Cuidado ao negociar em Redes Sociais (MarketPlaces)!

Boa tarde a todos(as)
Gostaria de relatar um ocorrido comigo no dia 09/04/25, pela manhã relativo a venda de um iPhone (usado) pelo Marketplace do Facebook.

Perfil do interessado aparentemente legítimo, no FB desde 2018, fotos da família, vários amigos, tudo parecia certo.
Combinei de fazer a entrega num local público, no interior de um HiperMercado em minha cidade.

Estrategicamente escolhi em frente ao balcão de informações, onde além do grande fluxo de pessoas, há um segurança armado.
No horário marcado, o interessado me mandou uma mensagem, pedindo para que eu descesse até o estacionamento, pois já estava lá e, naturalmente, que recusei, vez que no estacionamento a visão da área ao redor fica prejudicada (não dá para saber se está dentro de um carro, por exemplo)

Ele então, como forma de pressionar, disse que se eu não descesse não faria negócio, desconfiado, respondi, ok, negócio desfeito, porém de imediato ele disse iria no local inicialmente combinado.

Após cerca de 10 minutos, dois jovens vieram em minha direção perguntando se eu estava com o iPhone e, antes que eu respondesse, um deles arrebatou a sacola, onde ele acreditava que estava o aparelho e saíram correndo.
Os seguranças foram atrás, mas os dois sumiram.

Por precaução, quando cheguei no mercado, comprei dois sabonetes de caixinha (Dove) e coloquei numa sacolinha de papelão, que aparentava mesmo ser o aparelho. O celular deixei na caixinha dele, dentro do guarda-volumes do mercado.
Se não fosse isso, teria sido roubado.

A fim de alertar a todos que, em algum momento, venham a negociar em plataformas semelhantes, concito que relatem esse ocorrido a familiares e amigos que, quando forem negociar em métodos análogos, sempre desconfiem e nunca se coloquem numa posição de risco.
Até mesmo em locais público estamos sujeitos a ser vítimas potenciais.

25 curtidas

Que relato, @LuizGSF !

Às vezes parece que a cautela é excessiva, e essa sua experiência mostra que cautela nunca é demais…

E que bom que você antecipou essa possibilidade e se protegeu.

Obrigado por compartilhar essa experiência e as dicas valiosas! :clap:

16 curtidas

Obrigado pelas informações

14 curtidas

Excelente dica!

13 curtidas

Obrigado por compartilhar esse relato @LuizGSF Que bom que você ficou bem apesar do susto. Já fiz vendas através do Facebook e OLX. É preciso mesmo ficar atento quando se faz negócio principalmente com pessoas desconhecidas.

14 curtidas

Vamos dificultar para os bandidos e cadastrar o IMEI no site novo do governo.

No site do gov, e registre seu IMEI

O IMEI é um número gigantesco que está nas configurações > Sobre telefone> Informações e especificações > Status. (Xiaomi - HyperOS)

Dica: Em outros aparelhos ficam na região do Chip, geralmente têm lá as especificações…

Segurança acima de tudo e de todos!

12 curtidas

Prezado @LuizGSF

Muito obrigado peto tópico e pelo alerta. A propósito, meus parabéns pelas suas estratégias e cuidados. Vivendo e apredendo viu… surreal esse caso!

13 curtidas

Vai cola… kkk… o malandro dançou dessa vez :rofl:

9 curtidas

Eu te digo de coração não confio no site do governo

10 curtidas

Muito bom relato para informar e educar. Rapaz você foi FBI, rsrsrsrs muito bom.

Obrigado por comartilhar!

12 curtidas

Sua experiência só demonstra que minha cautela em relação a esses marketplaces tem fundamento. Só compro em lojas oficiais, e desconfio de preços baixos. :+1:t2:

10 curtidas

Muita ousadia desses criminosos. Hoje em dia nem mesmo negociar em locais públicos é garantia de segurança. Obrigado por compartilhar seu relato.

11 curtidas

Essa ideia foi genial @LuizGSF. Ainda bem que foi apenas um susto.

9 curtidas

Obrigado pela alerta @LuizGSF. Que sua esperteza e risco seja de exemplo para muitos…

10 curtidas

@LuizGSF , gratidão por compartilhar com todos o ocorrido com vc, fica como um importante alerta. Vc foi genial ao prever e evitar o pior. :clap:

Ou digitando *#06# no teclado do telefone :wink:

9 curtidas

Eu vendi meu galaxy watch na frente de um posto da polícia aqui na minha cidade, combinei com o comprador passei o endereço e deu tudo certo… kkkk

4 curtidas