Críticas ao Layout do APP NuBank

Eu gosto muito do NuBank, e sou cliente desde o comecinho. Por favor não levem a mal este tópico, pois resolvi tirar meus 10 minutinhos aqui para levantar alguns pontos que me incomodam bastante em termos de experiência de usuário em relação à usabilidade e design no app (iOS).

  1. Quanto à Poluição Visual: apesar de adotar um design ‘clean/moderno’ me incomoda demais o excesso de propaganda de serviços do NuBank. Ao invés de uma rápida e eficiente visualização das informações de minha conta e meu cartão, há uma série de ofertas totalmente desnecessárias. Por exemplo:

1.1. Tela Inicial: entre Conta e Cartão, há uma barra enorme de rolagem oferencendo “Conheça Nubank Vida: um seguro simples que cabe no bolso”, e “Salve seus amigos da burocracia. Faça um convite para Nubank”. Totalmente desnecessário. Sou obrigado a ver isso todo dia? É tão ruim quanto um pop-up e ocupa um espaço ENORME na tela.

1.2. Tela inicial: Funções. A lista de funções MAIS IMPORTANTES do app, está numa rolagem horizontal, intercalando funções que não uso e nunca vou usar como “Pegar Emprestado”, “Recarga de Celular”, “Doação”, “Transferencia Internacional” , e a outra função que eu efetivamente USO, que é o “Assistente de Pagamentos” para Débito Automático, está abaixo da primeira rolagem da Tela Inicial, na seção “Acompanhe também”

1.3 Tela Inicial: Ícone de “Carta+” - intuitivamente minha expectativa era um atalho para o chat de atendimento (que é excelente nota 10), pois um ícone no topo do APP representa esta importância. Porém, é MAIS UM atalho para convidar amigos ao Nubank. Totalmente desnecessário ter essa função 3x na página inicial do meu app. Não envio convites aos meus amigos todos os dias, e outras funções muito mais importantes precisavam estar com este destaque, ao invés de propaganda de indicação.

  1. Função Login pela Web: está muito escondida dentro da aba de Menu > Meus Dados > Acesso pelo site. Esta função não precisa estar na página inicial, mas pelo menos deveria ser um item dedicado na ABA MENU.

  2. Aba Cartão de Crédito: organização das datas como ‘ONTEM’, ‘ANTEONTEM’, ‘SÁBADO’, dias da semana, isso não ajuda. A informação mais importante é saber o DIA, a DATA da transação. Sábado foi ainda dentro de Janeiro ou será que já tinha virado o mês? Essa informação é importante pra saber em qual fatura estão caindo minhas compras.
    Tem um monte de assinaturas que vêm com o nome esquisito e eu identifico só pelo valor e pela DATA de cobrança (ex. todo dia 05, todo dia 10, etc). Sugestão seria simplesmente mudar o formato pra data+dia: 25/jan-Sáb. Pronto. Todas as informações que preciso.

Em linhas gerais, a grande crítica é que parece para o Cliente do Nubank que a empresa está mais preocupada em forçar a venda de produtos do que oferecer um APP intuitivo e prático.

A sugestão seria deixar na tela INICIAL as informações do CLIENTE, da CONTA, do CARTÃO, com destaque e claramente, e deixar a rolagem (2a tela e menus auxiliares) com as funções secundárias ou oferta de novos produtos. É até tolerável ter uma rolagem horizontal com ‘novidades e outros serviços’ na tela inicial, mas isso não pode ter mais destaque que as funções que o cliente precisa usar no dia a dia.

O que vocês acham?

Com certeza imagino que os demais usuários também teriam outras ideias e sugestões interessantes para atender diferentes necessidades e pontos de vista.

Grande abraço

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Não vejo muito problema nessa parte, uma vez que quando você toca na compra para ver os detalhes aparece a data certinha. Saber em qual fatura caiu também é tranquilo, basta clicar em “fatura atual”. Vale lembrar que você pode renomear suas compras. Você citou que fica meio confuso com suas cobranças de streaming, basta renomeá-las. :wink:

Acredito que nenhum app seja perfeito, mas o do Nubank, ao meu ver é o que está oferecendo a melhor interface, com “propagandas” mais sutis que os demais bancos. Segue a tela inicial do Inter, pra comparação:

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Perfeito, é bem isso mesmo Alexandre!

Com relação as datas, acabo fazendo isso mesmo que você sugeriu. A minha crítica era mais em relação a usabilidade mesmo, pois só mudaria o formato que a informação é exibida. É um tipo de detalhe que suponho que só agregaria, sem trazer prejuízo ou desagrado para outros usuários. Porque entendo a validade de ter o dia da semana, mas há quem sinta falta da data discriminada. Até porque nesta seção, aparece dia da semana só nas transações dos últimos 7 dias, antes disso, começa a mostrar a Data, mas sem dia da semana (o que também acho ruim).

