Compartilhamento de E-mail

Você tem o hábito de compartilhar seu e-mail?

Olá pessoal, como estamos?!

Vamos conversar sobre: Segurança :slightly_smiling_face:.

Hoje, 31/01, é a data em que se comemora o lançamento do 1º Satélite dos EUA.
O Explorer 1, foi uma resposta à URSS (União Soviética), que havia lançado 3 meses antes o Sputnik. Para não ficar para trás, os EUA rapidamente produziram o próprio satélite.

E o que isso tem haver com o compartilhar de dados?

Ao longo dos anos, a tecnologia nos trouxe inúmeras facilidades, e mais do que nunca é necessário ter muito cuidado ao compartilhar seus dados.

O número dos nossos documentos são pessoais e intransferíveis e nossos endereços eletrônicos, se tornaram igualmente importantes na verificação do usuário.

Ao compartilhar seu e-mail, alguns transtornos podem acontecer como:

Exposição de dados sensíveis

Compartilhando o endereço eletrônico, o outro usuário também terá acesso a sua Caixa de Entrada e a outras funcionalidades que o provedor de e-mail permite. Como utilizamos essas informações em sites de compras, instituições financeiras, sites governamentais, cadastro de chave pix entre outros, a pessoa que acessa sua Caixa de Entrada conseguirá facilmente alterar suas senhas e acessar qualquer conta a partir disso.

579x320

Conflito de Cadastros

Vale reforçar que se você utiliza seu e-mail em cadastros de sites, e o mesmo é compartilhado, você está expondo suas informações pessoais, permitindo a possibilidade de alteração de senhas em diversos lugares.

407x462

Um dos motivos é que a pessoa que tem o acesso ao seu e-mail, pode alterar a sua senha. Outro motivo, não menos importante, é que se essa pessoa é hackeada de alguma forma, suas informações ficam expostas e pessoas mal intencionadas podem visualizar suas informações.

Uma dica para evitar isso?

Fatores de segurança: Esse tipo de ação solicita uma outra forma de validação além da sua senha. Alguns provedores solicitam um código enviado via SMS ao número de telefone vinculado ao seu cadastro; outros solicitam que você acesse o dispositivo que você faz uso para confirmar que este novo acesso é feito realmente por você.

Comente aqui conosco: Você já compartilhou seu e-mail com alguém?

42 curtidas

Excelente conteúdo @Ricca!

Muito importante termos esse cuidado com o compartilhamento de e-mail, ainda mais com tantos golpes sendo aplicados.

Muito obrigado por compartilhar conosco! :pray:t3::handshake::slightly_smiling_face:

22 curtidas

Obrigado pelo conteúdo, @Ricca. :clap:

Uma das melhores coisas que fiz foi separar algumas horas para proteger minhas contas com Verificação de 2 Etapas e vincular meu número a tudo possível, foi um processo bem demorado porque ao longo dos anos temos o costume de acumular um monte de rede social, mas o resultado vale a pena.

Penso assim: O que é dedicar algumas horas comparado a dor de cabeça que pode me causar?

Felizmente nunca, segurança própria hoje em dia é importantíssimo. :purple_heart:

21 curtidas

Ultimamente ando utilizando o recurso ocultar meu e-mail da apple. Evita demais golpes, vazamento de dados e spams!

21 curtidas

Será que existe alguém que faz isso??? :man_shrugging:t3::man_shrugging:t3::man_facepalming:t3::man_facepalming:t3:

Bom pro pessoal que faz, parar agora né! :+1::+1:

Valeu o compartilhamento aqui com a gnt! :fist_right::fist_left:

:metal::metal::metal::metal:

23 curtidas

Uma dica também que uso para ter controle do Spam que chega no e-mail, é sempre colocar uma palavra chave na hora de criar uma conta em algum lugar, assim sei exatamente de onde está vindo e vejo uma forma de resolver, a maioria das redes sociais suportam desse jeito.

Exemplo: email.aleatorio+redesocial@gmail.com

O uso do + com uma palavra na frente, vai encaminhar para o seu e-mail independente do que você coloque e o melhor que assim você sabe de onde está vindo.

18 curtidas

Compartilhar email é muito comum hoje em dia. E agora com oa comunidade NuCoin ficou muito melhor. Simbora de email !!!

7 curtidas

Informação muito valiosas muito obrigado pelo excelente tópico @Ricca

18 curtidas

Olha, e-mail e cartão de crédito são iguais a dentadura :rofl:, não empresta e nem compartilha.

18 curtidas

Adotei o mesmo método que o @natan.jl citou: o serviço de ocultar e-mail do iCloud! Todos os meus cadastros na internet tem um e-mail específico e aleatório. Então, se algum desses vazar, eu excluo e gero outro!

E, em hipótese alguma, compartilho meu e-mail principal! :wink:

KKKKKK verdade eim!

18 curtidas

@Ricca desculpe o trocadilho rsrsrs, mas eu amo um conteúdo Rico, rico de informações e dicas. Valeu demais! :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart: :purple_heart:

17 curtidas

Adorei a comparação, rs

15 curtidas

Todo cuidado é pouco. O elo mais fraco da cibersegurança sempre será o “fator humano” a peça chave entre o teclado e a cadeira.

15 curtidas

Compartilhar não, mas ja tive meu email vazado algumas vezes :clown_face:

14 curtidas

Nunca mesmo, e alias é tão fácil fazer um e-mail hoje em dia, não tem necessidade de compartilhar não.

Uma coisa aprendi, se tem aviso é pq algo já aconteceu e não foi só uma vez!!! :sweat_smile: :sweat_smile:

21 curtidas

Não compartilho e nem compartilhei, e-mail é muito pessoal…

16 curtidas

Pelos relatos que lemos aqui na Nucommunity, compartilhar e-mail é a menor c… que fazem por aí! :rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy::rofl::joy:

:metal::metal::metal::metal:

18 curtidas

É como diz o ditado: Se tem aviso, é porque tem história. :joy:

14 curtidas

Que tópico perfeito, obrigado por compartilhar :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

Confesso que já utilizei o mesmo e-mail em tudo que é site e conta bancária, até mesmo compartilhei abertamente, porém com o tempo fui aprendendo, hoje todos os e-mail tem suas funcionalidades, uns são completamente restrito e com 2 fatores ativos, querendo adicionar outra camada, enquanto o número de telefone também fica restrito ao compartilhamento.

14 curtidas

Ótimo conteúdo @Ricca! Quem já levou golpe com email sabe o quanto é importante tudo isso.

14 curtidas