Conta Nubank x Reserva de emergência

Pessoal uma pergunta de quem é leigo no assunto , eu deixo meu dinheiro na conta da Nubank a 2 anos e pouco já , investindo todo mês uma contia x IOF Zerado já, não me abala o dinheiro render após 1 mês , acham que mesmo assim vale a pena eu colocar esse dinheiro na reserva de emergência sendo que esses anos todos na conta já me exentaram do iof por exemplo

2 curtidas

@Igoroliveiraa , provavelmente vc tem objetivos em mente para essa reserva, sendo assim, vou ser bem sincero com vc, existem opções de rendimentos melhores e bem acessíveis no mercado e tão seguras quanto; uma delas é o CDB do Sofisa Direto. Faça uma breve pesquisa no Google e muitas outras opções aparecerão pra vc. Agora, se vc tiver algum outro objetivo que só possa ser alcançado mantendo no Nubank, aí já são outros 500. Abraços e TMJ!!

2 curtidas

@Igoroliveiraa Se estiver visando segurança e liquidez uma boa opção para uma reserva de emergência é o TESOURO SELIC, pois o risco é baixo e tem facilidade no resgate. O Tesouro Selic está atrelado a Taxa Selic, aonde se o juros sobe o seu rendimento também subirá e vice-versa. No Brasil é muito difícil do juros cair, oque faz com que esse investimento em renda fixa seja super seguro. Sugiro que leia um pouco sobre, e assista alguns vídeos no Youtube, garanto que valerá a pena. É um bom começo para entender como investir, e tais informações vão te guiar para que tome a melhor decisão de acordo com sua necessidade.

3 curtidas

Levando em conta que o objetivo é guardar dinheiro que pode ser resgatado a qualquer momento, eu optaria pela caixinha Reserva de Emergência. Mas as duas opções rendem 100% do CDI e têm liquidez imediata.

Vale lembrar duas coisas:

  1. O dinheiro na conta do Nubank (inclusive o dinheiro guardado/separado, antigo porquinho) na opção disponível a qualquer momento, segue a regra de retirada do depósito mais antigo. Ou seja: toda vez que você usar o dinheiro depositado na sua conta do Nubank, o depósito feito há mais tempo será a fonte para a retirada.

  2. Na tabela regressiva do IR, após 721 dias a alíquota passa a ser de 15%. Mas isso não se aplica à conta do Nubank, pois quando completam 720 dias (cerca de 2 anos) os depósitos na conta do Nubank vencem e são automaticamente reinvestidos como uma nova entrada, fazendo com que a incidência do IR sobre os rendimentos comece a contar do início (22,5% pela tabela regressiva), por ser uma nova entrada. Além do IOF, que começa a contar de novo e é zerado após 30 dias.

No app, você pode ver detalhes sobre os rendimentos e impostos cobrados na sua conta do Nubank clicando em Conta >> Rendimentos total da conta.

12 curtidas

A taxa de juros no Brasil é cíclica e inclusive estamos em um período de corte de juros, então essa afirmação está incorreta.

9 curtidas

Realmente @soares.jm, obrigado pela correção. Agradeço por me estimular a buscar mais conhecimento. :purple_heart:

5 curtidas

Olá @Igoroliveiraa. Se vc já deixa esse investimento por tanto tempo na conta, não compensa retirar e começar do zero em uma caixinha de emergência. A não ser que vc retire para um investimento a longo prazo que possui taxas melhores. :+1::handshake:

8 curtidas

Reserva de emergência nem pode ser considerada investimento. Você deve colocar uma grana para usar em casos de urgência que porventura venham a acontecer em sua vida.

4 curtidas

O vencimento tanto na conta quanto nas caixinhas é em 2 anos, então, os recursos serão reinvestidos automaticamente de qualquer forma.

10 curtidas

Exato, tem 1 ano que os juros só vem caindo e a tendência é que caia mais, talvez 0,25pp esse mês

2 curtidas