Dúvidas rendimentos sobro RDB (Resgate Diário)

Pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida sobre como calcular o rendimento do RDB (Recibo de Depósito Bancário) que rende 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Vamos supor que eu tenha 10.000 reais investidos.

Se o CDI está com uma taxa de 12,32% ao ano, eu acho que o rendimento esperado seria de 1.232 reais em 12 meses (aproximadamente 0,97% ao mês). Está correto esse cálculo?

Mas e se eu quisesse retirar o rendimento todo mês? Isso mudaria o valor total esperado?

Por exemplo, 1.232 / 12 = 102,66 reais por mês. Eu conseguiria retirar esse valor mensalmente, deixando apenas os 10.000 reais investidos?

Obrigado!

2 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
O raciocínio está correto, porém o cálculo requer mais precisão, pois o rendimento é com base num índice futuro (CDI) e Sobre o rendimento incidem impostos (IR e IOF - se o resgate ocorrer antes de 30 dias)

8 curtidas

Aprenda mais:

7 dúvidas mais comuns sobre o RDB do Nubank - Fala, Nubank

RDB Nubank: tudo sobre o RDB na conta do Nubank - Fala, Nubank

2 curtidas

Conseguir, consegue. Mas não recomendo fazer isso! Tem a questão do imposto, como pontuou o @LuizGSF e você vai pagar muito imposto e vai perder rentabilidade. Se vc quer receber um valor mensal, sugiro uma carteira de, no máximo 5 ativos (olhando para o valor de 10.000) com FII, FI-AGRO e FI-INFRA que pague dividendos mensais.

4 curtidas

O CDI é variável e atualmente corresponde a 10,40% ao ano, que é equivalente a 0,8279% ao mês. Na teoria você poderia resgatar somente o rendimento, mas na prática o resgate ocorre proporcionalmente sobre o montante. Ao resgatar o valor correspondente ao rendimento todo mês, você acaba anulando o efeidto dos juros compostos e o capital, apesar de preservado nominalmente, acaba sofrendo desvalorização devido à inflação.

7 curtidas

Não. Esqueceu dos juros compostos envolvidos no rendimento mensal
Te explicar hipoteticamente:

  • Se há um juros mensal de 10% ao mês
    Você tem inicialmente 150. Ao final do 1 mês, ao final do 1 mês, você obteve +15 reais
    Agora tem 165. No final do 02 mês, você obteve +16,5 reais.
    Agora tem 182,5
  • Se fosse considerar o valor de que ao ano é 12x o valor do mês, seria 120%, mas vai ver que o valor não bate, visto que os juros também rendem. O mesmo se aplica quando você coloca de juros anual para mensal, o valor inicialmente é “menor”, mas ao final do período, ele tende a subir mais e bate com o esperado ao mês.

Obs.: há também o IR sobre o rendimento

1 curtida

Em juros compostos 10% ao mês não é 120% ao ano. O correto seria 213,84%

2 curtidas

Acredito que isso foi afirmado quando foi falado

1 curtida