(Curiosidade) Afinal, o que é uma Conta de Pagamento?

Algumas vezes nos deparamos com perguntas como: Mas porque a NuConta não faz isso? Porque não tem isso? Aqui, vamos entender um pouco mais sobre uma Conta de Pagamento, que é a modalidade da NuConta:

O que é?
A conta de pagamento é uma conta que pode ser utilizada pelo cliente para a realização de saques, pagamentos de contas e pagamentos de transações realizadas por cartões de débito ou crédito, ou para a realização de transferências entre contas mantidas na mesma instituição e em outras instituições de pagamento ou instituições financeiras (TED e DOC).

Digital
A conta de pagamento se propõe a facilitar a vida de seus titulares. Tudo o que é relacionado a ela – abertura, operações, relacionamento entre cliente e instituição – pode ser feito digitalmente.

As tarifas
Os serviços vinculados às contas de pagamento pós-pagas são considerados serviços prioritários e as tarifas passíveis de cobrança são padronizadas na Tabela I da Resolução nº 3.919/10, com definição dos fatos geradores.

Proteção
Os recursos mantidos em contas de pagamento não respondem diretamente por nenhuma obrigação da instituição de pagamento e não podem ser objeto de arresto, sequestro, busca e apreensão ou de qualquer outro ato ocasionado por débitos de responsabilidade da IP; e não compõem o ativo da instituição para efeito de falência ou liquidação judicial e extrajudicial.

Além disso, os recursos ficam alocados em conta específica mantida no Banco Central ou aplicados em Títulos Públicos Federais, o que confere segurança aos depositantes.

E é sempre bom ressaltar que o cidadão tem livre arbítrio para, em qualquer situação, decidir sem nenhuma espécie de coação sobre a abertura, a manutenção, o encerramento ou a transferência de qualquer conta da qual seja titular.

A Conta de Pagamento é uma opção cada vez mais procurada pelos consumidores, a fim de fugir das grandes burocracias e impostos/taxas cobradas pelos bancos tradicionais. Ela hoje, supre a necessidade de mais de 30% dos brasileiros.

Mas a NuConta é uma Conta de Pagamento completa? A resposta é não. Existem várias funções que podem ser implementadas em uma Conta de Pagamento, algumas já vimos o Nubank colocar em prática, como a ‘‘Guardar Dinheiro’’, e outras sendo atualizadas em Contrato, como ‘‘Recargas de Celular’’.

Aqui estão as funções que podem ser encontradas em uma Conta de Pagamento:

  • Pode abrir a conta pela internet, do computador, tablet ou smartphone
  • Movimenta a conta, consultar e gerir o fluxo de caixa em uma única plataforma
  • Não paga nenhuma mensalidade, nem taxas de manutenção para ter uma conta
  • Pode ter acesso a máquina de cartão sem aluguel
  • Paga e recebe via depósitos e transferências
  • Pode emitir boletos de cobrança de forma simples e rápida
  • Recebe via cartão de crédito, podendo escolher se quer receber à vista ou parcelado, nas mesmas condições da venda
  • Envia diversos tipos de mensagem aos clientes por SMS
  • Paga as contas da empresa e boletos bancários pela internet ou celular
  • Tem acesso a cartão de débito – pré-pago – para fazer pagamentos e saque nos bancos 24h
  • Faze recarga de celular usando o saldo da conta

Em resumo, não podemos cobrar melhorias da NuConta visando ela como uma Conta Corrente, mas sim, cobrarmos melhorias por ser uma Conta de Pagamento, que ainda pode (e deve) receber mais recursos futuramente.

Fonte: Pague Veloz

Fonte: BCB

17 curtidas

A Nuconta só tem a melhorar. Aguardando ansiosamente por mais recursos!!
Já acho ótimo, mas o que vier pra agregar, será excelente :money_mouth_face:

5 curtidas

Concordo, sempre há o que melhorar.

2 curtidas

Rapaz, você mitou! :point_up::clap:Concordo.

3 curtidas

Concordo Plenamente @anon28091172, as funções são ótimas para uma Conta de Pagamento, mas depois das novas alterações em contrato, já sabemos que vem coisa nova por ai.

