Comprovantes de pagamento

No app infelizmente não mostram com detalhes. Mas podem ir nos e-mails, lá geralmente ficam toda as ações lá

Boa tarde! Acredito que a dúvida da maioria seja a mesma minha:
Como consigo comprovar “juridicamente” uma compra que efetuei pelo cartão de crédito NuBank na maquininha de um estabelecimento comercial, após ter perdido o comprovante impresso em papel (famosa bobina)?
O estabelecimento não tem obrigação legal de acatar o que aparece na tela do meu celular, seja o app do NuBank ou qualquer outro aplicativo.

Olá @rodrigomelo, seja bem-vindo à NuCommunity!

Imprimir qualquer coisa em um papel térmico (bobina) é tão possível quanto forjar um print no celular, já que aquele papelzinho não tem valor fiscal. É um papel de pão.

Logo, ambos os métodos devem servir para comprovar uma compra.

O Nubank é uma instituição digital, onde o cliente controla tudo pelo app. Então todos os comprovantes necessários serão digitais.

Você teve problemas para comprovar um pagamento?

8 curtidas

Boa tarde @endydealmeida !

Concordo que uma transação digital seja mais difícil de adulterar que uma autenticação mecânica no papel, sobretudo com recursos criptográficos utilizados, etc.

Entretanto se houver o repúdio do estabelecimento, como eu consigo o “identificador digital” que a credora NuBank/Mastercard registrou para PAGAR O ESTABELECIMENTO onde eu passei o cartão (no caso a escola da minha filha) ? Ou seja, para que o departamento financeiro da escola possa usar esse “ID” para correlacionar o valor da dívida com o valor que paguei no cartão e posteriormente dar baixa na minha pendência financeira junto à escola?

Agradeço a atenção!

1 curtida

E

Nesse caso eu vou pedir ajuda para nossa desembargadora @Vittoria_Cunha.

6 curtidas

Como o @endydealmeida já ressaltou, aquele comprovante da máquina não tem validade alguma a não ser controle pessoal de gastos do usuário, tanto é que ao final é informado “não é cupom fiscal”.

Para fazer a comprovação desse pagamento, com os dados de rastreio, acredito que apenas mediante solicitação via chat, pois não identifiquei no aplicativo forma de fazer essa extração.

Se você tiver a possibilidade de comparecer presencialmente no estabelecimento, tem a opção de mostrar a cobrança na fatura (o app informa se o pagamento ainda estão em processo ou se já foi processado, quando viabiliza a antecipação de parcela).

Espero ter ajudado @Mr.Xis @rodrigomelo!

EDIT: acabei de encontrar uma orientação no FAQ que talvez possa ajudar nessa situação, segue o passo a passo para emitir a fatura detalhada :point_down:t2:


7 curtidas

Complementando a resposta de ontem @rodrigomelo, encontrei essas orientações oficiais nesse post:

4 curtidas

É comprovante de uma compra feita por cartão de crédito, qualquer app tem isso e se é uma compra on-line e voce precisa comprovar o pagamento ? App Nu precisa melhorar…

Precisei do comprovante e não encontrei informação no app e site, mas entrei em contato por telefone e foi resolvido em menos de 1min.

Então, caso alguém precisar é só ligar ou falar no chat que eles enviam a declaração de compra por e-mail.

Como sugestão, seria massa colocar essa orientação no FAQ. Procurei o tópico por “comprovante” “comprovante de compra no crédito” e não encontrei nada.

2 curtidas

Também precisei do comprovante de pagamento por cartão de crédito, através do chat, fiz a solicitação e no segundo atendimento me enviaram por e-mail em três idiomas.

2 curtidas

Bom dia, paguei uma fatura da claro com o cartão de crédito da NUBANK, mas eu não tirei o comprovante na hora, então a operadora diz que eu não paguei, sendo que no app está o desconto, meu nome está restrito por isso e não consigo tirar o comprovante para provar que paguei. Aguardo ajuda. Obrigado desde já.

Bom dia e boas vindas a comunidade.

Será necessário entrar em contato com o nubank para mais informações.

Como entrar em contato com o Nubank?

3 curtidas

Entrei em contato com o Nubank e me foi enviado uma declaração de compra, fui orientado a mandar um email para a Claro, fiz de acordo com o que fui orientado, enviei a declaração e o print da tela do celular onde está o pagamento, mas mesmo assim a Claro disse que o comprovante foi inválido. Vou colocar aqui a conversa minha com o Nubank.
Eu: Venho através deste, informar que o pagamento com vencimento no dia 01/08/2023, foi pago no dia
Segunda feira 9 de outubro de 2023 13:50 no valor de 72,29, paguei pelo cartão de crédito nubank, usando o app da nubank.

O mesmo não consta como pago no app da Minha Claro Móvel, o número (63992xxxxx9 está suspenso por falta de pagamento, sendo que eu já paguei o mesmo.

Claro:
Em atenção à sua demanda, informamos que seu comprovante veio inválido, o que nos impede de verificarmos os dados para atendermos sua solicitação. Favor solicite junto ao banco o comprovante de pagamento com código de barras para que possamos providenciar a baixa. Encaminhe-nos novo e-mail anexando um comprovante legível, para prosseguirmos com o atendimento.

Atenciosamente,
Claro - Comprovante Digital
comprovante.movel@claroatendimento.com.br
1052

Bom dia, parabéns pela dica, eu preciso para comprovante de gastos com o cartão de crédito, você sabe como fazer?

bom dia @Alexandre_Rodrigues6

vc pagou pelo cartão de credito certo ?
mas quem foi a adquirente ? quem processou esse pagamento., eles que devem dá pra vc o comprovante de pagamento.

vou da um exemplo

Minha conta de energia eu pago com o cartão de credito, entao entro no site da empresa e lá tem a opção de cartão de credito, pago por lá e pego o comprovante por lá.

Se era um boleto, e você utilizou um outro aplicativo para pagar ( carteiras digitais) tem que pegar o comprovante com eles.

1 curtida

eu peguei o codigo de barras no site da claro e paguei com o cartão de credito nubank. Como eu faço para cancelar esse pagamento? Acho que se tiver uma forma de cancelar ficaria mais fácil.

Olha se eu fosse vc …

pegaria o print do pagamento , e a declaração de compra que o nubank te forneceu. e abriria uma reclamação no consumidor . gov contra a claro. ( se não conhece da um google vc deve achar facil ).

cancelar o pagamento, para depois fazer outro não me parece um solução rapida e nem viavel.

Muito obrigado, por suas informações.

1 curtida

Eu já passei pelo mesmo, e consegui entrando em contato pelo chat. Aí tive que informar a compra exata, e eles me enviaram por e-mail. Acho que está carecendo esta funcionalidade diretamente no app, assim como as demais formas de compras.

1 curtida