Pessoas, já foi resolvido, o post é para revelar o quanto estou triste com uma empresa que faz tanta propaganda que tudo é transparente, que não tem tarifa e não sei das quantas, mas é desonesta, induz o consumidor em erro.
Abri hoje uma conta digital no Nubank, já que estou insatisfeito com minha instituição financeira.A conta foi aberta, e todos os dados foram lançados, como endereço, documentação, senhas, selfies e fotos do meu RG.
Fiz um Pix para a nova conta Nu, já que o app me informou que eu poderia utilizar. Após o Pix o valor foi creditado corretamente, só que pouco tempo depois, quando tentei fazer um Pix de R$ 35,00 para outra conta bancária, fui impedido sendo informado que minha movimentação estava bloqueada e que eu entrasse em contato com o Suporte. Tentei pagar o boleto da minha fatura de energia elétrica, mas bloqueado também.
Pelo chat, a atendente me informou que minha conta é nova, e que é preciso aguardar o prazo de análise do cadastro de 5 (cinco) dias úteis.
Eu estou incrédulo que não possa movimentar meus recursos pelo prazo de cinco dias úteis, ou que fosse um dia útil. Se a conta não pudesse ser utilizada nesse período não deveria de forma alguma aceitar receber ativos ou transferências via Pix ou qualquer outra modalidade, já que é preciso a tal análise. Mas não, o próprio app estimula o uso com o depósito de valores e depois restringe a operação alegando segurança.
Não existe no app qualquer indicação, aviso ou notificação de que valores depositados e recebidos não serão movimentados até o fim do cadastro da conta e conferencia dos documentos. O prazo de cinco dias informados se refere à cadastro, não às operações e suas limitações, não sendo descrito que os valores ficam retidos nesse período, já que o próprio app te estimula a cadastro de chave pix, primeiro depósito e ainda adicionar o cartão de débito virtual no Google Pay para poder pagar por aproximação utilizando seu saldo em conta.
Eu fiquei abismado com a ousadia e a ilegalidade do Nubank, já que isso não está previsto em nenhum local, nem no contrato (que é de adesão), muito menos dentro do app do banco. Ou seja, o consumidor é induzido a erro para utilizar a conta, ao passo que assim que faz os depósitos é informado que não pode retirar o dinheiro, fazer pagamentos, transferências ou outras operações por medida de segurança porque o cadastro não está aprovado ainda. E note que me refiro a Conta Nubank, não se trata de cartão de crédito ou serviços que dependem de análise de crédito mas sim de um SALDO positivo do consumidor, que é dele, que existe e está na conta, mas que ele é impedido de retirar sem qualquer aviso ou transparência.
Sinceramente, nunca vi nada pior. Após longo tempo no atendimento telefônico resolveram, e trataram como se estivessem fazendo um favor, ou seja, como se estivessem “adiantando minha análise do cadastro” no final de semana. Que preguiça de uma empresa que trata o cliente dessa forma, já que o que fizeram é ilegal.
Se não fosse resolvido hoje, eu entraria com uma medida judicial no plantão da madrugada mesmo, pedindo a liberação dos ativos e aplicação de multa por descumprimento. Em caso dessas anomalias com vocês, eu falo abertamente: procurem um advogado e tomem as medidas, não fiquem nesse vai e vem com o Nubank, já que pelo visto, o que eles mais gostam é de bloquear contas e não responder os clientes, vi muitos e muitos casos aqui hoje na pesquisa, e o único sentimento que tenho é MEDO desse banco.