Eu gosto muito do NuBank, e sou cliente desde o comecinho. Por favor não levem a mal este tópico, pois resolvi tirar meus 10 minutinhos aqui para levantar alguns pontos que me incomodam bastante em termos de experiência de usuário em relação à usabilidade e design no app (iOS).
- Quanto à Poluição Visual: apesar de adotar um design ‘clean/moderno’ me incomoda demais o excesso de propaganda de serviços do NuBank. Ao invés de uma rápida e eficiente visualização das informações de minha conta e meu cartão, há uma série de ofertas totalmente desnecessárias. Por exemplo:
1.1. Tela Inicial: entre Conta e Cartão, há uma barra enorme de rolagem oferencendo “Conheça Nubank Vida: um seguro simples que cabe no bolso”, e “Salve seus amigos da burocracia. Faça um convite para Nubank”. Totalmente desnecessário. Sou obrigado a ver isso todo dia? É tão ruim quanto um pop-up e ocupa um espaço ENORME na tela.
1.2. Tela inicial: Funções. A lista de funções MAIS IMPORTANTES do app, está numa rolagem horizontal, intercalando funções que não uso e nunca vou usar como “Pegar Emprestado”, “Recarga de Celular”, “Doação”, “Transferencia Internacional” , e a outra função que eu efetivamente USO, que é o “Assistente de Pagamentos” para Débito Automático, está abaixo da primeira rolagem da Tela Inicial, na seção “Acompanhe também”
1.3 Tela Inicial: Ícone de “Carta+” - intuitivamente minha expectativa era um atalho para o chat de atendimento (que é excelente nota 10), pois um ícone no topo do APP representa esta importância. Porém, é MAIS UM atalho para convidar amigos ao Nubank. Totalmente desnecessário ter essa função 3x na página inicial do meu app. Não envio convites aos meus amigos todos os dias, e outras funções muito mais importantes precisavam estar com este destaque, ao invés de propaganda de indicação.
-
Função Login pela Web: está muito escondida dentro da aba de Menu > Meus Dados > Acesso pelo site. Esta função não precisa estar na página inicial, mas pelo menos deveria ser um item dedicado na ABA MENU.
-
Aba Cartão de Crédito: organização das datas como ‘ONTEM’, ‘ANTEONTEM’, ‘SÁBADO’, dias da semana, isso não ajuda. A informação mais importante é saber o DIA, a DATA da transação. Sábado foi ainda dentro de Janeiro ou será que já tinha virado o mês? Essa informação é importante pra saber em qual fatura estão caindo minhas compras.
Tem um monte de assinaturas que vêm com o nome esquisito e eu identifico só pelo valor e pela DATA de cobrança (ex. todo dia 05, todo dia 10, etc). Sugestão seria simplesmente mudar o formato pra data+dia: 25/jan-Sáb. Pronto. Todas as informações que preciso.
Em linhas gerais, a grande crítica é que parece para o Cliente do Nubank que a empresa está mais preocupada em forçar a venda de produtos do que oferecer um APP intuitivo e prático.
A sugestão seria deixar na tela INICIAL as informações do CLIENTE, da CONTA, do CARTÃO, com destaque e claramente, e deixar a rolagem (2a tela e menus auxiliares) com as funções secundárias ou oferta de novos produtos. É até tolerável ter uma rolagem horizontal com ‘novidades e outros serviços’ na tela inicial, mas isso não pode ter mais destaque que as funções que o cliente precisa usar no dia a dia.
O que vocês acham?
Com certeza imagino que os demais usuários também teriam outras ideias e sugestões interessantes para atender diferentes necessidades e pontos de vista.
Grande abraço