D√° pra aprender sobre dinheiro com jogos? ūüéģ

Ol√°, NuCommunity! ūüĎč

Jogos s√£o uma forma divertida e interativa de aprender sobre diversos assuntos, at√© mesmo sobre dinheiro. Jogos como SimCity, Jogo da Vida, The Sims e muitos outros que simulam situa√ß√Ķes reais que envolvem planejamento, or√ßamento, investimento e entre outros aspectos financeiros. Mas realmente, d√° para aprender?

A resposta direta √© SIMM! Ao jogar esses e outros jogos, os jogadores podem desenvolver habilidades como racioc√≠nio l√≥gico, tomada de decis√Ķes, criatividade e responsabilidade. Al√©m de estimular o interesse e a curiosidade por assuntos relacionados ao dinheiro como economia, finan√ßas pessoais e empreendedorismo.

⠀⠀QUAIS OS JOGOS E O QUE ENSINAM?⠀⠀

• THE SIMS: Um jogo que simula a vida real e os personagens podem adquirir bens. Mas √© necess√°rio trabalho, paci√™ncia e planejamento. Assim como na vida (s√≥ que sem os c√≥digos n√© rs).

• SIM CITY: Um jogo que exige habilidades financeiras e administrativas, o jogador pode aprender a se planejar para tomar decis√Ķes futuras, a definir objetivos, avaliar riscos e oportunidades.

• MINECRAFT: Um jogo que ensina a ser criativo, empreendedor e respons√°vel com o dinheiro. Voc√™ pode usar a sua imagina√ß√£o para criar coisas incr√≠veis e aprender sobre o conceito b√°sico de economia e finan√ßas, como oferta e demanda, custo-benef√≠cio, infla√ß√£o, etc. Como tamb√©m aprende sobre os valores de sustentabilidade e preserva√ß√£o ambiental, j√° que o jogo possui seus recursos limitados e finitos.

• AMONG US: Um jogo que ensina a ser honesto, estrat√©gico e adapt√°vel com o dinheiro. Voc√™ pode ganhar a confian√ßa dos seus colegas sendo sincero e cooperativo ou usar a sua intelig√™ncia e criatividade para criar planos e argumentos convincentes, e tamb√©m negociar ou influenciar as pessoas.

• JOGO DA VIDA: Um jogo de tabuleiro onde os participantes precisam tomar decis√Ķes que afetam o patrim√īnio, sal√°rio, profiss√£o e outras simula√ß√Ķes do dia a dia conquistados na brincadeira.

‚†Ä‚†ÄQUE JOGO J√Ā TE ENSINOU ALGO?‚†Ä‚†Ä

Viu como é possível aprender de tudo um pouco com os jogos? Nem sempre o jogo precisa ser voltado ao financeiro para aprender sobre o tema, sendo possível tirar sempre um aprendizado de um jogo para que possa aplicar no profissional ou financeiro. Por isso, tente utilizar esse aprendizado positivo ao seu favor no dia a dia.

E não esqueça de compartilhar com a gente no tópico quais jogos te ensinou algo, seja no financeiro, profissional ou aplicável no dia a dia. Existem vários jogos que ensinam os conceitos e habilidades financeiras de forma divertida e interativa, seja jogos na temática ou aqueles que mesmo parecendo que não ensinam, mas ensinam.

Conte√ļdo criado com base em uma publica√ß√£o do Nubank.

Banner_NC

39 curtidas

Otimo post hein @ranielreis parabens.

Joguei muito banco imobiliario, e muito o jogo da vida tradicional.

Mas aprendi muito mesmo com os MMORPG da vida.

Ragnarok - vi os boot acabar com o comercio do jogo, lei de oferta e procura.
mais dinheiro no jogo, inflação para os itens mais dificil de fazer.
e os itens que os boot pegavam ficavam mais baratos.

