber o salário, já “me pago”. Por que antes eu tentava guardar o que sobrava e nunca sobrava nada. Ter uma conta para guardar, separada da conta onde recebo o salário também ajudou muito.

1 curtida

Meu conselho é tentar agrupar todos os gastos em um só lugar, tipo se tem mais que um cartão de crédito, foca em usar somente um, caso nao consiga, usa apps como o Organizze (USO E RECOMENDO) onde você pode lançar todos seus gastos e acompanhar para saber se está tudo dentro do controle.

2 curtidas

A primeira coisa a se fazer é saber quanto você ganha e quanto você gasta.

Parece simples, mas milhares de pessoas não fazem ideia de quanto estão gastando e o pior, onde estão gastando.

Então como começo, recomendo anotar todas as suas despesas. Todas elas, até mesmo o cafezinho, o pacotinho de pipoca, a latinha de refrigerante. São esses pequenos gastos que fazem a diferença no final do mês.

Depois de ter tudo anotado, você saberá para onde esta indo seu dinheiro e com isso consegue se planejar. Se pretende investir, sabe onde pode “cortar” para sobrar um dinheiro a mais.

1 curtida

Utilizo o Guia Bolso, anotações em agenda separando os gastos fixos e variáveis. Tenho concentrado os pagamentos no cartão de crédito para ganhar pontos e milhas. Aplico todo meu salário na Nuconta e deixo redendo até o dia de pagar a fatura. :smiley: Tem sido muito gratificante utilizar o Nubank. Sem falar que estou investindo mensalmente o valor de 200 reais em ações e me preparando para comprar FIIS. Desse jeito estou tentando melhorar minha vida financeira com a mega ajuda do @Nubank!:+1:

1 curtida

Tudo que gasto jogo na minha planilha!!

1 curtida

Analise todos seus gastos e nunca de um passo maior do que a perna. Se policie nos gastos. Analise o que voce pode gastar. E se conseguirá cumprir todos os pagamentos que precisar realizar, tendo uma folga para outros compromissos com o dinheiro… Como o lazer por exemplo.

Tem um método bem legal que uso para gerar os boletos para me pagar, só que em vez de semanalmente, eu gero mensalmente com os valores acumulados. Já faço isso há dois anos, pode ser feito com um valor que vc decidir e não obrigatoriamente seguindo essa tabela.

1 curtida

Gastando menos do que ganho.

Muito legal essa ideia! Quero adotar!:smiley::clap: