Dúvida sobre o rendimento das caixinhas

Me surgiu essa dúvida agora. Digamos que eu tenha 20 mil reais e eu dívida esse dinheiro da seguinte forma: 10 mil na caixinha de reserva de emergência, 8 mil numa caixinha para comprar uma moto e 2 mil numa caixinha para uma viagem, todas com o rendimento padrão de 100% do CDI. Nesse caso hipotético, os meus rendimentos seriam individuais por caixinha (no caso, 100% do CDI em cima dos 10 mil, 8 mil e 2 mil respectivamente) ou em cima do total. (20’ mil)? Porque se for o primeiro caso, não seria melhor deixar todo o dinheiro em uma só caixinha que renderia mais mensalmente?

3 curtidas

Olá, @Kanskje, tudo bem?

Esta é uma ótima pergunta! Afinal, queremos ter a melhor rentabilidade possível em nossos investimentos, não é mesmo?

De forma direta, não faz diferença deixar o montante em uma única caixinha ou dividir em várias, se todas forem do mesmo tipo, como a caixinha RDB Resgate Diário, que rende 100% do CDI.

Agora vamos aos exemplos que você deu, levando em conta que hoje o CDI está rendendo 13,65% ao ano, de acordo com o site da B3.

EXEMPLO 1: Supondo que a taxa atual de 13,65% a.a. permanecesse inalterada, em um ano, o montante de R$ 20 mil em uma única caixinha do Nubank a 100% do CDI renderia R$ 2.730,00. Ou seja, ao final desse período, você resgataria R$ 22.730,00.

EXEMPLO 2: Caso fosse feito o fracionamento desse valor em três caixinhas com R$ 10 mil, R$ 8 mil e R$ 2 mil, ao final do mesmo período de um ano, com 100% do CDI, os rendimentos ficariam assim:

Caixinha com R$ 10 mil: R$ 1.365,00 de rendimento.
Caixinha com R$ 8 mil: R$ 1.092,00 de rendimento.
Caixinha com R$ 2 mil: R$ 273,00 de rendimento.

Observe que a soma dos rendimentos das caixinhas totaliza R$ 2.730,00. Resgatando o saldo das três caixinhas você teria o total de R$ 22.730,00, o mesmo valor que deixando tudo numa única caixinha.

12 curtidas

Cada objetivo que determina na caixinha é para seu próprio controle financeiro.:white_check_mark:

Mesmo separando que é bastante interessante.

Renderia 100% do CDI.

Observação : em breve não continuará a selic em 13,25%. O que muda o rendimento.

:bar_chart:

3 curtidas

Resumindo: “Da na mesma” kkk
Ótima explicação.

5 curtidas

13,25?

1 curtida

13,75