Você tem o hábito de compartilhar seu e-mail?
Olá pessoal, como estamos?!
Vamos conversar sobre: Segurança .
Hoje, 31/01, é a data em que se comemora o lançamento do 1º Satélite dos EUA.
O Explorer 1, foi uma resposta à URSS (União Soviética), que havia lançado 3 meses antes o Sputnik. Para não ficar para trás, os EUA rapidamente produziram o próprio satélite.
E o que isso tem haver com o compartilhar de dados?
Ao longo dos anos, a tecnologia nos trouxe inúmeras facilidades, e mais do que nunca é necessário ter muito cuidado ao compartilhar seus dados.
O número dos nossos documentos são pessoais e intransferíveis e nossos endereços eletrônicos, se tornaram igualmente importantes na verificação do usuário.
Ao compartilhar seu e-mail, alguns transtornos podem acontecer como:
Exposição de dados sensíveis
Compartilhando o endereço eletrônico, o outro usuário também terá acesso a sua Caixa de Entrada e a outras funcionalidades que o provedor de e-mail permite. Como utilizamos essas informações em sites de compras, instituições financeiras, sites governamentais, cadastro de chave pix entre outros, a pessoa que acessa sua Caixa de Entrada conseguirá facilmente alterar suas senhas e acessar qualquer conta a partir disso.
Conflito de Cadastros
Vale reforçar que se você utiliza seu e-mail em cadastros de sites, e o mesmo é compartilhado, você está expondo suas informações pessoais, permitindo a possibilidade de alteração de senhas em diversos lugares.
Um dos motivos é que a pessoa que tem o acesso ao seu e-mail, pode alterar a sua senha. Outro motivo, não menos importante, é que se essa pessoa é hackeada de alguma forma, suas informações ficam expostas e pessoas mal intencionadas podem visualizar suas informações.
Uma dica para evitar isso?
Fatores de segurança: Esse tipo de ação solicita uma outra forma de validação além da sua senha. Alguns provedores solicitam um código enviado via SMS ao número de telefone vinculado ao seu cadastro; outros solicitam que você acesse o dispositivo que você faz uso para confirmar que este novo acesso é feito realmente por você.
Comente aqui conosco: Você já compartilhou seu e-mail com alguém?