Eu passei por uma situação estranha, houve uma tentativa de compra no meu cartão virtual no valor de R$0,00, isso mesmo, zero reais. O cartão estava bloqueado e a compra foi negada. Entrei em contato e a Nubank cancelou o cartão imediatamente, e eu gerei outro em seguida.
Fiquei em dúvida sobre o motivo do valor da compra estar zerado (o pessoal do chat não me esclareceu muito bem):
será que foi um erro arbitrário do sistema?
será que foi clonagem e quem clonou estava testando?
os sistemas de pagamentos aceitam compra com valor 0,00?
Quando você cadastra o cartão em algum serviço como por exemplo uber o app faz uma “compra de verificação” que é para verificar se o cartão é de crédito e está ativo.
Exemplo do meu Credicard On que está cadastrado em vários serviços.
Eu me cadastrei no Ifood por agora e fiz uns teste, pelo que vi, realmente alguém tentou cadastrar meu cartão lá. Não sei se conseguirei mais informações a ponto de rastrear o vazamento da informação, mas vou tentar ainda.
Bacana @daviddiniz.
Esse foi o caso aqui, alguém tentou cadastrar meu cartão no Ifood, acho que isso já é certo. Fiz alguns testes aqui e fiquei com a impressão de que a forma que a Nubank comunica isso poderia ser melhor, pois quando o Ifood checa:
se o cartão está bloqueado: aparece mensagem de Compra de 0,00 NEGADA;
se o cartão está desbloqueado: aparece mensagem de Ifood verificou seu cartão e dizemos que está tudo ok e não aparece compra zerada na lista de movimentações.
Acho que o padrão das mensagens poderia ser o mesmo, mas isso é coisa mínima que não me incomoda muito não.
O que eu ainda gostaria de descobrir é por onde meus dados vazaram, mas não sei se haverá pegadas para seguir nesse caso.