Como vocês organizam sua vida financeira?

Sou universitária e estou começando agora a entender melhor sobre investimentos e me dedicando a me organizar financeiramente. Quais são as dicas maiores dicas para quem está começando?

3 curtidas

Olá, @ThaisCarolina eu mantenho uma planilha de entradas e gastos no Excel. Além disso instalei o app Guia Bolso no celular. Nesse app é possível fazer o link com todas as minhas contas de banco e cartões de crédito, incluindo o Nubank e a Nuconta. Assim ele vê todos os meus gastos e separa por categoria. Nele também é possível fazer um planejamento mensal de quanto quero gastar em cada categoria, estipular uma meta de economia para um prazo determinado, verificar através de gráficos onde posso economizar. Semanalmente ele também te dá um feedback dos seus gastos e dicas para conseguir poupar mais. É bem legal. Quando vc vê os gráficos se sente meio que na obrigação de abaixar os custos kkkkkkk e quando fecha o mês e ele te diz que vc conseguiu ficar dentro da média de economia necessária para atingir a sua meta é muito gratificante.

3 curtidas

Olha, a dica é não gastar mais do que ganha. rs

Brincadeiras a parte, eu divido meu salário em 3 partes (não necessitariamente iguais):

  • Pagamento de contas e gastos no mês;

  • Reserva de Emergência (NuConta);

  • Investimentos (Tesouro Direto, LCI, LCA, e afins).

Eu recomendo que analise sua situação financeira, muita gente fala de investir 30% do salário, mas se não te sobra 30% dele é bem difícil fazer isso.

4 curtidas

Verdade. Eu acho importante tratar o valor a ser investido ou poupado como um boleto, uma conta fixa. Assim, ao receber o salário, já “me pago”. Por que antes eu tentava guardar o que sobrava e nunca sobrava nada. Ter uma conta para guardar, separada da conta onde recebo o salário também ajudou muito.

1 curtida