Consigo sacar usando o cartão de crédito em uma emergência?

Olá, comunidade. Tudo bem com vocês?

Aqui no Nubank sempre estamos em busca de novos produtos, melhorias e soluções que podem ajudar muito a vida de todos vocês.

Uma função muito pedida é a que aumentássemos o limite do saque emergencial do cartão de crédito (que era de até 5% do limite total do cartão). Agora você conseguirá sacar até 15% do seu limite total.

Sabemos que em alguns locais, nós ainda precisamos de dinheiro vivo.

Vamos imaginar uma situação, baseada em fatos reais.

Você está em uma viagem, e nessa cidade que foi existem alguns lugares que não aceitam o cartão como forma de pagamento. E você não possui saldo na sua conta do Nubank nesse momento.

Você contava que conseguiria utilizar o cartão de crédito normalmente.

O que você pode fazer nesse caso?

Utilizar o saque emergencial do cartão de crédito!

Para realizar o saque você deve encontrar qualquer caixa eletrônico que seja associado à rede bancária CIRRUS. Isso mesmo. Você poderá realizar o saque em qualquer país, não somente no Brasil.

Esse é o símbolo deles, e é o mesmo que está no verso do seu roxinho.

Basta localizar um desses caixas, inserir o seu cartão, selecionar a função crédito e seguir com o valor e a senha.

Os caixas da Rede Banco 24Horas fazem parte e você continua podendo sacar neles!

E isso permite que você faça suas compras com dinheiro vivo em momentos não planejados.

Podemos dizer que esse saque emergencial do cartão de crédito, é um tipo de empréstimo, pois o limite do cartão de crédito não é um valor que você possui naquele momento.

E por isso, ao utilizar, é importante que saiba que há uma cobrança de juros que começam a ser contados a partir da data do saque até a data de fechamento da sua fatura.

E essa é a razão de o chamarmos de saque emergencial do cartão de crédito, porque deve ser usado somente em situações emergenciais, mas é você quem decide quando usar.

Lembrando que estamos sempre 24h disponíveis em nosso atendimento. Se precisarem, vocês podem entrar em contato através do chat, do telefone 0800 591 2117 ou até por e-mail meajuda@nubank.com.br

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Obrigado, mas convenhamos: mínimo de planejamento e bom senso é suficiente para dispensar a necessidade de uma linha de crédito cara como essa. Parecia até interessante como era antes da mudança. O @LuckPass criou um típico em primeira mão onde se encontram ótimas críticas e reflexões:

E desculpa a franqueza, mas a meu ver saque emergencial no cartão de crédito, tal como o rotativo, está datado.

cil

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Esse limite total, é o ajustado no app ou o máximo liberado pelo Nubank? Tipo se foi me disponibilizado um limite de R$3000 e ajustei para R$300, será 15% dos R$300 ou R$3000?

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Opa, bom saber! Obrigado por explicar certinho essa mudança! :smile:

Mas entendo que é uma função a ser usada só em casos de emergência mesmo, pois há incidência de juros!

Ótima pergunta! Também quero saber.

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VAAAAALA-ME já tavam na hora mesmo de fazer um ajuste pra melhor neste processo de sacar um pouco do limite do cartão, obrigado pela decisão @PedroB & Equipe em geral do roxinho! :smiling_face_with_three_hearts: :purple_heart: :sparkling_heart:

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Só faltou mencionar que os 5% eram gratuitos e agora incidirão juros maiores que do cheque especial.
É lamentável que o Nubank anuncie isso como algo bom.
Me faz lembrar do caso no filme Erin Brockvich, onde a empresa contaminava a população e ainda dizia que a substância tóxica fazia bem pra saúde.

Erin B

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É do limite total, como sempre foi.

Que bom

Qual parte? Poder sacar até 10% a mais do limite, ou pagar 9,75% a.m de taxa?

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Concordo e discordo do @lualmeida @LuckPass:

  • Concordância: O juros estão altos e não compensam se o uso for indiscriminado.

  • Discordância: Observem o título: “Consigo sacar usando o cartão de crédito em uma emergência?” O nome do serviço é saque emergencial do cartão de crédito. Em uma emergência o serviço pode ser muito útil e salvar de um perrengue. Não concordo que seja um serviço inútil ou datado. Um dos motivos para o juros altos possivelmente, seja justamente coibir as pessoas de usar tal serviço de maneira descontrolada.

