Dúvida com o desconto de IOF no Novos depósito

Depositei 5000 mil na minha conta “GUARDA DINHEIRO” DEIXEI PASSAR OS 30 DIAS PARA NAO COBRAR IOF no mês seguinte depositei mais 2000 só que após depositar os 2000 mil precisei tirar 500 reais com isso será cobrado IOF sim ou não Minha dúvida é por que eu tinha 5000 que passou dos 30 dias aí não sei se vai afetar o desconto de IOF no depósito recente que fiz se eu fizer o resgate dos 500 reais mesmo tendo um valor antigo que já passou dos 30 dias

3 curtidas

Olá @Wilklis_Michael! Seja bem vindo à NuCommunity! :slightly_smiling_face:

O IOF quando cobrado, corresponde a uma porcentagem do rendimento, que varia de acordo com o número de dias que o saldo ficou depositado na conta, quando ocorre o saque dos valores depositados.

Quanto maior o número de dias que o dinheiro ficou guardado, menor será a porcentagem do rendimento que incidirá o IOF.

Depois de 30 dias que o dinheiro ficou guardado, o IOF não é cobrado sobre os rendimentos, somente o Imposto de Renda. E a regra para retiradas dos depósitos na conta do Nubank, quando você usa para pagar contas, fazer transferências, uso no débito etc, segue a ordem dos depósitos mais antigos para os mais recentes.

Espero ter te ajudado! :pray:t3:

Se quiser dar mais uma olhadinha sobre isso, tem um conteúdo bem explicativo no Blog do Nubank. Vou deixar abaixo:

21 curtidas

Os depósitos são separados por datas justamente para efeito de cálculo de imposto.
Se vc deixou 5000 mil por 30 dias, qualquer valor dentro desses 5000 mil não sofrerá taxação de IOF.

8 curtidas

Mais como que eu faço pra resgatar algum dinheiro dentro desses 5000 depositado anterior e não do último depósito pra não ter IOF descontado porque mesmo eu tenho os 5000 que já venceu os 30 dias eu fiz outro depósito de 2000 e precisava resgatar 500 mais que seria do depósito anterior e não do depósito atual para não ter desconto de IOF no ultmo deposito

1 curtida

Se não houve nenhuma mudança recente, os resgates ocorrem sempre sobre os aportes mais antigos. Mas não dá pra confiar, já que o Nubank nunca avisa sobre esse tipo de mudança.

9 curtidas

Neste caso, para confirmar qual a regra vigente, vale consultar a seção de ajuda no app. Ali na ajuda tem um tópico que visa justamente esclarecer esse ponto:

Qual o critério para escolher de qual depósito da conta será retirado meu dinheiro quando faço um pagamento ou transferência?

Utilizamos um critério para saída de valores seguindo a ordem dos depósitos mais antigos para os mais recentes. O depósito feito há mais tempo será a fonte para a retirada.
Para isso, consideramos:

  • Qualquer movimentação para fora da conta (Transferências, pagamentos ou saques);
  • O percentual do imposto;
  • O valor correspondente deste imposto descontado.
11 curtidas

De fato, @FernandoLacerda!
Mas não me parece razoável ter que consultar a ajuda toda vez que for realizar uma transferência, resgate ou pagamento.

1 curtida

Sim, não poderia concordar mais com isso. É o tipo de política que deveria ser exposta em local de fácil acesso, e qualquer alteração amplamente divulgada aos clientes.

1 curtida

iof nao pega nada do seu bolso,mas pega uma porcentagem do rendimento que receberia no 31° dia guardado,somente do rendimento caso retire antes de 30 dias.

1 curtida