Dúvidas sobre a tecnologia Contactless

Desde que a função Contactless foi liberada pelo Nubank, muitos clientes tem entrado em contato via Chat para esclarecer dúvidas relacionada a segurança do Contactless.

Foi feito um vídeo de um cliente Nubank, onde ele usa dois métodos para vê se a função NFC é realmente segura para os clientes; na primeira parte, ele colocou o Roxinho dentro da carteira, fechou-a e simplesmente passou a maquininha NFC por cima da carteira, e a cobrança foi feita. Na segunda tentativa, ele colocou a carteira fechada com o Roxinho dentro do bolso de um amigo e passou a máquina próximo, e a compra foi feita novamente.

O Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=DpIKXw4hMuc&t=211s

No vídeo acabou sendo “mostrado” que a tecnologia Contactless não é efetiva no que diz respeito a segurança, mais nada melhor do que falar diretamente com o próprio Nubank a respeito; Entrei em contato com uma Xpeer da Nu, chamada Fabiana S. e ela me falou um pouco mais sobre essa dúvida que tem deixado muitos clientes confusos sobre o uso de tal tecnologia.

Ela me informou que o Nubank tem meios confidenciais para garantir a segurança de todos os clientes que utilizam de tal tecnologia, e que ninguém será prejudicado com algo que veio pra revolucionar.

Ela me mandou o link da Xpeer Lola explicando em um vídeo como funciona o pagamento via Contactless, e disse que se observamos no vídeo, o cartão tem de está bem próximo na máquina a um espaço de pelo menos 0,5cm, ou seja o cartão praticamente encosta na máquina de cartões. O vídeo está logo abaixo:

O vídeo da Lola explicando o Contactless

https://www.youtube.com/watch?v=iTuvrJVEtjI

Por causa da boa proximidade que o Contacless necessita para ser pago na máquina, a Fabiana disse que se alguém mal intencionado tentar fazer cobranças indevida no seu cartão você perceberá tal pessoa e poderá tomar as medidas necessárias. Tirei prints que algumas partes da minha conversa pra que vocês vejam:


> E eu mesmo, vi que no app, o Nubank oferece a possibilidade de você bloquear seu cartão temporariamente para evitar o uso indevido de pessoas não-autorizadas.
*> *
> Se você for sair pra algum lugar que seja extremamente movimentado e que coisas como essa possam acontecer, é só você entrar pelo app e bloquear o seu Roxinho; dessa forma, você só desbloqueia quando for utilizar. Pois como a Lola disse no vídeo, se você bloqueia seu cartão pelo app, você também bloqueia o Contactless, e isso impedirá que pessoas tentem fazer cobranças indevidas no seu Roxinho!

Para melhorar ainda mais, pode ser que futuramente, o Nu possa deixar o cliente escolher se quer ou não o Contactless ou solicitar senha em todas as transações via NFC, não importando o valor a ser cobrado. :purple_heart::stuck_out_tongue_winking_eye:

5 curtidas

Seria bom pelo menos uma senha de 4 dígitos

2 curtidas

Sim, realmente, o ideal seria que, não importando o valor a ser comprado, a senha deveria ser pedida. Mas é só uma questão de tempo até o Nubank melhorar o serviço.

3 curtidas