Igualmente, na seção de CONTA, lá só mostra a DATA da transação, e tb seria interessante ter o dia da semana como informação complementar.

Com relação às propagandas, concordo com vc tb - o App do Nubank está muito a frente da concorrência, até porque eu tenho acompanhado que a concorrência tem copiado todo o layout e proposta do Nubank. E eu tenho (ou já tive) conta em quase todos os bancos.

Mas confesso que sou tanto “time Nubank” que torço e defendo que o Nubank prioriza muito o cliente e por isso faço muita propaganda e divulgação do roxinho. Até por isso que fiz questão de entrar aqui e postar / argumentar alguns pontos que começaram a me chamar atenção, principalmente pq não queria que o Nubank mudasse esse foco de cliente em 1o lugar.

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Concordo plenamente. Eu comecei a utilizar o Nubank quando tinha aquele design clássico, porém “moderno”. Depois que veio esse novo que parece mais uma página da Web, começou a sempre ter algumas instabilidades tanto no app, quanto nas notificações. Parece o aplicativo da Caixa Econômica. (Coisa horrível aquilo)

Realmente tem muita poluição visual, tanto dos anúncios dos serviços deles, quanto de funções que a gente não usa. Por exemplo: Abaixo do botão gigante Meus cartões, tem mais anúncios deles. Os empréstimos deveriam ficar acima dos Investimentos (Pelo menos quando tiver algum ativo).

E acho que você esqueceu de ressaltar uma coisa, na aba Meus cartões, pra entrar no cartão virtual você digita uma senha e depois pra desbloquear ele você digita OUTRA SENHA. Totalmente sem sentido, já que não precisa de senha pra desbloquear o físico, coisa que atrasa demais a nossa vida! Detalhe: pra bloquear o virtual também precisa de senha.

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Oshi, pra mim esses cards não aparecem entre a conta e o cartão não, ficam lá por último e só vejo eles se rolar bem pra baixo a tela, q estranho…

Sobre as datas, não me importo mto não, pq sempre tô perdida nos dias :sweat_smile: e como informam a data de fechamento da fatura não acho q impacta tbm se as pessoas entendem oq é isso

Concordo q o chat deveria ser de mais fácil acesso tbm… Oq tem de gente q aparece na comunidade q nem sabe como acessar chat (ou as vezes nem sabe q tem atendimento por chat)

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Bloco de Citação

Olá Lobby , bem lembrado! Isso aí também acho um ponto que poderia melhorar. O app faz a autenticação quando abre e depois ainda pede senha para visualizar as informações do cartão, não sei quanto de segurança a mais que isso traz, uma vez que o app já foi aberto.

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Oi Lorena, sua interface parece mais clean então, realmente concordo que esses cards de propaganda de serviço deveriam ficar mesmo em segundo plano, depois da rolagem bem pra baixo.

Na minha opinião, nenhuma. Já que não precisa de senha pra desbloquear o cartão físico, então né… E outra coisa, achei um erro de programação, talvez. Ao clicar pra ver as informações do cartão virtual, colocamos a senha pra ver elas, correto? Se ele estiver bloqueado, quando clicamos no botão de desbloquear, ao invés de digitar a senha pra desbloquear, apenas clicando na flecha no canto esquerdo pra sair e cancelar a ação, o cartão virtual é desbloqueado sem nenhuma senha.

Reportei ontem no chat, mas eu acho que :poop: para o que eu disse e nem repassaram ao time responsável…

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Nossa Alexandre, triste essa tela inicial do Inter. Dá vontade de usar um bloqueador de anúncios, kk

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Aí está o X da questão, acredito eu. Como diferentemente dos grandes bancos o Nubank não cobra por vários serviços ofertados, me parece que a proposta é divulgar opções que possam aumentar o lucro, pois a maior parte dos clientes estão nas classes C, D e E. Sem ofertar produtos a conta não fechará. Por isso a primeira tela é como uma “vitrine de loja” ou o famoso “Freemium”.

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Pois é Claudio, não sei se o “Freemium” se aplica (ou nem se deveria se aplicar) ao Nubank não. Nubank cobra sim pelos serviços, o cartão de crédito era de graça para usuário, mas eles ganham fee pelo uso da rede mastercard.

As vantagens do cartão são cobradas pelo Rewards (anuidade), pra usar os pontos. Cartão VIP é o ultravioleta, que tb é cobrado (mensalidade) e é caro.