Mesmo tendo planejamento e bom senso, imprevistos podem ocorrer…

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Poderia dar um exemplo?

Você está sem dinheiro físico e o serviço que for usar, não aceita cartões (isso acontece muito principalmente em viagens ou cidades interioranas).

Sair com pouco dinheiro de casa ou nada em conta e precisar para pagar algum serviço que não aceita o uso de cartões.

Você causa dano à alguém, está sem dinheiro físico na rua para ressarcir a pessoa no momento.

As possibilidades são infinitas e imprevisíveis.

Anexo mais informações a respeito do serviço “saque EMERGENCIAL”:

“Vale lembrar que, por ser uma espécie de empréstimo, você está usando um dinheiro que não existe em sua conta, por isso haverá tarifa de saque e juros.”

Fonte: Internet

Claramente, pelo tom do texto, a Nubank tendo como porta-voz o @PedroB não quis incentivar o uso do serviço, apenas informar e atualizar seus clientes sobre esse produto. Vai de cada um escolher usar ou não.

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Isso não é imprevisto, é falta de dinheiro.

Isso também é falta de dinheiro.

Érr… falta de dinheiro?

Bom, se a pessoa sai sem dinheiro, não há imprevisto nenhum caso ela precise…

de dinheiro :man_shrugging:t2:

Em todos os casos o problema teria sido resolvido com uma transferência bancária/pix. Em todos esses casos não temos nenhum imprevisto acontecendo, mas desorganização financeira (confiar 100% no limite do cartão pra tudo). Isso é básico, não precisa ter o melhor planejamento do mundo para prever esse tipo de situação.

Como assim? Informar sobre um produto sem informar detalhes relevantes como o preço?

Apelativo isso aqui. Da mesma forma que vc considera que o Nubank:

… ninguém aqui está falando pra não usarem o serviço. A intenção é:

… pois usa quem quer, né? :man_shrugging:t2:

Enfim, ainda estamos carentes de um exemplo que justifique o uso do serviço.

É serio? Que vai usar esse argumento como contraponto?

Justamente em viagens, por segurança, não leve tanto dinheiro físico e uma hora pode acabar. Usarei um imprevisto então, um fenômeno da natureza. Você está tranquilo aproveitando uma viagem no interior da Bahia, começa a chover muito forte, você precisa pegar um táxi, mas lembra que não tem maquineta no táxi dessa região e está sem dinheiro físico, sua saída? Usar o saque emergencial. Não acredito que me fez contar uma histórinha por que se recusa a usar sua imaginação apenas para me contrapor a todo custo.

Nem todos tem conta em bancos e se estiver sem internet (outro imprevisto) não consegue fazer isso.

O modo que apontou quer evidenciar que quem utilizar o serviço não tem planejamento e nem bom senso, já disse e repito, até os mais inteligentes e perspicazes não estão imunes à imprevistos.

Exatamente. A pessoa deve se informar antes de contratar qualquer tipo de serviço, mas caso use, isso não define se a pessoa tem ou não bom senso. :wink: :+1:t2:

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Não sabia que na Bahia os táxis não têm maquineta…

Não seria nelhor sacar da conta? Não, né? Pra quê se dá pra pagar aquela taxa… :+1:

Vou te contar um segredo. Em banco grande isso tem outro nome: limite para saque. Não é tão chamativo como o “saque emergencial”. Mas pelo menos utilizaram um nome mais sensato. Você já deu 4 exemplos de situações que na sua cabeça exigiriam o uso do saque emergencial, mas em nenhum deles houve imprevisto ou emergência. Apenas…

Batendo de novo na tecla da obviedade e fugindo do assunto central?

Nada. Bom senso quem tem é quem defende a todo custo uma linha de crédito que 11 em 10 economistas, contadores e educadores financeiros aconselhariam a seus clientes deixarem de usar. Exceto em situações que realmente justifiquem o uso. Todavia, quanto a isso vc já deu 4 exemplos e foram o mesmo que nada. Tem mais algum argumento em defesa do saque do limite do cartão? Sou todo ouvidos. Quem sabe vc me convence a sacar do limite amanhã…

Não, o nome é Saque na Função Crédito, conforme consta no contrato do Nubank ou de qualquer outro emissor de cartão de crédito.
Saque Emergencial é um benefício oferecido pela bandeira no caso de perda do cartão durante uma viagem.

