Eu aprendi com meus pais que é sempre melhor você pagar tudo a vista e evitar ao máximo o uso do cartão de crédito, mesmo que sem parcelar.
Sem questionar, eu fiz isso por muitos anos até que em um determinado momento eu comecei a investir mais na minha inteligência financeira.
Venho aqui deixar a dica: cartão de crédito só prejudica quando se gasta o que não tem.
Sempre que faço um pagamento onde não haja desconto no dinheiro, eu passo no crédito. Passando no cartão de crédito você tem algumas vantagens:
você posterga o pagamento. Quanto mais tempo o dinheiro permanece com você, mais ele rende (nuconta ou outros investimentos)
todos os gastos ficam concentrados numa única data. Isso facilita o controle financeiro pois fica mais fácil ver a situação como um todo.
Vou dar um exemplo simples. Caso as contas estejam incorretas alguém avisa que eu arrumo.
Imagine uma compra de 1000 reais.
Se você tem 1000 reais na sua nuconta e paga a vista, seu saldo fica em 0 reais.
Se você pagar em 10 vezes sem juros, supondo um rendimento de 0,5% ao mês:
no mês 1, seus 1000 reais viram 1005 reais, você paga 100 e ficam 905.
no mês 2, seus 905 reais viram 909, 52 reais, você paga 100 e ficam 809,52.
…
no mês 10, você paga os últimos 100 reais da dívida e na sua conta você ainda teria mais ou menos 28 reais.
No final das contas, pode parecer pouco, mas fazendo isso sempre, o efeito acumula e no final de um ano pode significar uma bela quantia.
Resumo da ópera: nunca gaste dinheiro que você não tem, e sempre que não houver descontos, pague no cartão de crédito (parcela quando possível).
Também uso o crédito como se fosse débito, com muita consciência. O que eu faço é colocar meu salário na NuConta e deixar rendendo para que no mês seguinte pague as contas do mês anterior e ainda tenha alguma rendimento. Além disso, limitei meu gasto mensal e com isso ainda consigo juntar dinheiro.
Pagar à vista agora é coisa do passado, não tem segredo, basta realizar um bom planejamento financeiro que não se cairá em dívidas e ainda se consegue aumentar sua rentabilidade.
@DSaita Análise perfeita. Neste caso vale muito mais à pena fazer os pagamentos e compras parceladas (desde que essas não tenham juros) na função crédito, justamente por que a NuConta permite um rendimento igual ao CDI. Sempre faço isso, na verdade. Não custa lembrar: tenha em mente sempre seu limite orçamentário.
Eu faço isso, as compras do supermercado passo toda no cartão de crédito, até porque sempre fica faltando alguma coisa , eu consigo ter o controle de quanto gastei com alimentação e meu dinheiro fica redendo até a data de vencimento do cartão. Quando se tem educação financeira, a mente se abre pra muitas coisas.
Ótima dica