Compra com valor R$0,00 no cartão virtual

Olá Pessoal, espero que estejam bem :blush:!

Eu passei por uma situação estranha, houve uma tentativa de compra no meu cartão virtual no valor de R$0,00, isso mesmo, zero reais. O cartão estava bloqueado e a compra foi negada. Entrei em contato e a Nubank cancelou o cartão imediatamente, e eu gerei outro em seguida.
Fiquei em dúvida sobre o motivo do valor da compra estar zerado (o pessoal do chat não me esclareceu muito bem):

  • será que foi um erro arbitrário do sistema?
  • será que foi clonagem e quem clonou estava testando?
  • os sistemas de pagamentos aceitam compra com valor 0,00?

Alguém já passou por isso?

Você tentou contratar algum serviço ontem? Às vezes as empresas fazem testes apenas para verificar se o número do cartão está ativo.

24 curtidas

Pensei a mesma coisa aqui. Já aconteceu comigo algumas vezes! :blush:

20 curtidas

Isso mesmo, e em seguida o pagamento é estornado (pelo menos a operação) rs

16 curtidas

É verdade!
Pelo menos comigo, nunca testaram o valor de 0,00R$, eles sempre usam um valor irrisório para teste do cartão, mas sempre a cima de zero.

10 curtidas

A Claro testou o valor de 0,00 comigo
Quando fui ativar um plano

10 curtidas

Você estava esperando alguma transação teste?

Porque se não estiver, é provável que houve alguma tentativa de clonagem…

3 curtidas

Exatamente! A Azul seguros fez a mesma coisa com meu cartão, depois estornou.

Mas creio que só vão fazer isso, se nos estivermos utilizando algum serviço.

8 curtidas

Não tentei, veio assim: Ifd*Ifood R$0,00, mas eu não realizei nenhum cadastro no Ifood ou algo similar.

Você já tentou entrar em contato com o suporte do Ifood para tentar averiguar do que se trata?

5 curtidas

Quando você cadastra o cartão em algum serviço como por exemplo uber o app faz uma “compra de verificação” que é para verificar se o cartão é de crédito e está ativo.
Exemplo do meu Credicard On que está cadastrado em vários serviços.

5 curtidas

Eu me cadastrei no Ifood por agora e fiz uns teste, pelo que vi, realmente alguém tentou cadastrar meu cartão lá. Não sei se conseguirei mais informações a ponto de rastrear o vazamento da informação, mas vou tentar ainda.

Bacana @daviddiniz.
Esse foi o caso aqui, alguém tentou cadastrar meu cartão no Ifood, acho que isso já é certo. Fiz alguns testes aqui e fiquei com a impressão de que a forma que a Nubank comunica isso poderia ser melhor, pois quando o Ifood checa:

  • se o cartão está bloqueado: aparece mensagem de Compra de 0,00 NEGADA;
  • se o cartão está desbloqueado: aparece mensagem de Ifood verificou seu cartão e dizemos que está tudo ok e não aparece compra zerada na lista de movimentações.

Acho que o padrão das mensagens poderia ser o mesmo, mas isso é coisa mínima que não me incomoda muito não.

O que eu ainda gostaria de descobrir é por onde meus dados vazaram, mas não sei se haverá pegadas para seguir nesse caso.

Minha recomendação é usar um cartão virtual assim evita maiores problemas pois ai é só excluir o cartão e criar um novo com outra numeração

4 curtidas

Sim @daviddiniz, no meu caso foi com o virtual mesmo.

1 curtida

Eu peguei como prática usar o cartão virtual e logo depois excluir ele. Nunca mais tive nenhum problema com clonagem, compras indevidas e etc…

Recomendo o mesmo.

4 curtidas

Muito trabalho e perda de tempo fazer isso toda vez que criar