Compra Internacional

Fiz uma compra pela Amazon na gringa com o roxinho e o Nubank me mandou um e-mail dizendo que ao invés de selecionar a moeda BRL, eu deveria ter optado em moeda original, para evitar variações no valor da cobrança. Como assim? O valor total em BRL já não estariam inclusas a conversão de moeda e a cobrança de IOF?

2 curtidas

Normalmente ao fazer compras/saques internacionais, se oferecem pra converter pra real é numa cotação deles (normalmente desfavorável).

Principalmente ao usar caixas eletrônicos no exterior, alguns oferecem pra converter usando uma taxa absurda, mandando cobrar/sacar na moeda original sem converter o valor, quem faz a conversão é o emissor do cartão/banco numa taxa menos abusiva.

Mas por ser Brasil, ainda cobrar 4% de spread (taxa pra converter a moeda) + 6.38% de IOF (imposto).

Pra compras internacionais o melhor cartão são os das cooperativas de crédito (sicredi, sicoob, woop,…) pois pelo menos não cobram spread, e fica um valor mais justo.
Só não da pra fugir do IOF de 6.38%, a menos que abra uma conta internacional (BS2 e C6 oferecem isso, onde só paga 1.1% de IOF pra mandar o dinheiro pra fora e usando o cartão de débito da conta internacional evita 5.28% de gastos no IOF).

6 curtidas

Tanto a Amazon quanto as maquininhas de cartão de crédito nos EUA oferecem para fazer a conversão direta do dólar porém como o @Eudes disse realmente não vale a pena, minha primeira compra na Amazon.com eu também pedi para converter e nos meus cálculos eu perdi em torno de 80 reais por isso. Fico feliz que o Nubank avisa que essa não é a melhor opção.

2 curtidas

Bá que informação excelente cara, não sabia disso. Sabe dizer se usar o cartão de débito é tão fácil quanto usar o de crédito no exterior?

3 curtidas

Entendi! Muito obrigada!!

Nossa, eu realmente não sabia disso. Pensei que fosse o contrário! Também achei legal o Nubank ter explicado. Só poderia ter avisado antes da confirmação de pagamento. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Cartão de débito brasileiro, se for múltiplo pode ser que de problemas em algumas maquininhas antigas pois lá fora não é comum ter crédito e débito no mesmo cartão.

Agora os cartões de débito “debit” das contas internacionais normalmente funcionam de forma diferente dos daqui, eles podem ser até usado em sites pois funcionam como se fossem cartões de crédito pré-pago com o saldo da conta sendo o saldo do cartão.

Não faz compra parcelada, mas normalmente funcionam em lojas on-line sem dificuldades :wink:

2 curtidas

Acho que os únicos cartões de débito brasileiros que funcionam dessa forma, são o PoupCard Visa do Bradesco e o cartão de débito do Neon que funciona on-line como se fosse crédito (Visa Debit)

2 curtidas