Compartilhamento PIX para número não cadastrado no whatsapp

Pagar com PIX é algo super prático mas é um saco quando o estabelecimento pede pra enviar o comprovante por whatsapp e não temos o número deles cadastrado. as vezes é uma compra feito num local onde nunca mais retornaremos. pra que cadastrar um contato no whatsapp se nunca mais vou ter relação com eles?

Pensando nisso seria interessante adicionar uma opção no compartilhamento permitindo o envio para número não cadastrado nos contatos. Abriria uma tela para digitar o número e então o app gera uma url do whatsapp que abre o contato sem a necessidade de cadastrar.

Exemplo:
Informo como destinatário o número: 11 987 654 321
Ai o app gera a seguinte url clicável: https://wa.me/05511987654321

Assim ao clicar nesse link somos direcionados direto para o contato, sem a necessidade de cadastrar ele. Enviamos o comprovante de forma rápida e simples.

4 curtidas

Olá @mstrey !

O problema é que o Whatsapp não permite anexar a imagem junto a abertura da conversa do app no link, só é possível colocar um texto pré formatado

https://wa.me/55***********?text=mensagem :white_check_mark:
https://wa.me/55***********?imagem=comprovante.png :x:

Seria mais interessante o próprio WhatsApp implementar essa função.

7 curtidas

Mesmo não sendo possive enviar direto com a imagem, podemos salvar ela na galeria e depois voltar pra compartilhar. é mais fácil do que cadastrar o contato.

e não me parece ser mais fácil aguardar pelo whatsapp. foi justamente pensando em não aguardar pelas grandes corporações fazerem melhor que nasceram os bancos digitais.

1 curtida

Sua sugestão é bem intuitiva, já cheguei a pensar em algo parecido na qual seria uma opção que perguntasse de você gostaria de adicionar um WhatsApp / e-mail para envio rápido de comprovante assim, ao gerar uma cobrança após o pagamento o pagador clicaria na opção de "envio rápido de comprovante* e o App se encarregaria ds enviar o comprovante ao número de WhatsApp/ e-mail cadastrado, sem que haja a necessidade de ficar salvando número ou abrindo outros apps.
O que acham?

5 curtidas

Esse é o caminho. facilitar a vida do usuário que não aguenta esperar por soluções de grandes corporações que não tem esse interesse. Whatsapp não tem interesse em facilitar o envio sem cadastrar o usuário. ele sempre quer mais dados dos contatos.

1 curtida

Pra contornar isso o app do Nubank poderia enviar uma mensagem padrão de texto e logo em seguida o comprovante.

Por aqui eu fiz um botão no app Atalhos do iOS que, ao acioná-lo, eu posso digitar ou colar um número e ele já abre uma conversa no WhatsApp com a pessoa! Aí eu mando um “oi” e compartilho o comprovante! :smile:

2 curtidas

Eu acho que seria interessante o próprio Nubank fazer o envio para um número previamente cadastrado na base de dados deles e quando concluir um Pix perguntar se deseja notificar o destinatário, dando opção de mudar o número. Eles podem analisar se envia por SMS ou whatsapp.