Diablo 3 - acho que foi o jogo que eu mais fiz dinheiro, tinha um sistema de leilao de itens por dinheiro real, e eu conseguia aproveitar algumas oportunidades, pena que durou pouco rs.

20 curtidas

Por muito tempo eu joguei o Roller Coaster Tycoon e por ele eu conegui desenvolver uma boa no√ß√£o na administra√ß√£o de dinheiro jogando no ‚Äúmodo carreira‚ÄĚ.

Um jogo que eu amo e estimula raciocíno e habilidade matématicas é o Rummikub

17 curtidas

Um dos meus jogos favoritos!

Excelente post @ranielreis me fez lembrar da minha inf√Ęncia e de todas as gera√ß√Ķes do The Sims que joguei, desde o 1¬į.

image

image

image

O The Sims realmente nos ensina a economizar e trabalhar duro para conseguir aquilo que queremos.

√Č um excelente jogo para ensinar, infelizmente o √ļnico problema s√£o o cheats kkkkkk :joy::rofl::rofl: que d√£o dinheiro :moneybag: infinito :infinity:, quem dera se a vida real tamb√©m tivesse um cheat para fazer dinheiro sem fazer absolutamente nada.

eu realmente t√ī precisando de um cheat de dinheiro infinito para resolver os problemas financeiros que tenho enfrentado :confounded::sleepy:

#MOTHERLOD - 50,000 simoleons :heavy_dollar_sign::moneybag::money_mouth_face:

18 curtidas

Show @ranielreis excelente topico.

12 curtidas

Ou Banco Imobiliário, era só Falência, MEU DEUS.

18 curtidas

Banco Imobili√°rio, eu era viciado nesse jogo!

14 curtidas

Show, @ranielreis !!! :clap:
Banco imobili√°rio :heart_eyes:

14 curtidas

Eu só precisava do Morumbi e Interlagos…a grana entrava que era uma beleza :joy:

9 curtidas

Ah, The Sims e Sim City, aqueles jogos que me fizeram viajar por mundos virtuais t√£o fascinantes. Mas foi o Minecraft que realmente mexeu comigo, revelando um lado criativo que eu nem sabia que existia. Construir, explorar e criar, tudo em um mundo pixelado que se tornou meu ref√ļgio art√≠stico.

E que dizer do Among Us? Um verdadeiro desafio estratégico, onde descobrir os impostores se tornou uma questão de análise meticulosa e confiança abalada. Quem diria que um jogo poderia aprimorar minhas habilidades de identificação de sutilezas?

Ah, e o Jogo da Vida! Quantas vezes rodamos aquele tabuleiro, fazendo escolhas que refletiam nossas ambi√ß√Ķes e sonhos. E o Jogo Imobili√°rio, que despertou meu interesse por investimentos e finan√ßas, me incentivando a cuidar melhor do meu dinheiro e a pensar no futuro.

Uno, um verdadeiro turbilh√£o de emo√ß√Ķes! Rir, xingar e vibrar em uma √ļnica partida, enquanto cartas coloridas mudam destinos e desencadeiam reviravoltas inesperadas. Estrat√©gia e divers√£o de m√£os dadas.

Xadrez, um duelo intelectual que eu costumava travar na minha inf√Ęncia. Cada pe√ßa no tabuleiro era um passo em uma dan√ßa estrat√©gica, onde meu objetivo era fazer o rei advers√°rio se render diante da minha mente afiada.

S√£o jogos, cada um com sua ess√™ncia, que enriqueceram minha jornada. Do criativo ao estrat√©gico, do desafiador ao emocionante, todos contribu√≠ram para moldar quem sou hoje. Uma mistura cativante de experi√™ncias virtuais e li√ß√Ķes do mundo real.

Uma das lembranças que tenho do Minecraft

Among Us também tenho

N√£o achei as fotos do jogo de tabuleiro e baralho aqui :pensive:

13 curtidas

Esse jogo √© muito top! Nunca vi um simulador de parque de divers√Ķes melhor que esse. Teve um dia que o 3 estava de gra√ßa na Epic Games, aproveitei e peguei, pois estava sem.

