Pessoal. Quando vocês compram em sites confiáveis da China. Vocês pagam em real ou dólar? Pelo que pesquisei o Nu Bank tem um spread de 4%, ou seja, pagando em dólar, eles cobrariam uma cotação de dólar 4% mais cara.
Pagando em real, o Aliexpress por exemplo, deve usar alguma empresa brasileira, que faz a cobrança para eles. Nesses casos, eu não pagaria o ágio e nem o IOF, ou o valor em real já tem tudo isso incluso?
Sabem como isso funciona e o que é melhor? Pagar em dólar ou real?
Sempre que estiver disponível, é melhor em Real.
No caso de sites que não possuem uma empresa de pagamentos nacional que intermedia a transação, não faz diferença.
O cartão pode ser usado normalmente em qualquer compra online. O único detalhe a se atentar é que apesar de ser débito, é necessário escolher a opção crédito na hora da compra (não me pergunte o motivo).
Huuummmmm Interessante, bom saber. Então quer dizer que ao realizar a compra é só escolher pagar em Real, esquecer a cotação do dollar e dar adeus ao spread?
Pelo que entendi então, teríamos duas alternativas:
Pagar em dólar, mas usando um cartão multimoeda. Nesse caso o IOF é menor, porém ainda haveria a incidência de spread.
Pagar em real, usando o Nu Bank. Nesse caso, alguns disseram que não teria IOF e outros disseram que sim, que haveria IOF. Mas de qualquer forma há um spread, seja da Aliexpress ou seja da Ebanx.
Depende do site. Se o site processar sua compra como nacional, vale mais a pena pagar em Real. O pessoal aí em cima disse que o Ali Express é assim, eu nunca testei. Mas, por exemplo, na Amazon.com (site americano) eles dão a opção de pagar em dólar ou real. No caso deles é melhor pagar em dólar, pq pagando em real o Nubank converte de volta pra dólar e aplica IOF e spread. Então você passa por duas conversões (da Amazon e da Nubank), o que geralmente não é bom. Ou seja, tem que descobrir se vai ser processado como pagamento nacional (e escolher Real) ou pagamento internacional (e escolher Dólar).