Dívida caducada de outros bancos

Olá minha dívida caducou de outros bancos (Nubank nao) posso usar minha conta normalmente da Nubank agora que meu nome caducou. Tipo guardar dinheiro na conta fazer transferência não tem mais perigo de ter bloqueio judicial e rançar o dinheiro que está lá ?

4 curtidas

Olá @Bianca_BarrosM, Boas vindas a Nucommunity. Olha, se sua conta Nubank, não foi cancelada e/ou não estiver bloqueada, você poderá usar normalmente.

16 curtidas

Em relação às dívidas de banco, como empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, a lei diz que o direito de cobrá-las prescreve em cinco anos, quando perdem o direito de cobrá-las judicialmente.

O prazo de 5 anos para serem cobradas na Justiça é contado a partir da data de vencimento, Após esse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais reivindicar essa pendência.

No entanto, caso haja uma cobrança dentro desse tempo determinado, o prazo máximo de 5 anos deixa de existir e passa a valer o período de tramitação do processo judicial como parâmetro para a prescrição.

Lembrando que o Banco Central só envia uma notificação para as instituições financeiras nas quais o devedor possui saldo após determinação de um juiz.

13 curtidas

O certo é honrar os compromissos estabelecidos ou abdicar de usar serviços bancários. De certo os bancos cobram juros muito altos no Brasil, mas o cliente é ciente disso ao assinar qualquer contrato.

5 curtidas

Após prescrever a dívida, o banco não pode cobrar judicialmente (e consequentemente não pode tirar dinheiro de você de outras contas correntes) e precisa retirar seu nome de empresas de cobrança, como Serasa. Mas a dívida não deixa de existir. O banco pode continuar cobrando de você administrativamente, os juros continuam a contar e seu histórico com a instituição continua sendo ruim e não vai desaparecer, impedindo você de ter relação com a instituição. Seu histórico com eles vai ficar eternamente manchado.

A melhor coisa a se fazer abrir uma conta no Serasa e ver se tem algum acordo vigente, pois as vezes tem descontos de 90% e seu histórico volta a ficar em dia com a instituição:
https://www.serasa.com.br

6 curtidas

Bem observado @Edson_Bezerra mesmo que a dívida prescreva e a instituição não tenha mais o direiro de cobrá-la judicialmente, ela ainda pode ser cobrada extrajudicialmente. O melhor é negociar e quitar a dívida.

8 curtidas

Isso mesmo @CMg . Inclusive a dívida pode constar no Registrato do Banco Central e dificultar a oferta de produtos e serviços bancários para o devedor.

5 curtidas

mas você tem 6 meses antes da dívida ir para o Banco Central, correto? se vc tomar um empréstimo e nao quiser pagar mensalmente. Depois de 6 meses, você consegue pagar isso sem ir pra via judicial, ou estou enganado?

3 curtidas

Ola @Bianca_BarrosM seja bem vinda a comunidade.

Se tiver algum processo Judicial, e por meio de um ação (no caso teimosinha) Pode sim ter o seu dinheiro bloqueado em qualquer instituição. Mas se não tiver nenhum processo judicial ou mandato de confisco de bens você poderá usar sua conta normalmente.

4 curtidas