12 curtidas

Excelente tópico, meu amigo @ranielreis! Valeu por compartilhar. :clap:t3::clap:t3::clap:t3::pray:t3::slightly_smiling_face::purple_heart:

J√° joguei muito ‚ÄúBanco Imobili√°rio e o Jogo da Vida‚ÄĚ. Os demais que voc√™ citou n√£o conhecia, mas j√° anotei aqui! :writing_hand:

14 curtidas

Quase viciei neste kkkkkk. √ďtimo t√≥pico @ranielreis :clap:t5: :clap:t5:

12 curtidas

Era isso mesmo :rofl::rofl::rofl:

12 curtidas

Minecraft √© aquele tipo de jogo que envelheceu bem, √†s vezes vem uma vontade de jogar um pouco, √© uma experi√™ncia √ļnica voc√™ ter um mundo s√≥ seu onde pode explorar sua criatividade ao m√°ximo com constru√ß√Ķes incr√≠veis e experi√™ncias √ļnicas, podendo at√© ser melhor quando tem amigos para compartilhar esse sentimento de construir algo. No come√ßo passa por aquele estresse b√°sico de t√° construindo ou coletando os recursos e vem um creeper fazer uma visitinha de leve explodindo tudo ao redor.

E o que dizer do Among? O maior causador de disc√≥rdia, amizades s√£o comprometidas com esse jogo, mas √© uma experi√™ncia √ļnica e que certamente voc√™ nunca vai esquecer em t√° fazendo uma task e chega o impostor do al√©m acabando com tudo.

Adorei ler o seu texto e de todos no tópico, os jogos forma conexão inexplicável que pode ser pra vida (como a NuCommunity). :purple_heart:

12 curtidas

Eu amoo ele. Hoje tem um vers√£o concorrente dele chamado planet coaster que me brilhou os olhos. Pura nostaugia.

14 curtidas

Que belo post, hein!

O pai brilhava na administração de recursos e sobrevivência do Minecraft :sunglasses:

10 curtidas

√ďtimo post @ranielreis!

Amo um joguinho chamado Stardew Valley, um jogo Indie, muito lindo e com v√°rios objetivos!

E uma coisa que √© importante √© a grana. Ela vai nos ajudar muito a aumentar nossas produ√ß√Ķes e ajudar em produtos para ter mais retorno em suas produ√ß√Ķes e planta√ß√Ķes.

E ainda tem a socialização e as intimidades com vários personagens com diferentes carácter, muito top!

Recomendo muito!!!

15 curtidas

√ďtimo t√≥pico @ranielreis

√Č dif√≠cil algu√©m que n√£o goste de algum jogo, nem que seja a boa e velha paci√™ncia.

Gosto muito de jogar 8 ball pool.

Sobre dinheiro… no 8bp há muitas maneiras de acumular $ e em algumas o risco é alto. No meu caso, vou acumulando aos poucos onde o risco é menor. :wink:

Só queria que meu saldo do Nubank fosse igual o do 8bp :joy: :purple_heart:

12 curtidas

Nossa, AMO! √Č um joguinho ‚Äúsimples‚ÄĚ, mas feito com muito carinho, fez bem ter lembrado desse jogo, √© a defini√ß√£o de administrador de recursos e √© muito bom que voc√™ pode criar a sua hist√≥ria. :purple_heart:

At√© mesmo dos creepers parados na porta s√≥ esperando voc√™ abrir para deixar a marca na sua casa? Minecraft √© um jogo sensacional, te permite criar um mundo com N possibilidade (ainda mais se focar em redstone, vai longe com as automa√ß√Ķes). :face_with_hand_over_mouth:

O meu vício noturno de alguns anos atrás! Gostava muito de jogar o modo multiplayer, é um máximo a sensação de jogar e ganhar, bom ver que tem jogador na comunidade. :partying_face:

12 curtidas