Cotação de Criptomoedas: há algo estranho no ar

Galera, hoje resolvi testar a seção de criptomoedas do app. E constatei que realmente existe algo de sinistro com as cotações. Vou relatar a minha experiência abaixo para que vocês também possam analisar e deixar suas opiniões e juntos possamos trocar ideias para entender melhor como funciona esse processo.

Às 00:16 horas do dia de hoje resolvi comprar algumas unidades de Polygon (MATIC) para saber, na prática, como funciona a seção cripto e também para ganhar um cashbackzinho de NCNs :relieved:. No momento em que as comprei a cotação estava em 3:21 BRL por unidade.

Como estava fazendo apenas uma experimentação, não me preocupei muito se ia ter algum prejuízo, mesmo porque apliquei pouco dinheiro nas transações. Além do mais o movimento é de alta nas criptos, então o risco é menor do que o habitual, mesmo em operações Day Trading, que era o meu objetivo.

Na manhã seguinte, acordei, tomei meu cafezinho costumeiro e sentei no sofá para acompanhar os noticiários do Hora 1. Nesse momento lembrei da operação que realizei na noite anterior e resolvi conferir como andava a cotação da MATIC. Notei que estava “levando fumo”, mas isso não me abalou, mentalizei: “é apenas um teste”.

Nesse mesmo momento me lembrei de ativar um alerta no app da Binance no gráfico da MATIC/BRL (tenho conta na exchange, apesar de raramente a usar), pois não queria ter que ficar abrindo o app a cada minuto para ver como andava a minha operação. Como comprei na cotação 3,21 BRL, ativei o alerta para me avisar quando o preço chegasse aos 3,27 BRL.

Visto que nesse valor já seria possível, pelo menos, cobrir as taxas das operações (compra e venda) e assegurar o cashbackzinho de NCNs :relieved:. Por volta das 17:00h, após um banho relaxante, aqui no norte faz bastante calor, resolvi conferir meu smartphone e notei que o alarme tinha disparado sem que eu percebesse, creio que por causa do barulho do chuveiro.

Ou seja, desde 30 minutos antes, o alerta estava exibindo a mensagem de que o preço da Polygon havia atingido os 3,27 BRLs. Eu fiquei feliz, obviamente, afinal meus planos tinham dado certo. Então resolvi encerrar logo a operação e garantir meu almejado cashbackzinho de Nucoins :relieved:.

Conferi no notebook os gráficos da MATIC/BRL nos sites da Binance e Microsoft também, ambos mostravam a mesma cotação: 3,27 BRLs. Resolvi fechar a operação e vender minhas unidades de Polygon. Só que quando concluo a venda e confiro o comprovante tenho uma grande supresa: A COTAÇÃO DE VENDA ESTAVA EM 3,21, a mesma da compra.

Resumo da ópera, minha operação não trouxe nenhum lucro, paguei duas vezes a taxa (compra e venda) e se não fosse o cashbackzinho de NCNs :relieved:, eu teria amargado um sério prejuízo. Enfim, quando a galera reclama que a cotação do app Nu não bate com as de outras plataformas é preciso levar isso muito a sério. :expressionless:

9 curtidas

As cryptos do Nubank estão em um “pool de liquidez” da Nubank não vai seguir a cotação de outros lugares, vai tentar ser proximo mas não vai ser o mesmo valor.

4 curtidas

Pelo menos o gráfico devia ser mais dinâmico, parece meio paralizado. Às vezes, nem a cotação que aparece nele é a mesma que aparece no comprovante depois de fechada a operação. Ademais, é quase impossível você comprar e vender pelo mesmo preço, o mesmo ativo, na mesma plataforma, no mesmo dia, em se tratando de exchanges ou corretoras criptos normais e de um ativo altamente volátil como as criptomoedas.

Agora mesmo o MATIC no app do Nu está com uma diferença de R$ 0,022 para menos em relação à cotação real. Por isso, e também pelas taxas das transações, atualmente, o Nubank não é indicado para trades curtos. Mas para quem investe para o longo prazo não fará muita diferença.

4 curtidas

Criptomoeda são descentralizadas, isso faz com que os preços tenham uma oscilação mesmo.

O que acontece hoje nas Exchange é que as mesmas tem operações de arbitragem.

Antigamente, muita gente fazia dinheiro, justamente comprando cripto em uma Exchange e vendendo pela outra…

Pela nunank não dá para fazer isso, pois ela não permite você transferir seus ativos, mas o dia em que ela liberar nossas chaves para envio e recebimento de cripto. Você vai perceber que o próprio mercado se ajusta, e como falaram aí em cima, hoje ela não opera com book de oferta e sim por meio de pool. O que faz toda diferença também, pois você não consegue definir o valor que você está disposto a pagar nos ativos cripto.

4 curtidas

Verdade. Dá pra ganhar uma grana, mas é muito arriscado.

Como o Nubank gosta e manter as coisas o mais simples e prática possível, creio que ainda vai demorar um pouco para permitir essa transferência de criptos para wallets.

Chama-se spread.

Basicamente o Spread é o preço alto tanto na compra, quanto na venda de uma cripto. O seu preço se altera conforme a volatilidade, liquidez do ativo.

Sabe pq a Binance é a mais querida?

E pelo número de investidores, isso a torna liquidez como a melhor e pode te gerar taxas de compra/venda menores.

Hoje e a paxos que faz a custodia das criptos no Nubank. Mas tudo isso vai mudar com o Nubank fazendo sua própria custódia com a fireblock


Sempre que quiser conferir a diferença de preço vai na cripto tal > mercado e vê o seu volume de transações nos pools de liquidez no site coinmarketcap que é da binance ou a coingenko.

