Conte o seu pior perrengue de obra (e como você sobreviveu)

E aí, @NuCommunity? :waving_hand:t5:

Reforma nunca é tão simples quanto parece… sempre tem aquele perrengue que vira história pra contar. Um azulejo mal colocado que virou dor de cabeça, um cano que estourou no meio da obra ou até um improviso que custou mais caro do que o planejado.

Mas além da bagunça, tem a parte do bolso… Como organizar as finanças para encarar a obra? Será que é melhor guardar dinheiro antes ou pedir um empréstimo? Enfim, várias questões :sweat_smile:

Por isso, hoje eu quero fazer um pedido para vocês: contem aqui suas histórias com obras e reformas e como vocês conseguiram se organizar para superar essa fase. Vale tanto a parte prática, quanto a parte financeira.

Sua experiência pode ajudar outras pessoas a se prepararem melhor (ou pelo menos render boas risadas) :grin:

38 curtidas

Eu não tenho perrengue de obra, mesmo porque nunca fiz, mas ja acompanhei algumas.

e uma coisa que eu aconselho é evitar o famoso “já que”

“Já que vai quebrar aqui, vamos arrumar isso tambem.”

Nessa historia ai do “Já que” a obra do escritorio que era pra ser 3 meses virou 1 ano :sweat_smile:

18 curtidas

Perrengue em obra? É comigo mesmo! Arquiteto num tem paz…

Vai desde eliminarem uma coluna, eliminarem uma parede, encomendarem revestimento errado, pedreiro fazendo a parede desnivelada, reboco grosseiro… E dai vai!

17 curtidas

Eu tive a sorte de perfurar o cano do gás durante a instalação do armário da cozinha no apê novo. E a culpa nem foi totalmente minha, porque antes eu havia perguntado para o funcionário da construtora se podia furar a parede especificamente naquele local. O susto foi grande e o pior é que teve que fechar o ramal inteiro e muita gente ficou sem gás até a construtora fazer o reparo!:scream: :sob:

Quanto à parte financeira, foi um período muito sombrio essa época, fiz empréstimo de tudo quanto é tipo e demorei uns dois anos para conseguir voltar a operar no azul!:money_with_wings:

18 curtidas

Eu só deixo uma dica bem valiosa:

Nunca pague antecipadamente por um serviço quando este serviço estiver relacionado a profissionais autônomos de qualquer espécie.

:slight_smile:

21 curtidas

Esse aí quando confia na empreitada e o cara some com o dinheiro o material e nunca volta pra terminar a obra :laughing:

14 curtidas

Passei por um perrengue. Uma parte do piso da sala foi soltando com o tempo, por causa do sol, aí tive que trocar em todos os cômodos, menos no banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, lavabo. E o pior. Eu não podia sair do apartamento, foi piso sobre piso, e foi feito em partes. Primeiro sala + 1 quarto. Depois de uns dias, foi cozinha + lavabo. Só que faltava +1 quarto. Aí tive que ficar como piso velho em baixo com o novo em cima por um tempo em cômodos diferentes. :joy:

Cara, que loucura.

Uma parte engraçada durante essa fase foi que o pedreiro chegou de manhã pro serviço, encontrou a porta aberta, e já foi logo tirando um pilar na cozinha, na maior facilidade. Não deu nem bom-dia. Kkkkk Mas foi um bom pedreiro.

Semanas de estresse, ansiedade que valeram a pena. :grinning_face_with_smiling_eyes:

14 curtidas

Com a experiência, aprendi que tudo deve ter planta baixa, mas, quase ninguém faz, ou nos ensinam ou o sindico sabe o que é.

Toda residência deveria vir fácil essas plantas baixas:

• Planta baixa hidráulica;
  • Planta baixa arquitetônica;
  • Planta baixa de gás…

Enfim, algo necessário e que poucos nos ensinam sobre essa necessidade. Eu sei é paia isso … A gente perde um dinheirão, com algo que poderia estar no papel e disponível para o proprietário.

O pior não aconteceu né, a vida ou perfurar a parede de estrutura e causar danos a mais vidas… Nem te culpo, falo no geral mesmo, a minha indignação é essa falta de acesso a temas e o despreparo de outros profissionais que “se isenta da responsabilidade” ao sugerir algo que nem sabe, ao certo.

14 curtidas

Tive 03 perrengues aqui em casa:

1. Contratei um pedreiro, que na época poderia ter me avisado que onde construir a casa teria umidade. Todo ano tenho que mecher em algumas paredes. Se tivesse feito um processo (impermeabilização) para não deixar subir umidade, não gastaria todo ano. Veja imagem abaixo. :backhand_index_pointing_down::backhand_index_pointing_down::backhand_index_pointing_down:

1. Contratei para colocar uma bica no meu telhado e colocaram cano que não suportou água na época de chuva intensa. Resumindo, a água caiu na minha laje e começou a pingar dentro de casa em vários lugares. Tivemos que colocar alguns baldes kkkkkk, puxar cama pro lado, móveis para outro, etc. Entao procure contratar um profissional que sabe o que está fazendo. Tive que contratar um outro profissional para resolver o problema.
  2. Esgoto. Se tem algo que tem que ser bem feito numa casa é isso. Por que pensa se acontece de entupir algo e você ter que sair quebrando tudo como eu. Como não tinha deixado aquelas caixas de esgoto, tive que sair quebrando tudo no corredor para achar o problema. Resumindo, quebrei quase tudo e o problema estava la fora na rua kkkkkkk entupiu e o esgoto estava voltando para minha casa. Consegui resolver, mas ficou caro ter que fazer tudo novamente, agora tudo do jeito que gostaria.
18 curtidas

