Dá pra Conta PJ ser também para pessoas Físicas?

Seria legal se a Nubank pudesse permitir que pessoas físicas abrissem uma Conta PJ, que não precisam ter CNPJ.

Bom dia @Calypso!
Qual seria a funcionalidade disso?

2 curtidas

Mas aí já tem a conta normal pra isso… Pq abrir conta PJ se não tem CNPJ?

4 curtidas

Para quê você quer uma Conta de Pessoa Jurídica se a pessoa Jurídica não existe? :thinking: Isso não é nem permitido pela legislação

4 curtidas

Eu acho que não pois a Conta pj é para o público que tem CNPJ aberto mei ME ou Simples etc.
E a Conta PF é para Qualquer pessoa maior de 18anos
Abraços
@Calypso

Ah tem pessoas que tem um negócio mas que ainda não é formalizada. Acho que não precisaria obter CNPJ pra conseguir uma Conta PJ. Somente com seu CPF poderia ter sua conta PJ.

E porquê não se formalizar ao invés de criar uma conta PJ sem CNPJ?

3 curtidas

Olha @Calypso, entendo o que você quer dizer, mas hoje, formalizar um negócio se tornou algo bastante fácil, vide o MEI, por exemplo. Além de importante, a formalização também é necessária para que você possa emitir nota fiscal e tudo mais.

5 curtidas

E contribuir para a Previdência, você fica resguardado caso fique doente ou grávida (caso das mulheres), afora a questão da aposentadoria. O MEI também oferece vantagens em financiamentos, como o caso de quem trabalha com transporte alternativo, que pode comprar automóveis zero com até 30% de desconto.

Sem falar que a contribuição do MEI é só 54 reais, mais acessível que isso impossível.

6 curtidas

Entendo @Alexandre_Niess. Mas eu falo assim: hoje me encontro desempregado. Aí dependo de benefícios do governo né como esse auxílio emergencial. Eu revendo cosméticos, mas revender produtos não é essas coisas de ganhar dinheiro, é meu trabalho de vendas mas quando consigo vender. Eu já pesquisei tudo sobre o Mei. Mas vamos dizer que eu queira fazer um bolsa família por exemplo. Então o medo de me formalizar é se posso perder o benefício do governo entende? Perder ou não ser aprovado. Quer queira quer não o programa do governo ajuda famílias carentes. Pensei que o bom do Mei seria continuar pagando o INSS; além de ter CNPJ e acredito outros direitos a ele. E pra mim ter uma Conta PJ no Nubank seria ótimo pra me separar o dinheiro do meu negócio entende? Mas pra isso precisaria ter CNPJ.

Certo, então vamos pontuar algumas coisas: você não é empreendedor, você é autônomo. Logo, você não precisa de uma conta PJ e, consequentemente, não precisa de CNPJ.

Sim, você vai perder o Bolsa Família se fizer o MEI, é um programa assistencialista para famílias de baixa renda. A única hipótese de não perder o Bolsa Família é se a renda per capita de todo o grupo familiar continuar abaixo de meio salário mínimo, mesmo com o faturamento do MEI.

Agora, se você quer apenas separar os valores, você pode utilizar a função Dinheiro Guardado para isso. Explico: coloque todo o seu dinheiro reservado na aba Dinheiro Guardado e retire somente na medida que for utilizar. Afora isso, deixe a movimentação habitual separada para as transações comerciais. Ou então, você pode abrir uma conta de serviços gratuitos em qualquer banco e escolher qual delas vai ficar com seus valores pessoais e qual vai ficar com as movimentações comerciais.

Agora criar uma Conta PJ sem CNPJ é algo inconcebível porque é questão de legislação, não tem como o Banco Central abrir uma brecha dessas, ia bagunçar todos os sistema financeiro/tributário.

8 curtidas