Criaram uma conta no nome da minha mãe

Criaram uma conta usando os dados da minha mãe e usaram o limite dela como crédito, agora chegou uma fatura que minha mãe nem sabia que tinha pois ela desconhecia essa conta nubank

1 curtida

Registre um boletim de ocorrência e entre em contato diretamente com o Nubank pelo canais de atendimento.

9 curtidas

Olá, @Maria_Silva58! Seja bem-vinda à Comunidade Nubank!

Dá uma lida no conteúdo do SOS NU que traz informações sobre como proceder nesses casos.

SOS Nu: um guia de como agir em caso de golpes, roubos e outras emergências - Fala, Nubank

E não deixe de registrar boletim de ocorrência (mesmo que virtualmente), formalizando o ocorrido para o Nubank. Boa sorte!

16 curtidas

1 - Boletim de ocorrência na Polícia Civil;
2 - Falar com a Nubank pelos canais oficiais;
3 - Processe a Nubank sem dó: STJ - Súmulas do STJ
As instituições financeiras só vão melhorar o sistema de abertura de contas online quando doer no bolso. É muito simples criar uma conta falsa e parece que não querem melhorar esse processo de propósito. Se você for em certos grupos do Telegram (e Telegram é uma empresa que protege todo tipo de bandido) você vê como uma grande parte das contas e cartões fraudados é da Nubank.

3 curtidas

@Maria_Silva58, seja bem-vinda à nossa Comunidade!

Os colegas já orientaram acima como proceder no caso de fraude bancária.

Agora, me desculpe a curiosidade: o que significa essa foto da tela que você apresentou? Pelo que entendi, ela mostra duas transferências feitas para Joseana, uma feita no pix, outra por pix no cartão. No caso, as transferências foram feitas a partir da conta que está aberta no aplicativo que você fotografou. Esse aplicativo aberto seria da conta da sua mãe?! Vocês não tinham conhecimento da conta, mas ainda assim conseguem acesso a ela?!

10 curtidas

@Maria_Silva58 , Seja bem vinda!!

Tem alguma dúvida? Podemos te ajudar pelo nosso canal de email.

meajuda@nubank.com.br

Telefone

Se quiser falar com a gente no telefone, é só ligar para:
4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 591 2117 (demais localidades).

Chat

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat.

Basta abrir o chat no app.

3 curtidas

Como esse terceiro conseguiu acesso ao documento físico para mandar foto para o Nubank? Ela já perdeu o documento (RG, CNH…) alguma vez?

2 curtidas

Não precisa perder. São vazamentos que ocorrem de sistemas informatizados. Hoje você consegue os documentos, dados atualizados e fotos de praticante qualquer pessoa do país. Única maneira de se proteger desses vazamentos é viver na selva sem contato com humanos.

Se continuar com relatos assim, logo logo o Nubank vai querer criar uma agência física para confirmarmos a identidade presencialmente.

Com o bloqueio de printscreen começou assim, com muitas pessoas relatando acesso remoto de terceiros autorizado erroneamente ou não autorizado.

Se o Nubank fosse ser mais rígido, creio que não precisaria ser presencial, poderia ser uma chamada de vídeo iniciada pelo aplicativo do Nubank, após confirmar os documentos enviados por meios digitais para o Nubank, a confirmação da identidade seria agendada e feita por essa chamada de vídeo. Mas isto demoraria mais para a aprovação de contas e o Nubank teria de contratar mais atendentes para fazer este serviço. Atualmente no Nubank o atendimento para reconhecimento facial por chamada de vídeo só é disponibilizado para pessoas que tem deficiência visual.

1 curtida

Legal sua ideia, acho que para casos extremos é uma boa mesmo. Atualmente, o único método de autenticação é o reconhecimento facial! Segundo o Nubank, esse reconhecimento facial é um teste de prova de vida, e que é impossível burlar com foto da foto, com alguém parecido contigo, acho que parece ser algo semelhante ao face ID do iPhone.

Muito útil! Encosta o rosto, é feita a leitura e já era. Eu já tentei usar minhas fotos em redes sociais para ver se desbloqueava, vídeos também e ele não aceita, não sei como. Kkkkkkk

De alguma forma, ele reconhece vídeo e meu rosto real. Acho legal essa tecnologia.

O reconhecimento facial padrão do Android, mesmo o Android 12. Eu já consegui desbloquear com minhas fotos nas redes sociais, depois disso só uso senha alfa numérica e biometria.

O grande problema é que hoje se usa IA pra colocar um rosto em uma outra pessoa. O sistema não consegue saber se a imagem que está sendo enviada vem da câmera ou de uma outra transmissão. Por isso é tão fácil criar contas falsas. Nem uma chamada de vídeo (que seria inviável tecnicamente e economicamente) resolveria, pois um sistema de deepfake pode ser transmitido ao vivo.
Eu não estou falando que o sistema Nubank está ou não preparado pra fazer essa distinção. Estou falando genericamente. Eu até sei quais instituições isso é possível, mas não vem ao caso.
Mas esse tipo de coisa é muito complicada de resolver. Se vc criar muitos empecilhos, vc aumenta a segurança mas cria dificuldades pros clientes verdadeiros.

1 curtida

Para resolver a questão do deepfake, acho que só uma confirmação de identidade feita pessoalmente como é no caso dos bancos tradicionais onde o cliente é obrigado a ir até uma agência ou caixa eletrônico.

Mas, esse método iria dar dor de cabeça. Imagina o celular com bugs após atualizar o sistema operacional, aí você quer formatar para limpar o máximo de bugs. E depois é obrigado ir até uma agência física ou caixa eletrônico, se não tiver perto de sua residência, você é obrigado a pagar ônibus ou carro por aplicativo ou depender de favor de parente para confirmar identidade.

Esse é um dos métodos que mais trás empecilho.

Infelizmente, sempre vão existir pessoas que vão usar a tecnologia para o mal. Se formos levar isso ao pé da letra, nem celulares iríamos ter mais. Voltaríamos a época de antigamente onde só existia o dinheiro físico e olhe lá.

Para criar uma conta no nome de alguém é necessário ter acesso aos documentos dessa pessoa e tirar uma selfie, parece muito estranho isso.

2 curtidas

Como falei ali em cima, existem pacotes na darkweb com todos os documentos e fotos de praticante qualquer pessoa no país. Eles vem de vazamentos de entidades privadas e até públicas.

Pra quem paga o Google One, tem uma ferramenta pra ver vazamentos. É a ferramenta mais completa que encontrei, pois achou mais vazamentos que outras: https://one.google.com/dwr/dashboard

2 curtidas