Nunca tive perrengue de obra, por motivo de “nunca inventei uma”. :grinning_face_with_smiling_eyes:

Agora, vou fazer uns pequenos reparos num imóvel. Tá bem conservado, é pouca coisa. Não creio que passarei perrengue. :raising_hands:t5:

17 curtidas

Este é o pensamento ingênuo de todo marinheiro de primeira viagem… kkk
Mas mesmo assim, te desejo boa sorte. E se tudo der certo/errado, volta aqui pra contar pra nós. :slight_smile:

11 curtidas

:grinning_face_with_smiling_eyes: :grinning_face_with_smiling_eyes:
Eu continuo na fé!!
Trarei boas notícias!!
Eu ouvi um amém, igreja?! :rofl:

12 curtidas

Gastei uma grana tentando impermeabilizar um reservatório, primeiro tentei com fibra de vidro, mas a execução foi malfeita e não deu certo, depois comprei e apliquei um produto supostamente hidrófugo, tido como inovador, mas que durou pouco tempo; enfim, tive sucesso com um terceiro que apliquei em duas camadas e apresentou um ótimo resultado final e tem funcionado muito bem desde então.

9 curtidas

Tomei um pequeno golpe de R$18.000,00 em Setembro do ano passado, está na justiça pra receber esse valor até hoje… Pior do que pagar isso para fazer os móveis planejados e não receber, é ter que morar no meio de Caixas de papelão pra guardar as coisas e ainda saber que vou ter que gastar mais pra reformar…. Triste kkkk…

8 curtidas

Toda obra têm perrengues, por mais “irrelevante” que seja, como um parafuso que não acha no meio da obra e precisa sair pra comprar outro. :cry:

Vivi em obra, literalmente. Então, por mais metódico, personalizável e perfeito que possa querer. Eu recomendo: Nunca duvide…apenas se prepare para o pior financeiramente…E nem é praga, tá. Infelizmente, acontece, como eu disse, por mais irrelevante que seja, vai depender no final de como você analisa a situação…

A propósito, nunca paguei pela obra, mas sempre fui o encarregado da família de vigiar as obras. E nem é meme. :cry:

E as minhas observações para todos que vão mexer com a Inhaca de obra é a seguinte:

• Evite pedreiro por diária;
  • Combine com ele por escrito o valor do serviço e prazo;
  • Materiais de construção também para não precisar ficar saindo pra comprar qualquer parafuso que falte;
  • Não compre ferramentas de trabalho, pois essa é a obrigação deles trazerem (exceto ferramentas alugadas - andaime, caçamba…)
  • Vigie cada entrega, com feedbacks na hora, pois depois já era. Na obra, uma vez feito um serviço cagad@ pra arrumar é só quebrar ou algo que gere mais custo = Material + Mão de obra do seu bolso…
  • Não adianta criar caso. Lembre-se que a segurança da casa é sua. Então, nunca se sabe com o espirito de porc@ que contratamos…_

Aliás, falando em pedreiro, tenho algumas dicas para contratar, mas no caso refere-se a ter o feedback de outros. Digo: uma visita a outro domicílio para ver o trabalho de fulano.

• Pedreiro bom não é o Barato e nem o caro e sim o justo que te explica o que pensa em fazer pensando que a casa também será feita melhor do que a dele ou para ele = Sentir-se confortável para dar feedback da sua opinião, e não ficar vangloriando do que sabe ou já fez em outro lugar.

Lembre-se, o bom profissional é aquele que pensa como você e entende você, sem questionar o seu método, após já ter sugerido e você recusou a contra ideia.

Precisando de mais dicas, não me chame, pois de obra tenho PhD em firulice, conversa fiada, gente desonesta, pilantra e ranço que já vem incluso no pacote genético da família…

Namastê!
Boa obra pro cê e pro cês… :folded_hands:

4 curtidas

@erika.p eu tenho uma empresa de limpeza pós-obra há 16 anos, tenho histórias hilárias, estranhas, esquisitas e desesperadoras para contar… experiências que a maioria dos clientes enfrenta e que quando descobre, muitas vezes já é tarde… a mais clássica é a caída da água para o lado contrário do ralo, essa é tão clássica, que quando a caída é para o ralo, eu digo que erraram.
:rofl: :rofl: :rofl:
Vou fazer desse tópico um manual de sobrevivência em obra.

10 curtidas

Sim, por isso odeio mexer em qualquer coisa na casa já pensando nos perrengues.

Inventei de trocar todas as portas,e o carpinteiro conseguiu esburacar as paredes de tal forma q foi preciso gastar com pedreiro depois.

Aprendi q, teria sido melhor chamar primeiro o pedreiro para retirar as portas antigas e deixar tudo pronto para fixar as novas portas, pois ficou muito mais complicado arrumar com as portas já fixadas. :exploding_head:

6 curtidas

Aguardando o manual, @Luciano28 :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

7 curtidas

No ano passado, passei por essa experiência e, mesmo economizando e guardando dinheiro em uma caixinha destinada especificamente à reforma, com o Nu seguro lar, os gastos foram bem maiores do que o esperado. Como já havia considerado essa possibilidade, consegui resolver o problema. Ainda tenho outros propósitos e planos relacionados à organização e reforma da casa, mas sei que tudo precisa ser bem pensado, calculado e planejado com antecedência, para evitar imprevistos e não acabar gastando o dobro. E claro, o Nubank comigo sempre! Me ajudando nas pequenas conquistas diárias!:purple_heart::house_with_garden:

5 curtidas