Dúvidas: Criptomoedas adquiridas no Nu e IR

Olá pessoal!

Tudo bom?

Sei que desde o ano passado já era possível negociar criptomoedas pelo Nubank (área cripto). Alguém aqui teve a experiência de ter comprado e, em 31/12/22, estar com a quantidade mínima obrigatória para declaração (conforme as regras da Receita Federal, a partir de R$ 5.000,00)?

Se sim, o relatório do Nubank para o IR veio com as informações do preço médio de aquisição (considerando as taxas)?

Estou interessado na opção de adquirir criptos pelo Nu, especialmente agora que essa forma de investimento devolve NuCoins, porém tenho receio de que isso não venha calculado no relatório que eles mandam todo começo de ano.

Analisando na área cripto do App, vejo que existe uma aba de transações (compras e vendas), contudo as taxas pagas não estão discriminadas, dificultando o cálculo do preço médio correto. O mercado bitcoin, a título de comparação, já monta um relatório de IR com preço médio, tudo certinho.

1 curtida

Olá @bluewizard procurei essas informações mas não encontrei.

O ideal seria entrar em contato com o Nubank caso ninguem aqui da comunidade saiba explicar como funcionaria neste caso.

E-mail

Tem alguma dúvida? Podemos te ajudar pelo nosso canal de email.

meajuda@nubank.com.br

Telefone

Se quiser falar com a gente no telefone, é só ligar para:
4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 591 2117 (demais localidades).

Chat

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat.

Basta abrir o chat no app.

5 curtidas

Oi Pedro, obrigado pela ajuda.

Fiz um teste agora à noite adquirindo um pouco de BTC.

No histórico da compra (ao ampliar os detalhes), foi possível visualizar o total adquirido e a taxa cobrada: isso está perfeito para efetuar os cálculos para a Receita Federal.

Contudo, para o NCN (NuCoin) que comprei há pouco tempo, essas informações não aparecem no detalhamento. Para essas transações só consta o “Valor aplicado” e o “Total da transação” na discriminação de valores :cry:

Então parece que é um problema específico nas transações com NuCoin.

2 curtidas

Você consegue verificar todos os dados das transações da Nucoin.

Na Página onde informa SALDO TOTAL EM CRIPTOMOEDAS , abaixo apare o ícone de rendimento, mais abaixo as opções de comprar e vender.

Logo após tem minha carteira com o ícone roxo da Nu, e por último em negrito MINHAS TRANSAÇÕES.

Na tela só aparece as últimas 3 transações, porém você pode acessar todas as transações CLICANDO NA SETINHA DO LADO DIREITO.

Aparecerão três opções:
TODAS
COMPRAS
VENDAS

CLICAR na transação desejada, então abrirá a transação com todos os dados como taxa, número de Nucoins, valor recebido e valor total de venda.

Espero ter ajudado.

Oi Paula, eu já conhecia essa listagem de transações. Ocorre que, para as compras de NuCoin, o detalhamento não discrimina a taxa. Veja:

Já para BTC, aparece normalmente.

1 curtida

Entendi @bluewizard .

Eu não tinha me atentado na discriminação da compra.

Eu mesmo fiz uma tabela no Excel, dividindo o valor da compra descontada a taxa, ou seja o valor líquido que entrou, dividido pela quantidade de Nucoins recebidos.

Pera aí.
Acabei de ver lá.

Abaixo uma ordem de compra:

Verificar COTAÇÃO NO ATO DA COMPRA :

1 NCN = 0,09

MAS SE QUISER SABER OS DECIMAIS, SÓ NO EXCEL.

2 curtidas

Eita! No seu aparece o “Taxa”. Será que é a versão do aplicativo?

No meu, além de não aparecer o “Taxa”, o valor aplicado é sempre igual ao total da transação (senão por simples subtração daria pra obter o valor desejado).

Agora disso eu não entendo. Qualquer coisa procure o suporte.

1 curtida

Vai ser o jeito, rs.

1 curtida

Provavelmente o Nubank vai fornecer um informe, não?