Compra da EasyInvest e Transferência de Custódia

Olá a todos.
Este é meu 1° tópico.

Decidi efetuar a minha primeira contribuição c/este tema, dado a novidade da compra da EasyInvest pelo NuBank. ([Nubank compra a Easynvest 🎉])

Mas eu tenho Investimentos em outra plataforma/homebroker/banco. E agora?

Vamos por partes.

O que é transferência de custódia?

A portabilidade de investimentos, também conhecida como transferência de custódia, é a possibilidade de você transferir seus ativos e seus produtos financeiros de uma instituição; seja ela uma CTVM(corretora) ou uma DTVM (distribuidora); p/ outra sem precisar resgatar as aplicações, o que causaria uma possível perda de valor. Mesmo que mínimo.

Como efetuar tal transferência?

Aqui eu tentarei ser conciso e objetivo, mas vale uma pesquisa de sua parte sobre o tema no tio Google.

Em tese ela é simples quando se trata de transferência de custódia de ações, títulos do Tesouro e Fundos Imobiliários pois são bastante comuns.

Habitualmente a corretora ou banco, ou até agente de custódia, realiza em até uma semana os procedimentos necessários para conclusão da transferência de custódia.
São 5 os passos:

1-Abra conta na instituição financeira com a qual deseja transferir.

2-Entrar em contato c/ a instituição cedente (onde estão os seus recursos ) e verificar os procedimentos necessários p/ solicitar da transferência de custódia;

3-Relacionar os ativos e as respectivas quantidades que serão transferidas (se já estás decidido/a é preferível tudo)

4-Ter em mãos o CNPJ da instituição de destino dos investimentos e o seu código de cliente;

5- Enviar as documentações/solicitação exigidas pela instituição cedente.

Agora na transferência de ativos de renda fixa e fundos de investimento…é que a “porca pode torcer o rabo”.

Porquê?

Primeiro por uma atitude questionável, pois muitas instituições não informam aos seus clientes a possibilidade de se poder fazer isso.
Principalmente os Fundos de Investimentos (busque informações e vc entenderá o porque).

Nisso a CVM começou a receber muitas reclamações de clientes insatisfeitos com corretoras, bancos e plataformas de investimento que estavam exigindo muita BUROCRACIA que vão desde o preenchimento de um formulário por escrito, assinatura em um documento e, p/COMPLICAR, utilizam um serviço que um gringo daria risada ou ficaria pasmo com sua existência: reconhecimento de firma em cartório por autenticidade.

Estamos em tempos pandemia e isolamento, enfrentar fila para colher carimbo da burocracia é tudo do que o você não quer correto?

Bom…o processo deve ser eletrônico, recomenda CVM.
Mas…nem todas as instituições permitem isso.
Mas saiba que a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), da CVM, soltou em 6 de abril deste ano um comunicado destacando que o requerimento de transferência deve ser, PREFERENCIALMENTE, realizado eletronicamente.
E se, por algum motivo, tiver que haver algum procedimento por meio físico, a assinatura do cliente deve ser validada c/A SIMPLES APRESENTAÇÃO de documento de identificação válido.
Portanto, não é necessário ir até um cartório para colher assinatura.

Mas saiba que se você não disser isso, há uma possibilidade de que a tua instituição venha com o papo do cartório que era o comum.
Por isso a caixa alta em “PREFERENCIALMENTE” aí em cima. Não é regra infelizmente.

A justificativa que as instituições financeiras davam de que a assinatura reconhecida é necessária para evitar fraudes não faz muito sentido.
A portabilidade só pode ser feita p/a mesma titularidade, o que limita as fraudes a quase zero.

Enfim, de posse destas informações você provavelmente pode bater de frente e peitar a sua instituição.
Muita coisa precisa mudar na CVM e na Bolsa.
Mas isso é uma opinião pessoal.

Bandeiras:

  • que hajam mais tópicos sobre isso,
  • que a EasyInvest/NuBank facilite a transferência,
  • que os moderadores aqui busquem nos colocar a par desta compra e como será efetivada p/nós clientes,
  • taxa zero como alguns concorrente fazem nas transações de compra e venda de ações, salvo as taxas comuns da B3.
  • orientação oficial do @Nubuddy ou da @EquipeNuCommu sobre o tópico.

Espero ter colaborado.
Se errei em algo me avisem.
Estarei acompanhando meu primeiro tópico com frequência e pronto para responder quaisquer dúvidas.

Forte abraço :facepunch:t3: a todos as roxinhas e roxinhos :smiley:

#SouNu

24 curtidas

Oi! Para descobrir o que eu posso fazer diga @nubuddy mostrar ajuda.

1 curtida

Ótimo tópico amigo! Esse é um assunto que irá render bastante discussão nas próximas semanas!

Com certeza isso deverá ocorrer em um futuro próximo!

9 curtidas

Pôxa, muito obrigado @endydealmeida. Um NuMentor :facepunch:t3:.
Com certeza isso renderá muitas opiniões.
Agradeço o comentário.
Espero mesmo que renda, não o tópico, mas o TEMA.
Forte abraço.

4 curtidas

Tópicos de Conteúdo que não geram Likes infelizmente e que não podem cair em esquecimento.

Ótimo conteúdo.

4 curtidas

Bom dia! A NuBank comprou a EasyInvest, mas quem vai administrar ela? As vezes uma empresa compra a outra, mas sua forma de administrar não altera. Maximo que vi ate agora foi uma propaganda da easyinvet no face que ficou roxa. rs aguardando mais novidades além do banner. rs

Um pouco antes de aparecer o corona, eu estava para fazer essa transferência de custódia, mas quando fui ler o que era necessário deu até preguiça, tinha até que assinar e enviar formulários kkkkk, resultado é que nem cheguei a fazer, pois vendi minhas ações prevendo a queda drástica e amealhei alguns lucros. Mas o assunto é de muita relevância, e com certeza vai ter muita gente aqui a procura de informação.

2 curtidas

Muito obrigado @FelipeMoraes a intenção será sempre agregar :facepunch:t3:.

1 curtida

Eu quero que o nubank melhore logo o portifólio da easy para investimento.
Uma aplicação em renda fixa sem ter que pagar irpf começa com aplicação na casa de mil reais. Fiz um investimento semelhante na xp com 200. Agora que easy é nu, fui humildemente com 70 reais já colocar em algo na plataforma e vi que diferente da plataforma de conta, a easy não tem muitas opções acessíveis, rentáveis e isentas de impostos não.

Quando será que a gente vai ver a easy com cara de nubank de verdade?

Pra mim só faz sentido portabilidade assim.

também estou muito interessado na relação entre investimentos X conta digital. Quem puder e souber atualize aqui como estão as tratativas entre easy e o Nu. Hoje, mantenho conta em algumas corretoras para os investimentos em Renda Variável e Renda fixa. No Nu só mantenho os recursos do dia-a-dia.

1 curtida

A “portabilidade” de ativos de um mesmo grupo de corretoras (exemplo: o Grupo XP possui as corretoras XP, Clear e Rico) não precisa desta burocracia toda. Basta o preenchimento do formulário de ativos assinado e enviado à corretora de destino por email. Agora , fora do grupo a burocracia é assim mesmo. Eu fiz portabilidade de um produto de renda fixa entre as corretoras Modal e XP. Tive, inclusive, que reconhecer firma em cartório. Que venha logo a integração entre Nu X Easy.

1 curtida