Cuidado com contas falsas em seu nome

#3
No tópico sobre segurança dessa semana gostaria de falar sobre contas bancarias abertas em nosso nome.

É possível consultar pelo Registrato do Banco Central, lá é possível ver em quais instituições você tem vinculo.

Infelizmente para efetuar o cadastro é preciso ter conta em um grande banco.

Nesse link do gov.br vocês podem seguir todas as orientações para efetuar o cadastro:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-acesso-ao-extrato-do-registro-de-informacoes-do-banco-central

Com o Registrato você consegue evitar golpes já que é possível ver se cadastraram seu nome em alguma instituição sem sua permição.

Além disso o Registrato possui algumas informaçãoes de crédito.

Exemplo de um relatório do Registrato:
image

17 curtidas

Acho importantíssimo que todo mundo faça o cadastro e dê uma olhada lá de vez em quando.

Pois se aparecer algo irregular, dá pra tentar corrigir antes que vire um problema maior.

8 curtidas

Outro dia vi alguém falando sobre esse tipo de consulta mas até esqueci, vou consultar meu nome, é importante mesmo. No banco onde tenho conta tem um botão com o nome registrato, deve ser para autorizar ou cadastrar, não sei, qualquer hora vou dar uma sacada.

1 curtida

Pois é olhei o meu é consta uma do brb que tinha em 2013 mais cancelei no mesmo ano, pois abri somente para recebimento de salário. Olhei no site do banco central ainda consta este cartao aberto liguei no banco e disseram que foi fechado nesse mesmo ano que pedi pra fechar é disseram que é o banco central é que nunca atualizou :woman_shrugging:

2 curtidas

Sim é pra autorizar.

1 curtida

Exatamente

1 curtida

Vou fazer isso depois. Valeu :+1:

1 curtida

Tente abrir uma reclamação no Banco Central. Eles têm que manter o seu cadastro atualizado!

Eu lembro que me cadastrei no Registrato para ter certeza que uma conta que tive no extinto Banco Real foi encerrada corretamente. Pelo menos estava tudo certo por lá!

2 curtidas

Encerrei minha conta na caixa ha alguns meses mas não consta ainda a data de fim no registrato, a mesma coisa do inter foi encerrada e consta no sistema mas a Intermedium DTVM não! E nubank e nubank financeira tb aparecem separados no relatório

1 curtida