Fui verificar meu Cadastro Positivo e vi que tinha um serviço ativo nos bancos chamado “adiantamento depositante”. Você conhece? Eu não, nunca me falaram sobre, mas tá lá e fui pesquisar o que era. Fiquei abismado com o perigo que estamos correndo! Basicamente, é um serviço que cobre eventuais valores não disponíveis na sua conta, ou limite do cheque especial, para realizar um pagamento, débito ou saque.
“Que recurso bacana! Adorei”
Só que não hahaha
Até parece ser, olhe as propagandas que fazem sobre ele e vejam como parece ser algo legal (vou linkar)
Mas há um grande perigo! Além dos juros, há uma tarifa que cobram pelo serviço. Nos maiores bancos, varia de R$ 51,00 a R$ 59,00! Podendo chegar a R$ 100,00!
Isso mesmo, digamos que se confunda e falte R$1,00 pra realizar um pagamento, você pagará R$ 59,00 por utilizar essa antecipação. Fora os juros.
Ao menos essa tarifa só pode ser cobrada uma vez a cada 30 dias. São muito legais.
Como disse, nunca me falaram disso, com certeza está nas letras miúdas dos contratos de abertura de contas. Que ótimo que temos o Nubank que preza pela transparência!
(Numa conta de banco digital que possuo também há esse serviço ativo, não está restrito apenas aos “bancões”).