Conta Nubank para aplicar golpes

Acho errado a “simplicidade” para se criar uma conta Nubank, ontem cai em um golpe. Uma pessoa entrou em contato comigo dizendo que era vendedor de uma empresa que eu já matinha contato, porém seria minha primeira compra. Fiz um pedido de peça e ele me passou um PIX para pagamento, questionei sobre ser para um CPF e ele afirmou que estava correto, ou seja, perdi o valor.
Depois, analisando a situação, percebi o quanto é simples criar uma conta neste banco. Você simplesmente digita um CPF (existem programas que criam numeros válidos), um nome fictício, cria um e-mail para recebimento do PIX e pronto, sai por ai ROUBANDO pessoas inocentes.
Já entrei com contato com o meu banco, já fiz o B.O., porém sei que é um caso perdido, mas fica de alerta, falta segurança.
Segue ai os dados que o fdp me pessou:
Nome fictício do vendedor: Henrique Souza
Nome fictício para PIX: Jonatan Henrique Oliveira da Silva
CPF: … 760.160- …
PIX e-mail: financeirorefrijet@aol.com

1 curtida

Olá @oneletrica sinto muito que isso tenha acontecido com você. Entendo sua indignação. E obrigado por compartilhar com a comunidade. Isso pode servir de alerta para outros usuários.

Os golpistas agem assim mesmo. E uma hora quando, por coincidência, utilizamos daquele mesmo serviço e estamos distraídos podemos cair na cilada.

Na verdade, essa é uma característica da maioria dos bancos digitais.

2 curtidas

Nesse caso para comprar uma peça seja ela qual for a finalidade a descrição do pagamento é direcionado para o recebedor Pessoa Jurídica, a chave é a sequência de números do CNPJ.

Infelizmente esse tipo de acontecimento não é isolado por aproveitarem da boa fé na execução de uma compra.

1 curtida

O Nubank assim como qualquer instituição financeira segue o que regulamenta o Banco Central, e nunca é dessa forma que você mencionou, todos os documentos podem ser válidos o que não impede ainda sim alguém de cometer fraudes.

7 curtidas

Parece que alguma informação vazou, ex funcionário ou alguém que sabe da confiança na relação comercial entre vocês.

Fez bem em fazer o BO pois se conseguir identificar os malandros vai precisar.

1 curtida

Posta o boletim de ocorrência aqui ou envia tudo isso pra Ouvidoria da Nubank e pede pra congelarem essa conta, bloquearem, ou pedir pra pessoa comprovar que é ela mesmo. Alguma atitude o Nubank vá tomar.

E-mail meajuda@nubank.com.br

Ouvidoriaouvidoria@nubank.com.br

3 curtidas

Creio que deve ter algum algoritmo para analisar se uma imagem de documento é falsa… Além disso, tem a selfie… será que algum marginal teria coragem de colocar o próprio rosto para abrir uma conta falsa??? Acho que as contas desses malandros sejam autênticas, não é só porque alguém tem o nome limpo na praça que necessariamente seja uma boa pessoa. Eles agem dessa forma descarada por que sabem da impunidade reinante em nosso país.

Discordo craque. Se você gerar um CPF em qualquer programa, e colocar um nome incompatível com o CPF, você não consegue criar uma conta. Se o CPF não existe, também é impossível.

Provavelmente é um laranja.

2 curtidas

Mas ser laranja também é crime, cuja condenação pode alcançar até 5 anos de prisão.

Ser laranja é crime, mas pelo menos existe um autor para ser culpado - algo muito diferente da realidade de se criar um perfil de uma pessoa que mal existe, o que seria um absurdo, então acredito que a informação é falsa.

Se fosse possível criar conta usando um nome e CPF fictícios, ainda seria possível rastrear através do endereço de IP, porém, a vítima do golpe não teria essa informação, teria que passar por diversos trâmites legais, literalmente correr atrás.

Eu novamente reforço que essa ideia é incoerente, provavelmente, um laranja foi usado para aplicar esse golpe. Nesse sentido, a acusação de que é muito simples criar qualquer conta no Nubank, usando um aplicativo de “gerar CPF” para aplicar um golpe, é falsa.

1 curtida

Minha dica é você correr atrás de descobrir quem é essa pessoa, provavelmente ela existe e tem algum envolvimento. Mas provavelmente você não quer passar por essa dor de cabeça, sei lá

1 curtida

é por isso que continua acontecendo essas coisas… o pessoal não corre atrás pra responsabilizar alguém !!

2 curtidas