Compra negada na NIKE

Há uns dias chegou uma notificação
“Google TEMPORARY HOLD acabou de verificar se o seu cartão com final **** está ativo e confirmamos que está tudo certo”.
Uns minutos depois chegou a mesma mensagem mas com “SHOPEE BR acabou de verificar se o seu cartão…”

Eu já estranhei e logo bloqueei meu cartão virtual (que é o cartão que estavam verificando).
Logo depois, uma notificação de “COMPRA de R$0,00 NEGADA em NIKE pois o cartão está bloqueado.”

Gente? Clonaram meu cartão virtual? Eu nem tenho conta na NIKE.
Única coisa que estranhei foi que o valor estava R$0,00.
O que pode ter sido isso?
Corro perigo?

Já exclui o cartão virtual em questão.
Já aconteceu com alguém?

Oi! Com base no seu relato, me parece que cadastraram seu cartão nesses serviços, normalmente as empresas cobram um valor ou só verifica para ver se o cartão é válido. Se não foi você que cadastrou na Nike ou nos serviços do Google, exclua o cartão o quanto antes, vou deixar o link abaixo do Google que explica sobre as cobranças realizadas no cartão. :handshake:

15 curtidas

Olá @geicyreis bem vinda aqui na Comunidade.

Será que não tem algum vírus no seu celular ou computador? Pergunto porque tenho um amigo que aconteceu isso mesmo que você relatou.

E fez muito bem em excluir! :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Obrigado por compartilhar aqui, ajudará outros membros.

10 curtidas

Procure um técnico de confiança para ver se o seu dispositivo está infectado. Ou formate ele se você souber fazê-lo.

2 curtidas

Fez bem em bloquear e depois excluir o cartão. Assim evitou muita dor de cabeça.

Com meu irmão aconteceu de ele usar o cartão para fazer uma compra no celular usando o wi-fi do Shopping Center. Logo depois fizeram compras usando o cartão dele. Ainda bem que ele conseguiu o estorno.

6 curtidas

pois hj qualquer compra que faco na internet so uso cartao virtual temporario os unicos aplicativos que tenho cartao cadastrado e no ifood uber e na carteira do google no mais qualquer compra na internet com cartao temporario

3 curtidas

Também tenho esse cuidado com meus cartões sempre virtual além do limite no mínimo.
@geicyreis você fez o correto em excluir mesmo evitou uma dor de cabeça tremenda.

8 curtidas

Hoje eu recebi uma ligação no trabalho identificado por Diley Godoy na chamada. Minha colega de trabalho na hora presenciou e aconselhou nao atender, pois ela tinha recebido uma chamada com o mesmo nome falando se ela aprovava uma fatura na conta do nubank que ela também possui. Há alguns dias atrás a mãe dela que possui uma conta nubank negou a fatura por uma ligação automática teclando o 2 [NÃO] e fizeram um pix no cartão de crédito no valor de R$7.300,00 para um CNPJ desconhecido. Vamos ficar atentos!

3 curtidas

Simplesmente apertando um número? Estranho isso.

Exatamente, fiquei muito assustado com a sofisticação do golpe… assombroso

Valeu @Br.uno por compartilhar aqui na Comunidade :clap:t5: :clap:t5:, estes golpistas não nos dão sossego.

3 curtidas

Esse relato, de sua amiga, está incompleto.
Seguramente, a vítima do golpe seguiu as orientações do golpista e, provavelmente fez o PIX no crédito para o tal CNPJ.
Esse é modus operandi dessa modalidade de golpe, que utiliza engenharia social para enganar as vítimas.

2 curtidas

Deixa eu tentar explicar melhor: A mãe da minha amiga recebeu uma ligação automática dizendo que era do nubank questionando sobre um lançamento de fatura de valor X (agora não lembro quanto foi…). Então deram 2 opções: se a fatura fosse dela, digitava a tecla 1 [SIM]; se a fatura não fosse dela, digitava a tecla 2 [NÃO]. Como a fatura não era dela, ela apertou o 2 [NÃO]; assim que ela apertou a ligação encerrou e como ela tinha achado estranho, foi conferir a conta do nubank… aí o estrago já tinha sido feito: fizeram um Pix com cartão de crédito no valor de R$7.300,00 para um CNPJ desconhecido…

A única forma disso ocorrer é se o dispositivo tiver sido comprometido ou os dados do cartão físico ou virtual foram utilizados.
Em qualquer dos casos, alguma engenharia social foi empregada.

1 curtida