2 curtidas

Pra mim ainda é confuso isso, o que deu a entender é que a conta de pagamento fica a custódia do BC e pode ser aplicada a títulos públicos, e não pode ser usada como ativo do Nubank, se acontecer uma liquidação extrajudicial(Caso que ocorreu com o Neon) nosso dinheiro estará separado disso, tudo bem, a corrente por outro lado estabelece obrigações como os Serviços Essenciais, incluido os 4 saques gratuitos que a Nubank quer fugir, também não sei se existe a possibilidade de criar uma conta de pagamento conjunta ou para menores, assim como a conta corrente permite.

1 curtida

Não entendi a questão de fugir, já que como é uma Conta de Pagamento, não tem essa obrigatoriedade, e na Abertura e Contrato é explicado isso.

Claro que o Nubank sabe que muitas pessoas não aderem a NuConta por ainda usarem serviços de Saque. Mas em contrapartida a NuConta oferece serviços essenciais a taxa 0, e isso vinculado aos serviços do Crédito, é bem atrativo.

Claro que o consumidor é livre para procurar outro Banco que ofereça a Taxa 0, ou fazer as famosas ‘‘dobradinhas’’.

Acho interessante a forma como se cobra o Nubank, por conta de saques, por exemplo, esse é o objetivo do Tópico, mostrar qual serviço é disponibilizado, e o que esperar e cobrar dele.

Procurei sobre isso, e cai exatamente na regra do Contrato, mas pela própria Nubank: Apenas maiores de 18 anos.

Quanto a conta conjunta, realmente não encontrei nada sobre. Mas acho que seriam funções mais de Conta Corrente mesmo.

2 curtidas

Acredito que na escolha entre oferecer uma conta de pagamento ou uma corrente na criação da Nuconta, tenha pesado os Serviços Essenciais obrigatórios, mais especificamente na parte do saque, como a Nubank não conseguiu obter um bom acordo com a Tecban, e nem ao menos com o Saque e Pague, acaba por fugir dessa obrigação escolhendo justamente a Conta de Pagamento. Já que de todas as funções citadas por você, nada impede de existirem em conta corrente. E é bom que a pessoas saibam essa diferença para depois não virem cobrar o saque gratuito do Nubank, no início do lançamento foi realmente confuso, eu acompanhei no Twitter muita gente sem entender pq ela não era obrigada a oferecer, e o que era de diferente a conta de pagamento e corrente, ninguém sabia. Outras coisas que me chateam é essa publicação aqui https://blog.nubank.com.br/nuconta-sem-tarifas/ feita com um membro aqui da comunidade, a Redação do Blog na minha opinião falhou ao não especificar que existe taxa/tarifa para saque, se alguém que desconhece o Nubank e lê esse artigo acaba se empolgando e querendo cancelar a conta no outro Banco que já usa, sem nem ler o contrato. Eu sempre que vou divulgar o Nuconta para amigos, deixo bem claro isso do saque.

Pode ser atrativo, mas isso não era novidade ao implantar o Nuconta, já existia no mercado outras contas digitais sem taxas vinculado aos serviços do Crédito, o que revolucionou de verdade era o rendimento, que por sinal muitos outros acabaram copiando como o PicPay e Mercado pago, sem falar é claro na fama do Nubank ter um ótimo atendimento comparado a outros concorrentes.

A minha duvida seria se por ser conta de pagamento isso interfere no futuro caso a Nubank mude o contrato e queira disponibilizar Nuconta para menores.

Também não encontrei, tem gente que cobra isso aqui e não sei responder se é por limitação da conta de pagamento regulamentada pelo BC ou se é por falta de implementação do Nubank.

