Nossa NuCommunity tem fases de extremo engajamentos e muitas trocas, algumas vezes acalouradas e membros bastante temperamentais, razão pela qual temos nossas regrinhas veja aqui.
Existem várias curiosidades sobre temperamentos humanos, como a influência da genética e a relação com os elementos da natureza.
Influência da genética
Acredita-se que o temperamento seja inato e influenciado pela genética.
É comum que alguém tenha temperamentos semelhantes aos de um pai ou avô.
Pesquisas mostram que 20% a 60% do temperamento é determinado pela genética.
Relação com os elementos da natureza
Na antiguidade, cada temperamento era ligado a um elemento: água, fogo, terra e ar.
Julgava-se que uma doença indicava o desequilíbrio de um desses elementos.
Tipos de temperamento
Colérico: Pessoas diretas e assertivas em sua comunicação.
Sanguíneo: Pessoas extrovertidas e entusiásticas.
Fleumático: Pessoas que preferem uma comunicação calma e ponderada.
Melancólico: Pessoas mais reservadas e cuidadosas em sua comunicação.
Ótimo conteúdo, Manoel! Me identifiquei com Fleumático, mas ao mesmo tempo que ser tranquilo tem suas vantagens, também tem que engolir muita coisa calado.
Verdade Raniel. Olhando bem, acho que sou bastante Freumático, também. Acho que todos nós somos um pouco de tudo, a depender do momento e circunstância, mas claro, tem o temperamento que é prevalecente em nosso perfil.
Reavaliando e me olhando no espelho, acho que na verdade sou Fleumático também
De fato, a maioria das pessoas tem misturas de 2 ou 3 temperamentos, mesmo que seja (por exemplo) 95% colérico e 5 %melancólico, é raro alguém ser 100% 1 temperamento.
Eu sou 60, 30, 10 para melancólico, fleumático e colérico respectivamente.
Com isso, tenho uma grande problema em “meio termo” na questão de relacionamentos, ou seja, ou você é muito meu amigo ou eu não te dou assunto, essa é a briga entre meu lado fleumático e meu lado melancólico que são opostos nesse ponto.
Esse lado colérico eu estou tentando desenvolver muito por conta do trabalho, exige muito ter posicionamento e liderança.
@Manoel_Enio Tenho pós graduação em psicologia e gostei muito do seu tópico. Na verdade todos nós temos um pouco de cada temperamento, mas, tem algum que é mais forte no nosso comportamento e acaba se destacando mais.
Show @Oliwa , parabéns pela sua formação acadêmica e pela informação.
Há muito tempo fiz um teste de temperamento humano em uma feira de ciências do Ensino Médio (no meu tempo era Ensino de Segundo Grau) , Mas não lembro exatamente qual foi o meu enquadramento à época, mas, imagino que o nosso temperamento não seja estágico ao longo da nossa jornada da vida.
Perfeito! Não é mesmo! Mudamos por vários motivos, sejam, externos ou internos ou por vontade própria ou não. Obrigado por trazer esse conteúdo tão importante pra nós!
Como já pontuou nosso psicólogo @Oliwa, todos temos um pouco de cada temperamento em função do momento, contudo creio que sempre haverá um mais predominante, que no meu caso, sem sombra de dúvidas é o colérico.
A complexidade da mente e do comportamento não pode ser esquadrinhada por simples teorias elaboradas por estudiosos da psicologia, há muito mais a ser descoberto do que aquilo que os seres humanos pensam saber.
“Pessoas diretas e assertivas em sua comunicação”. @LuizGSF , mesmo sem te conhecer pessoalmente, eu juro que quando li a descrição desse perfil lembrei de você