Meu cartão físico foi clonado! Recebi diversas notificações de tentativas de compras, infelizmente, uma passou e realizaram uma compra no meu cartão.
Tentei entrar em contato com a empresa pelo chat do app e por telefone, sem sucesso. Tentei por e-mail e estou aguardando o retorno, pois o roubo precisa ser estornado.
Não sei como isso é possível, pois meu cartão está comigo e não o utilizo em sites ou lugares não confiáveis. Muito menos passo os meus dados assim.
Como assim não obteve sucesso com contato, o que aconteceu? insista, ligue novamente, e não esqueça de bloquear seu cartão e mantê-lo bloqueado até a solicitação da segunda via.
Se a compra for pelo cartão virtual, faça a exclusão dele e gere outro.
A compra foi pelo cartão físico, que está aqui comigo, por isso não sei como aconteceu. Liguei diversas vezes, mas a ligação sempre cai. Agora já findou o horário comercial, só amanhã…
Oi @Vanessa_Santos23, bem vinda a comunidade.
Que chato isso, espero que consiga resolver com o Nubank.
Quando você vai comprar em lojas físicas você entrega o cartão para o/a atendente? Ou você faz questão de você mesmo inserir o cartão na maquininha?
O que pode ter acontecido, que é uma fatalidade, é você ter se descuidado do cartão 5 segundos na mão de um atendente e o mesmo conseguir tirar uma foto do seu cartão. Pior ainda se for naquelas lojas que ainda pedem o documento para conferir a titularidade.
A melhor coisa a se fazer é sempre sem exceção você mesma inserir/aproximar o seu cartão na maquininha, não soltando ele para nada.
Olha esse vídeo que mostra esse tipinho de atendente mal intencionado agindo
Sinto muito pelo ocorrido, espero que seja resolvido o mais breve possível (caso não tenha sido).
Uma dica que sempre dou as pessoas as quais converso sobre cartão, é que cubra os números do mesmo. Isso é algo que faço e ajuda muito, evita esse tipo de situação.
Já li e assisti algumas reportagens relacionadas a esse tipo de golpe, tipo o vídeo que o rapaz postou acima. Todo cuidado é pouco. Golpista não perde tempo. Boa sorte no seu caso!
Top. No meu caso eu raspo só o código de segurança do cartão com uma micro retífica, desse jeito aí acredito que seja possível revelar o conteúdo usando um solvente como acetona, já raspando a informação não tem volta
Essa é a melhor opção, assim como Mercado Pago e Iti também vem com cartão panless sem os números, mas enquanto alguns bancos não implementam isso, vamos raspando os códigos dos cartões que temos, rsrs.
Ao invés de gastarem com novos cartões, bastaria bloquear o cartão físico para compras virtuais . Deixando apenas o cartão virtual para compras online.
Vantagem, caso ocorra qualquer fraude, pode ser feito o cancelamento imediato e em menos de 24 horas banco te fornecer outro cartão virtual, com novos números e código de segurança.
Desse jeito o cliente não é prejudicado, nem o banco.
Enquanto o graaaaande nubank não faz isso, existem adesivos bacanas personalizados que cobrem todo cartão, dando uma "roupagem " nova, tampa os números e não estragamos o cartão.
Um cartão que NAO é roxo, possui a opção de pagamento por débito e crédito em um cartão virtual no app.
E mesmo você dono do cartão, se tentar fazer um pagamento na internet utilizando o cartão físico. Não vai conseguir.
Não adianta tirar fotinha do cartão, gravar os números etc, que não fará qualquer pagamento se não tiver o cartão físico em mãos e passa lo em uma máquina.
É um item de segurança muito bom.
Para que inovar né nubank…
Esta é uma excelentíssima ideia para a área de Cartões que tem nos cards do App, você entrar lá, ir no cartão físico e bloquear ele apenas para compras online. A ideia é sensacional, rsrs.
Não é interessante bloquear 100% para compras online porque há algumas empresas que exigem que o cartão de compra no site seja um cartão físico, pois você precisa provar a titularidade dele na hora que for retirar o item. Exemplo disso eu já passei mais de uma vez ao alugar carro na Avis e na Unidas, no site pedia especificamente que fosse um cartão físico porque precisaria apresentar ele na loja.
No banco Inter tem essa opção, tanto para bloquear compras online nacionais e internacionais. Sendo que é possível bloquear separadamente, ou seja, posso bloquear compras online nacional e deixar ativo para comprar online fora do país. Nubank poderia ter essas opções também.