Criptomoeda e Software Livre

Olá, todos bem?

Como um estudante/profissional de TI, sou um grande entusiasta e promotor da filosofia do software livre e código aberto! No meu laptop utilizo para estudo e trabalho, distribuições Linux, no momento o Ubuntu 23.04, procuro utilizar sempre que possível, software livre para realizar minhas atividades diárias de estudo, trabalho e lazer, etc…

Pensando nisto, gostaria de trazer um questionamento aqui na comunidade!

Poderíamos comparar a filosofia do Open Source/Free Software com a tecnologia blockchain, a qual é fundamental para a utilização das criptomoedas?

1 curtida

Podemos comparar a filosofia do Open Source/Free Software com a tecnologia blockchain. Ambas são baseadas nos princípios de descentralização, transparência e confiança.

1 curtida

Opa @LucasFernandes94 que bacana saber que também temos um entusiasta do software livre. Iniciei com o mundo do software livre, open source em 2008 de lá pra utilizo várias distribuições Linux. Procuro sempre ajudar as comunidades com algumas contribuições.

Conta pra gente aí qual distribuição você usa?

Atualmente estou no Ubuntu, mas já usei várias desde slackware a fedora, mas amo as doutros baseadas em Debian.

1 curtida

Fala, Pedro! Tudo certo?

Então, atualmente eu estou no Ubuntu 23.04. Já testei várias, desde o Mint, Deepin, Fedora, Zorin, Pop_OS!, etc…!

Recentemente testei o Fedora 38, gostei de algumas coisas. A loja dele é mais rápida, ao menos na minha percepção, que a do Ubuntu, na questão dos gestos do touchpad ele também me agradou, mas preferi ficar com o bom e velho Ubuntu. Apesar de que para algumas pessoas o Ubuntu não tem nada de bom. Mas eu gosto, me atende bem, não tenho nenhuma questão contra os Snaps, e sigo com ele!

Tenho hoje em dualboot o Windows 11, Ubuntu 23.04 e o Pop_OS! 22.04!

1 curtida

Anos atrás vi um vídeo tutorial de uma instalação de um programa no Linux, eram tantos os processos que desistir sequer de baixar. Por isso o windows dominou o mercado, é prático, simples, fácil, intuitivo…

1 curtida

Acho que você viu no começo dos anos 90. Sabe como se instalar um programa no Linux? Ou vai na loja e clica pra instalar ou dê dois cliques no pacote de instalação. Android é Linux e iOS é UNIX. São complicados? Não. Ubuntu, por exemplo, é tão amigável quanto o Windows.

1 curtida

Como o CMg disse, de alguns anos para cá, as coisas mudaram bastante com relação a diversas coisas na distribuições Linux. Como o exemplo citado pelo CMg, para instalar algum aplicativo na distrubuição Linux de sua escolha, basta ir na loja de apps da distro, procurar pelo aplicativo, clicar em Instalar, e pronto. Instalado!

Outra forma de instalar, é parecido com o Windows. Entra no site do aplicativo o qual você deseja instalar, baixa o arquivo, seja com .deb, .rpm, igual no Windows que tem o .exe, e logo após baixar, clica duas vezes em cima e segue o fluxo de instalação pela interface que for mostrada.

Algumas coisas requisitam um conhecimento mais aprofundado, talvez do uso do terminal, ou algo do tipo? Sim, mas grande parte dos processos básicos do cotidiano, dá pra fazer de maneira mais fácil do que há alguns anos atrás.

2 curtidas

Dominou o mercado por meio de trabalho infantil e análogo à escravidão.

Licença do Windows é R$730, o que aumenta o preço do computador que vem com o Windows nas lojas, e por dominar o mercado ele também é o maior alvo de ataques de crackers.

Windows é mais pesado que o Linux, btw.

No entanto, se você quer um computador para jogos, modelagem 3D e tal, Windows é melhor simplesmente por ter compatibilidade com um número maior de aplicativos.

1 curtida