Muitos aplicativos hoje em dia usam autenticação em duas etapas, como por exemplo o Gmail, se habilitado, quando você faz login no computador, você precisa confirmar no smartphone.
Eu gostaria muito de algo semelhante, só que para compras.
Todas as vezes que eu usar o cartão, talvez acima de um determinado valor, eu tenha que confirmar a compra numa notificação do app.
Eu fui vítima de uma fraude num outro cartão que possuo e já estou há quase dois meses tentando resolver.
Se existisse este recurso, a fraude não teria acontecido.
Recentemente trouxe essa mesma ideia, você pode acompanhar aqui
É muito complicado essas situações de fraudes, por isso é sempre bom a gente manter nossa própria segurança, deixando cartão bloqueado, usando sites confiáveis, cartão virtual… mas há de dar tudo certo pra vc
Entretanto, o uso do protocolo é uma opção do lojista. Então esse recurso não funcionará em todas as compras e a loja precisa ter ativado e configurado corretamente o recurso.
Para mais informações, recomendo a leitura do artigo abaixo:
O Nubank tem suporte ao serviço, porem o site tambem precisa ter a ferramenta ativa.
Alem disso, mesmo que estiver ativo, não é obrigação fazer a confirmação em todas as transações.
Esta é apenas uma das ferramentas disponiveis para o antifraude, e pode ser ou não acionada em uma transação específica.
Se o objetivo é proteção, não deveria depender da loja e sim da administradora do cartão de crédito.
A loja onde ocorreu a fraude que citei, é uma loja desconhecida e provavelmente com muitas falhas de segurança.