Olá a todos.
Este é meu 1° tópico.
Decidi efetuar a minha primeira contribuição c/este tema, dado a novidade da compra da EasyInvest pelo NuBank. ([Nubank compra a Easynvest 🎉])
Mas eu tenho Investimentos em outra plataforma/homebroker/banco. E agora?
Vamos por partes.
O que é transferência de custódia?
A portabilidade de investimentos, também conhecida como transferência de custódia, é a possibilidade de você transferir seus ativos e seus produtos financeiros de uma instituição; seja ela uma CTVM(corretora) ou uma DTVM (distribuidora); p/ outra sem precisar resgatar as aplicações, o que causaria uma possível perda de valor. Mesmo que mínimo.
Como efetuar tal transferência?
Aqui eu tentarei ser conciso e objetivo, mas vale uma pesquisa de sua parte sobre o tema no tio Google.
Em tese ela é simples quando se trata de transferência de custódia de ações, títulos do Tesouro e Fundos Imobiliários pois são bastante comuns.
Habitualmente a corretora ou banco, ou até agente de custódia, realiza em até uma semana os procedimentos necessários para conclusão da transferência de custódia.
São 5 os passos:
1-Abra conta na instituição financeira com a qual deseja transferir.
2-Entrar em contato c/ a instituição cedente (onde estão os seus recursos ) e verificar os procedimentos necessários p/ solicitar da transferência de custódia;
3-Relacionar os ativos e as respectivas quantidades que serão transferidas (se já estás decidido/a é preferível tudo)
4-Ter em mãos o CNPJ da instituição de destino dos investimentos e o seu código de cliente;
5- Enviar as documentações/solicitação exigidas pela instituição cedente.
Agora na transferência de ativos de renda fixa e fundos de investimento…é que a “porca pode torcer o rabo”.
Porquê?
Primeiro por uma atitude questionável, pois muitas instituições não informam aos seus clientes a possibilidade de se poder fazer isso.
Principalmente os Fundos de Investimentos (busque informações e vc entenderá o porque).
Nisso a CVM começou a receber muitas reclamações de clientes insatisfeitos com corretoras, bancos e plataformas de investimento que estavam exigindo muita BUROCRACIA que vão desde o preenchimento de um formulário por escrito, assinatura em um documento e, p/COMPLICAR, utilizam um serviço que um gringo daria risada ou ficaria pasmo com sua existência: reconhecimento de firma em cartório por autenticidade.
Estamos em tempos pandemia e isolamento, enfrentar fila para colher carimbo da burocracia é tudo do que o você não quer correto?
Bom…o processo deve ser eletrônico, recomenda CVM.
Mas…nem todas as instituições permitem isso.
Mas saiba que a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), da CVM, soltou em 6 de abril deste ano um comunicado destacando que o requerimento de transferência deve ser, PREFERENCIALMENTE, realizado eletronicamente.
E se, por algum motivo, tiver que haver algum procedimento por meio físico, a assinatura do cliente deve ser validada c/A SIMPLES APRESENTAÇÃO de documento de identificação válido.
Portanto, não é necessário ir até um cartório para colher assinatura.
Mas saiba que se você não disser isso, há uma possibilidade de que a tua instituição venha com o papo do cartório que era o comum.
Por isso a caixa alta em “PREFERENCIALMENTE” aí em cima. Não é regra infelizmente.
A justificativa que as instituições financeiras davam de que a assinatura reconhecida é necessária para evitar fraudes não faz muito sentido.
A portabilidade só pode ser feita p/a mesma titularidade, o que limita as fraudes a quase zero.
Enfim, de posse destas informações você provavelmente pode bater de frente e peitar a sua instituição.
Muita coisa precisa mudar na CVM e na Bolsa.
Mas isso é uma opinião pessoal.
Bandeiras:
- que hajam mais tópicos sobre isso,
- que a EasyInvest/NuBank facilite a transferência,
- que os moderadores aqui busquem nos colocar a par desta compra e como será efetivada p/nós clientes,
- taxa zero como alguns concorrente fazem nas transações de compra e venda de ações, salvo as taxas comuns da B3.
- orientação oficial do @Nubuddy ou da @EquipeNuCommu sobre o tópico.
Espero ter colaborado.
Se errei em algo me avisem.
Estarei acompanhando meu primeiro tópico com frequência e pronto para responder quaisquer dúvidas.
Forte abraço a todos as roxinhas e roxinhos
#SouNu