Boa tarde a todos(as)
Gostaria de relatar um ocorrido comigo no dia 09/04/25, pela manhã relativo a venda de um iPhone (usado) pelo Marketplace do Facebook.
Perfil do interessado aparentemente legítimo, no FB desde 2018, fotos da família, vários amigos, tudo parecia certo.
Combinei de fazer a entrega num local público, no interior de um HiperMercado em minha cidade.
Estrategicamente escolhi em frente ao balcão de informações, onde além do grande fluxo de pessoas, há um segurança armado.
No horário marcado, o interessado me mandou uma mensagem, pedindo para que eu descesse até o estacionamento, pois já estava lá e, naturalmente, que recusei, vez que no estacionamento a visão da área ao redor fica prejudicada (não dá para saber se está dentro de um carro, por exemplo)
Ele então, como forma de pressionar, disse que se eu não descesse não faria negócio, desconfiado, respondi, ok, negócio desfeito, porém de imediato ele disse iria no local inicialmente combinado.
Após cerca de 10 minutos, dois jovens vieram em minha direção perguntando se eu estava com o iPhone e, antes que eu respondesse, um deles arrebatou a sacola, onde ele acreditava que estava o aparelho e saíram correndo.
Os seguranças foram atrás, mas os dois sumiram.
Por precaução, quando cheguei no mercado, comprei dois sabonetes de caixinha (Dove) e coloquei numa sacolinha de papelão, que aparentava mesmo ser o aparelho. O celular deixei na caixinha dele, dentro do guarda-volumes do mercado.
Se não fosse isso, teria sido roubado.
A fim de alertar a todos que, em algum momento, venham a negociar em plataformas semelhantes, concito que relatem esse ocorrido a familiares e amigos que, quando forem negociar em métodos análogos, sempre desconfiem e nunca se coloquem numa posição de risco.
Até mesmo em locais público estamos sujeitos a ser vítimas potenciais.