Comunidade pegando fogo: qual o seu temperamento?

Nossa NuCommunity tem fases de extremo engajamentos e muitas trocas, algumas vezes acalouradas e membros bastante temperamentais, razão pela qual temos nossas regrinhas veja aqui.

Existem várias curiosidades sobre temperamentos humanos, como a influência da genética e a relação com os elementos da natureza.

Influência da genética

• Acredita-se que o temperamento seja inato e influenciado pela genética.
  • É comum que alguém tenha temperamentos semelhantes aos de um pai ou avô.
  • Pesquisas mostram que 20% a 60% do temperamento é determinado pela genética.

Relação com os elementos da natureza

• Na antiguidade, cada temperamento era ligado a um elemento: água, fogo, terra e ar.
  • Julgava-se que uma doença indicava o desequilíbrio de um desses elementos.

Tipos de temperamento

• Colérico: Pessoas diretas e assertivas em sua comunicação.
  • Sanguíneo: Pessoas extrovertidas e entusiásticas.
  • Fleumático: Pessoas que preferem uma comunicação calma e ponderada.
  • Melancólico: Pessoas mais reservadas e cuidadosas em sua comunicação.

Estudos de temperamentos

• Atualmente, os estudos dos temperamentos humanos se voltam para a psicologia e o autoconhecimento.
  • Ajudam pessoas a entenderem como elas se relacionam com o mundo.

Seja qual for o seu temperamento, nem tudo está perdido, todos nós temos defeitos e qualidades. :grin:

Acho que sou o resultado de uma mistura de Colérico com uma boa pitada de Melancólico :grin:

E Você, qual o seu temperamento ? Em qual mais você se identificou ?

25 curtidas

Ótimo conteúdo, Manoel! Me identifiquei com Fleumático, mas ao mesmo tempo que ser tranquilo tem suas vantagens, também tem que engolir muita coisa calado. :sweat_smile:

15 curtidas

Verdade Raniel. Olhando bem, acho que sou bastante Freumático, também. Acho que todos nós somos um pouco de tudo, a depender do momento e circunstância, mas claro, tem o temperamento que é prevalecente em nosso perfil.

Reavaliando e me olhando no espelho, acho que na verdade sou Fleumático também :grimacing:

16 curtidas

Otimo post,
eu acredito que seja bem Colérico mesmo :sweat_smile:

principalmente pessoalmente, online acho que sempre da pra disfarçar um pouco.

17 curtidas

De fato, a maioria das pessoas tem misturas de 2 ou 3 temperamentos, mesmo que seja (por exemplo) 95% colérico e 5 %melancólico, é raro alguém ser 100% 1 temperamento.

Eu sou 60, 30, 10 para melancólico, fleumático e colérico respectivamente.

Com isso, tenho uma grande problema em “meio termo” na questão de relacionamentos, ou seja, ou você é muito meu amigo ou eu não te dou assunto, essa é a briga entre meu lado fleumático e meu lado melancólico que são opostos nesse ponto.

Esse lado colérico eu estou tentando desenvolver muito por conta do trabalho, exige muito ter posicionamento e liderança.

Dica de leitura: Cercado de Idiotas

14 curtidas

Legal. Depois vou procurar um teste profissional ou fazer uma análise mais aprofundada para identificar os meus percentuais.

15 curtidas

@Manoel_Enio Tenho pós graduação em psicologia e gostei muito do seu tópico. Na verdade todos nós temos um pouco de cada temperamento, mas, tem algum que é mais forte no nosso comportamento e acaba se destacando mais.

14 curtidas

Show @Oliwa , parabéns pela sua formação acadêmica e pela informação.

Há muito tempo fiz um teste de temperamento humano em uma feira de ciências do Ensino Médio (no meu tempo era Ensino de Segundo Grau) :grimacing: , Mas não lembro exatamente qual foi o meu enquadramento à época, mas, imagino que o nosso temperamento não seja estágico ao longo da nossa jornada da vida.

14 curtidas

Perfeito! Não é mesmo! Mudamos por vários motivos, sejam, externos ou internos ou por vontade própria ou não. Obrigado por trazer esse conteúdo tão importante pra nós!

14 curtidas

É sempre muito bom ter um profissional por perto :slightly_smiling_face: :purple_heart:

11 curtidas

@Manoel_Enio, me fez refletir sobre mim mesmo neste momento.

Normalmente sou bem calmo, mas saio do sério em alguns momentos.

Vou pensar mais e aí volto para tentar me enquadrar predominantemente em um dos tipos de temperamento.

10 curtidas

Como já pontuou nosso psicólogo @Oliwa, todos temos um pouco de cada temperamento em função do momento, contudo creio que sempre haverá um mais predominante, que no meu caso, sem sombra de dúvidas é o colérico :rofl:.

17 curtidas

Gostei do seu tópico @Manoel_Enio , qualquer hora dessas vão conhecer um lado meu guardado

12 curtidas

Eita, @Edvan_Cds.
#Medo. :sweat_smile:

12 curtidas

A complexidade da mente e do comportamento não pode ser esquadrinhada por simples teorias elaboradas por estudiosos da psicologia, há muito mais a ser descoberto do que aquilo que os seres humanos pensam saber.

10 curtidas

Meus pensamentos são coléricos e minhas ações são melancólicas!

E acho que se falasse tudo o que eu penso já teria gabaritado o código penal brasileiro :rofl::rofl:

12 curtidas

Essa figurinha aí retrata exatamente o que você descreveu! :joy:

11 curtidas

Bem assim mesmo! É respirar fundo, contar a um milhão, sorrir e acenar pra não ser preso.

12 curtidas

Isso ajuda muito mesmo, @Rafael_Ricardo. “Salva vidas”. :sweat_smile:

12 curtidas

“Pessoas diretas e assertivas em sua comunicação”.
@LuizGSF , mesmo sem te conhecer pessoalmente, eu juro que quando li a descrição desse perfil lembrei de você :joy:

12 curtidas