2 curtidas

Será? Acho que não hein :disappointed_relieved: enquanto recursos estão chegando na velocidade da luz nas outras instituições a Nuconta está estagnada…desmaiada, quase morta! Hoje eu vejo que a Nuconta nada mais é do que uma poupança da Caixa melhorada…nem serviços básicos possui…e não tem desculpa por ser conta de pagamento…onde há movimentação financeira tem que ter extrato…onde vemos isso por aqui? Não vemos! :pensive:

E o Nubank que abra aos olhos…vai ficar para trás se continuar nessa hibernação…tá chegando ai mais uma fintech que promete sacudir a coisa…o primeiro banco digital da Europa já desembarcou no Brasil e promete revoluções…

2 curtidas

Também acredito que oferecer os serviços essenciais logo de cara deve ter pesado um pouco na decisão sobre qual tipo de conta operar, mas também temos que levar em conta que o Nubank para oferecer a conta corrente iria precisar de um novo decreto e uma nova autorização do BC, a primeira demorou cerca de dois anos.

Sobre a restrição de idade, também achei um assunto interessante, irei procurar saber e se eu tiver uma resposta retornarei aqui :wink:

3 curtidas

O que são essas “dobradinhas”? Kkk

Tenho refletido sobre essa questão das contas de pagamento. Eu acabava por tentar justificar a necessidade de uma conta corrente, mas acho que nem eu mesmo me convencia.

Hoje já acho que uma conta de pagamento pode ser, sim, mais do que suficiente pra uma pessoa “comum”. Fugir de burocracias, estar mais propenso a novidades tecnológicas. Dependendo da instituição, também ter melhores atendimento e serviço.

1 curtida

Um exemplo clássico é ter dois bancos digitais, por exemplo, para efetuar depósitos em caixas eletrônicos e saques gratuitos.

Acredito que no final de Tudo , as contas de pagamentos serão tão completas quanto a corrente em serviços básicos. Mas essenciais. :slight_smile:

2 curtidas

I’m back.

De acordo com o banco central não tem restrição para menor de idade.

Resposta do BC

O menor de idade pode ser titular de conta bancária. Contudo, para a abertura de conta de depósitos é obrigatória a completa identificação do titular, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo diversas informações, devendo, se a conta de depósitos for titulada por menor ou por pessoa incapaz, além de sua qualificação, ser também identificado o responsável que o assistir (maior de 16 e menor de 18 anos não emancipado) ou o representar (menores de 16 anos).

Não entendi o motivo de citarem “conta-depósitos” quando deveria se referir a “conta de pagamento”, mas o site do BC também tem essa informação sobre o público- alvo.

Público-alvo
Não há uma faixa-etária ou um tipo específico de público definido. A conta de pagamento é voltada a todos aqueles que desejam usufruir de suas possibilidades.

Então, tudo leva a crer que não existe nenhuma restrição legal e que futuramente o Nubank possa realizar a abertura de conta para menores de idade. Até porquê pesquisando descobri que um banco com conta pagamento e que tema seguinte afirmação no contrato: “A se reserva o direito de autorizar ou cadastrar clientes menores de 18 anos, mediante aprovação especial, realizada a único e exclusivo critério da .

Ps.: Ainda estou no aguardo da resposta sobre conta conjunta.

2 curtidas

Tecnicamente então vai dá Instituição liberar ou não esse tipo de serviço.

“Pode ter acesso a máquina de cartão sem aluguel”

Eu não entendi essa, quer dizer o que? @FelipeMoraes

1 curtida

Essa é uma das funções que uma Conta de Pagamentos poder ter @Brandon_Campos, porém até o momento na NuConta não é possível.

1 curtida

Entendi, seria bom ter uma.

1 curtida

É como o @FelipeMoraes falou, e eu estava lendo essa notícia aqui Via Varejo pretende ampliar seu banco digital BanQi antes da Black Friday

E posso citar como exemplo banco digital das Casas Bahia o BanQi(Está ainda em implementação algumas funcionalidades)em que você pode fazer um depósito imediato na loja, e como a conta é sem taxas para TED também, a gente pode transferir para a Nuconta, sem falar no inverso que é transferir da Nuconta para o BanQi, e sacar o dinheiro na loja, isso acaba sendo um diferencial já que não ficamos presos ao caixa eletrônico do 24horas como opção.

1 curtida

Gostei dessa informação @ree não sabia.