Mas o ponto é: saque na função crédito era gratuito e agora não é mais.

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Na minha opinião o “emergencial” é bastante pessoal. O que pra mim pode ser uma situação que justifique o saque, sem problemas! O alerta do Pedro é justamente esse: use-o se for realmente necessário (independente do motivo), pois haverá juros. :relaxed:

Já tive que usar em algumas situações de viagem ao exterior.

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Cada cabeça, um mundo. Os pontos que levantei são objetivamente relacionados ao aspecto financeiro. Há outros aspectos a considerar; como você mesmo disse, o “emergencial” é pessoal, mas daí entraríamos numa discussão bastante subjetiva. Não duvidaria que alguém argumentasse a favor do aumento das taxas do saque na função crédito justificando o pagamento proposital de maiores juros como uma forma de apoio a seu banco favorito. Isso é pessoal e é respeitável. Mas não é racional — financeiramente falando, é claro.

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Primeiro, prefiro não citar o Pedro porque minhas críticas não são direcionadas a ele. Ele está apenas cumprindo seu trabalho (literalmente). Digo isso isento de qualquer juízo de valor, apenas como uma constatação objetiva.

Segundo, mas não em ordem de importância, pergunto: como um eventual uso do saque na função crédito poderia ter sido realmente necessário sem que houvesse um bom motivo? A partir daqui, certamente teríamos que subjetivizar novamente a discussão.

Esse era um exemplo que eu esperava do @PauloSuzuki. Como se trata de uma dinâmica diferente envolvendo câmbio e tals, poderia haver alguma justificativa objetiva, financeira. Nos exemplos que ele deu, sinceramente não vi sentido. Não digo isso como se estivesse o julgando; apenas me permiti que o contrário tentasse me convencer, convencimento que não ocorreu.

Se a pessoa pode escolher entre sacar sem pagar taxas (de sua própria conta) e sacar pela função crédito (após essa mudança, com juros superiores ao do cheque especial), não faz sentido optar pela segunda alternativa. Se ela não tem dinheiro na própria conta para sacar, é porque está sem dinheiro e ponto, é fato (no caso, qualquer coisa poderá ser uma emergência :man_shrugging:t2:). Isso foi o que cansei de repetir ao rebater o @PauloSuzuki. Por esse raciocínio (e excetuando o caso da viagem internacional), o “emergencial”, sob uma ótica objetiva, só se justifica na falta de recursos. E nessa falta, há opções de crédito muito mais acessíveis que o saque na função crédito.

Todo esse discurso e nem uso eu faço dessa linha (logo, não sou um “hater” que usava bastante o serviço e agora ficou bravo por causa do aumento abrupto dos juros). Em meu outro cartão tenho um limite de saque na função crédito 4x maior que meu limite total do roxinho, e se eu porventura passar por uma emergência certamente não seria esse o empréstimo que tomaria (até o empréstimo pessoal pré-aprovado, que já tem taxas altas, consegue ser melhor).

Mesmo quem tem uma taxa de juros a 1,6% a.m. (que pode parecer pouco à primeira vista), ainda é importante observar que estamos falando de cerca de 1.000% do CDI. Pouca coisa?

Enfim, o intuito aqui era apenas alertar para o outro lado da moeda — o que fica à sombra do marketing.
(esses aqui embaixo…)

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Esse foi o meu ponto. É pessoal. :laughing: O tópico é informativo. Pra mim é indiferente o questionamento sobre a taxa de juros, se faz sentido ou não, depende de cada um.

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É isso. Há quem não se importe em pagar taxas, juros e impostos. Tem também quem paga sem saber. Vai da pessoa. Ampliar a discussão sobre isso não faz mal a ninguém e cada um segue gastando do jeito que quiser, usando ou deixando de usar os serviços financeiros que lhe convém.

Questionar a taxa de juros é direito de qualquer consumidor de serviço financeiro. A instituição não pode nem deve se sentir ofendida por isso. Mas chega de fazer papel de bobo aqui. Não usava o saque na função crédito e agora com esse aumento de preço é que não usaria mesmo.

Mas cada um segue usando quando quiser, puder, achar necessário ou não. Sim, é pessoal. :sweat_smile: