Aqui no Distrito Federal tem um programa de incentivo fiscal, onde poderá ter resgate (tipo cashback) em compras realizadas com o CPF na nota (Nota Legal).
Em outros estados, também é comum essa prática. Porém, já vi relatos de casos em que os estabelecimentos se aproveitam para fazer análise de crédito e os clientes tiveram seu score afetado.
Sempre coloco o CPF na nota também. Acho que meu score nunca foi afetado por isso. Fica sempre variando, mas sinceramente baseado nos relatos aqui da comunidade, não vejo isso afetando a vida das pessoas, de forma real
Sempre coloco CPF na nota, aqui no RN eles realizam sorteios, e pra mim é prático pois se preciso da Nota Fiscal, no site da SEFAZ consigo puxar uma 2ª via, para garantia e etc.
Sobre o score, se a empresa fizer a consulta vou poder identificar e reportar ao Serasa, e dependendo do caso até mesmo processar.
Também dependendo do estado, é obrigatório em uma Nota Fiscal acima de X valores a inclusão dos dados do consumidor.
Compensa sim. Principalmente se a Secretaria da Fazenda do seu estado te incentiva na educação fiscal. Aqui no Ceará tem o Minha Nota Tem Valor ,que é um programa que oferece sorteios mensais pela loteria federal sempre que o usuário cadastrado pedir pra pôr o CPF na nota. E o mais bacana é a doação para ONGs. Eu pontuo e a instituição que eu escolho também pontua.
Nunca tive nenhum problema com score desde que sou cadastrado. E toda nota em meu nome tá lá no SEFAZ caso eu queira ver alguma informação.
Eu particularmente nunca vi esse tipo de relato, mas se eu for fazer uma análise do que houve com meus score depois que comecei a por o Cpf nas notas, vou te dizer que ele subiu.
Sou paulista e sempre peço CPF na nota, pois alem de ter o “cashback” tanto o Estado quanto a Capital de São Paulo tem planos de premiação atraves de sorteio para cupons gerados atraves das notas.