Detalhe: Ano que vem é o halving do bitcoin que é de 4 em 4 anos (não é uma regra) que se corta a distribuição de btc para os mineradores. Com isso o preço das criptos seguem o movimento do bitcoin (não é uma regra) e cai bastante.

Esse movimento é muito necessário, pois estabiliza o preço de todas as criptos referente a liquidez. Nesse “período zero” e onde você vai conseguir ver que a MATIC tem o mesmo valor na corretora da Binance (não é uma regra).

Mas dura pouco, como eu disse, o número de investidores na Binance é bastante alto.

1 curtida

Conclusão:
Para um investimento recreativo e de quebra, receber cashback em Nucoin, atende perfeitamente a demanda.
Se o objetivo for investir, de fato, em criptomoedas, então melhor reavaliar as opções,

3 curtidas

E por falar nisso, creio que o sistema de recompensas da Nucoin funcionaria muito bem como pagamentos para mineradores, o que acha? Uma criptmoeda mais solidária, onde todos pudessem validar transações e recebessem recompensas mais ou menos igualitárias; onde pessoas com muito capital não pudessem dominar a atividade; onde todos tivessem possibilidade de galagar maiores patamares. Creio que seria fantático, só não tenho conhecimento para afirmar se seria viável.

2 curtidas

A não ser que o cashback de nucoins acabe ou mude de uma hora para outra, me parece uma boa oportunidade para quem quer ter uma renda extra. Sobretudo se o cliente estiver no tiver no nível 7 e a NCN se manter estável. Logicamente que não dá para ficar rico com essa atividade.

A cotação do Nucoin pode (e provavelmente irá!) varia muito até o próximo grande congelamento. E isto está dentro do esperado.

De fato, no momento, apenas o Nivel 7 pode auferir lucro, sem a necessidade de gastar no cartão de crédito/débito; investindo em criptomoedas para trading rápido, dentro da limitação do cashback de R$2.112,00 mês.

1 curtida

Você tem que verificar as taxas , tem uma de 1,6% e tem mais outra taxa, ou seja, são 2 taxas, 2 Na comprar! e 2 taxas na venda!

1 curtida

Já tive esse prejuízo em outra plataforma. Na verdade, o preço de compra fica um pouco acima do valor real da moeda e o de venda fica um pouco abaixo. No fim das contas, a gente perde um pouco quando compra e outro pouco quando vende. A lucratividade tem q ser acima dessas perdas pra valer a pena. Na verdade, o q me pareceu, é que o valor mostrado é só uma estimativa, e as plataformas nunca jogam pra perder, então eles descontam uma “margem de erro” pra não ter prejuízo, e neste caso quem fica com o tal preju, é o consumidor.

Tudo bem que eles tirem a parte deles, mas isso tem que estar claro na hora do fechamento da operação. Eu sei os preços mudam rápidos, por isso é um mercado de alto risco, mas creio que eles deveriam permitir ordens “limite” e não somente “a mercado”.

1 curtida

Tive um problema parecido, uma diferença gritante entre o valor de cotação que o próprio app do nubank mostrava e o valor de cotação realmente praticado que consta na transação.

Em resumo o bitcoin estava em queda, então comprei na baixa em valores abaixo dos R$ 307.000,00. O app do nubank mostrava uma cotação aproximada de R$ 306.600,00 então comprei. Porém ao consultar a transação verifiquei que o valor da cotação aplicada foi aproximado de R$ 307.700,00.

Esse problema ocorreu hoje (02/03/2024) as 21:39. Ocorre que desde as 20:25 o bitcoin estava abaixo dos R$ 307.00,00 e permaneceu caindo até depois da minha compra. Como a cotacao seria R$ 307.700,00? Valor de mais de uma hora atrás!

Resumindo. No momento da compra a cotação tanto no app do nubank, como em outros era aproximadamente de R$ 306.600,00. Porém consultando minhas transações, as cotações consta assim:

02/03/2024
21h36 - 1BTC = 307.725,74
21h38 - 1BTC = 306.687,40
21h39 - 1BTC = 307.763,97

Entrei em contato com o Nubank e aguardo um retorno.

1 curtida

Bancos tem taxas e a tecnologia que replica o ativo e fraca,

Para de passar raiva e compre pela Binance,ela tem o gráfico em todos os ativos,bem superior ao de muitos bancos

E a taxa eu acho que so para adquirir o ativo
Por que comprei usdt,e btc la,nao me cobrou quase nada

Mas ja comprei btc no nubank e Merc.pago
Vc paga pra comprar e pra vender​:rofl::rofl:.

Mas e assim o sistema.cabe a cada um escolher qual cabe no bolso​:alien::alien:

Sempre tem uma diferença, se você não tomar cuidado sai no prejuízo. Se não fosse o cashback de Nucoin muita gente já tinha desistido de negociar cripto no Nu. O certo é deixar uma margem acima do preço almejado, pois na hora de venda o valor sempre fica abaixo.

A Binance é bacana, eles tem volume de negociação de bilhões diariamente por isso conseguem cobrar taxas baixas. A única desvantagem é porque se trata de uma exchange internacional, aí já se sabe a burocracia que dá.

Ela esta regularizada e ja conhecida pelos órgãos brasileiros,e mesma coisa que fosse brasileira,e o informe de rendimentos e padrao

Ela gera informe de rendimentos para declaração do IRPF,igual todos os bancos digitais,nao tem nada de impecilio na lei em usa la