O Nuconta, o banco já rentabiliza com o dinheiro parado lá.

Os outros serviços tb todos tem taxa e são cobrados.

A ilusão de que Nubank é barato, é pq é eficiente: único banco que não tem agência, e o atendimento é todo digitalizado/centralizado.

Agora quanto a oferta de produtos, claro que o Nubank tem que aumentar seu lucro e oferecer melhores produtos, mas essa é a linha que está ficando cada vez mais incômoda, para mim no caso, que sou muito fã.

O Nubank pode me mostrar os seus novos produtos e serviços, sem ter que poluir por completo o APP que podia ser o melhor APP de banco/cartão do mercado. Do jeito que está indo, está virando só mais um banco comum que compete por preço, promoções e milhas.

Talvez a grande pergunta seria:
“Tem alguma forma de divulgar novos produtos sem deixar o APP ruim?”

Por exemplo, eu adoraria que tivesse uma Aba de Novidades, ou Produtos, no menu lateral, onde eu buscaria as informações quando me interessasse, ao invés de ter que ficar rolando a tela inicial todo o dia e evitando clicar sem querer nos produtos que já conheci e não tenho interesse.

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Eita, aí é esquisito mesmo

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Demais!
E tem dia que aparece pop-up antes da tela inicial! Como uso muito pouco nem importo, mas é bem frustrante pra quem usa diariamente.

Concordo que algumas coisas podem ser melhoradas no app. Acho que no futuro o app do Nubank dará a opção de personalizá-lo de acordo com o nosso uso.

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Acredito que isso dê segurança sim, a única camada de segurança que impede o acesso ao aplicativo do Nubank é o desbloqueio de tela padrão do próprio smartphone (pelo menos do Android, não sei como é no iOS).

Já vi diversos tutoriais na internet sobre como remover o desbloqueio de tela do smartphone usando um PC. Você nem precisa formatar o aparelho.

Ao remover o desbloqueio de tela você consegue acessar o aplicativo livremente. Mas para acessar os cartões virtuais (que aparece: número, validade e código de segurança. Lembrando que o cartão físico só aparece a validade, por isso não é necessário senha para acessar) e para confirmar funções importantes do aplicativo é necessário ter a senha de 4 dígitos (que, felizmente, a visualização é protegida pela senha de 4 dígitos).

Mas a parte de desbloquear ou bloquear o cartão virtual ter que digitar a senha de 4 dígitos novamente. Concordo com você, é desnecessário. Deveria ser solicitada a senha de 4 dígitos apenas para acessar o cartão virtual. Creio que você precisa digitar a senha 4 dígitos novamente porque quando você desbloqueia/bloqueia o seu cartão, parece que a página atualiza, na verdade, a senha que você digita (pela segunda vez) é para acessar o cartão virtual novamente. Mas, nada que os programadores do Nubank não consigam resolver.

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Eu larguei mão quando colocaram o card do empréstimo no lugar do cartão de crédito (1a posição). Ficou claro que não se importam com a experiência. Depois voltou ao normal, muita gente deve ter reclamado.

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Faz o teste, acessa o seu cartão virtual e aí digita a senha de 4 dígitos para vê-lo. Bloqueia ou desbloqueia seu cartão virtual e NÃO digite a senha novamente, apenas clique na setinha para voltar. Seu cartão virtual estará bloqueado ou desbloqueado, não precisa digitar a senha duas vezes.

A senha é para acessar a página do cartão virtual. Quando você bloqueia ou desbloqueia, a página do cartão ATUALIZA (até o design do cartão muda, ele fica branco), por isso pede a senha novamente.

O cartão físico não tem esse problema porque não pede senha para acessá-lo.

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Só li verdades.

Eu adicionaria aí uma crítica antiga: porque não é possível visualizar o rendimento de forma segmentada? Podemos ter até 3 saldos diferentes: Conta, Dinheiro guardado e dinheiro guardado com data prefixada. mas o rendimento é um só. Não consigo nem ver os detalhes de rendimento do dinheiro com data prefixada. São rendimentos com taxas diferentes mas apresentados como se fosse uma coisa só? seria uma técnica pra disfarçar um rendimento ruim sobre outro?

Qual a dificuldade de apresentar os rendimentos junto com cada saldo? pq não posso ver só o rendimento da conta junto com o saldo da conta?

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Bem legal a sua colocação. Admiro o Nubank mas as vezes chega a incomodar a quantidade de informações desnecessárias.

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Acho dificil disso acontecer, caso eles façam isso, com certeza iria disponibilizar os testes dessa nova área para alguns usuários por anos, como sempre fazem.