Recebi um reembolso da empresa e notei que o Nubank fez uma reversão de crédito de confiança. Isso significa que não será cobrado na próxima fatura?
O crédito de confiança é concedido, por liberalidade do Nubank, quando existe uma compra em contestação. Isto é feito para que, durante o processo de contestação, o cliente não precise arcar com as despesas relacionadas àquela compra que ele, muito provavelmente, não fez.
A reversão do crédito de confiança significa a devolução deste crédito ao Nubank. Ela costuma ocorrer ao final de um processo de contestação, independente do resultado. Se a contestação é favorável ao cliente, ele recebe o estorno da loja onde a compra foi efetuada, e se a contestação é favorável à loja, o cliente precisa arcar com a despesa da compra.
Se você afirma que recebeu o reembolso, estou entendendo que a decisão foi favorável ao seu caso. O crédito de confiança foi devolvido ao Nubank, mas o reembolso recebido poderá ser usado para arcar com as despesas da compra cancelada. Se foi uma compra parcelada e o reembolso foi no valor integral da compra, lembre-se de que ainda poderá haver parcelas futuras nas próximas faturas, que deverão ser pagas normalmente caso o reembolso recebido tenha sido consumido com outras compras.
Nem sempre é reembolso. No meu caso o valor está sendo cobrado novamente depois de 05 meses que havia contestado. A cobrança seguiu normalmente e foi quitada. Após cinco meses a Nubank lançou novamente o debito na fatura e alega que a responsabilidade é do estabelecimento que eu como cliente que deveria resolver com a loja. Sendo que o banco recebeu a quantia exata no inicio do ano e agora está declinando da responsabilidade por não ter repassado o valor ao estabelecimento. Um transtorno enorme, pois o valor obstruiu o limite do cartão e será necessário o deslocamento até a loja.
Fiz 3 compras no mesmo valor na clickbus, 3 passagens porém uma dessas compras foi duplicada, tentando resolver a situação cancelei uma delas e recebi o estorno da compra normalmente no entanto já tinha entrado em contato com a Nubank sobre isso e tinha recebido um “credito de confiança” no valor correto mas quando fui olhar a fatura percebi que houve uma reversão do credito de confiança da clickbus mas era no valor do meu reembolso.
respondido
Se a empresa estornou o seu dinheiro, logicamente que o Nubank reverteu o crédito de confiança, pois o problema foi solucionado pela própria empresa. Do contrário, você receberia duas vezes o valor de uma só passagem errada.
O crédito de confiança pertence ao Nubank, ele apenas concedido a vocês enquanto o problema é solucionado com o estabelecimento. Caso a solução seja favorável a você, ele passa a ser definitivo.
Falo isso porque foi assim que aconteceu comigo. No final do prazo do meu caso, o Nubank não cobrou o crédito de confiança de volta, relançando a compra, para depois lançar o dinheiro da contestação de novo. Ele somente ficou com o dinheiro da compra em contestação.